2009-08-28

Tempo, e-mail, vej=velha-estúpida-justiça e anm=anarquiaNEOmarxista para uma njf=Neo-Justiça-Futura

O e-mail substituiu os correios tradicionais com redução dos custos económicos e ambientais mas com outro custo: rouba tempo a quem não está interessado. Por dia circulam actualmente 61 biliões de e-mails dos quais 90% é de spam. Quer dizer que em média para um e-mail com interesse são 9 da cancelar e muito tempo para separar spam do resto. Quer dizer que se rouba muito tempo ao divertimento individual, aos custos de produção das empresas e sobretudo às empresas públicas. A maior parte destes custos são pagos pelos contribuintes com mais impostos para menos serviços e pelos consumidores com mais custos por menos serviços.

A vej=velha-estúpida-justiça, com leis de 1800 e métodos do a Idade Media, tardou muito tempo a ver o que era evidente: um e-mail mandado em poucos minutos a milhões de pessoas pode causar danos astronómicos. Se contem vírus ou outros web-crimes os danos tornam-se incalculáveis. A vej=velha-estúpida-justiça não tinha leis não puniu os primeiros criminosos: vários daqueles que causaram danos astronómicos foram presos num dia e postos em liberdade no dia seguinte.

Imagino una njf=Neo-Justiça-Futura con uma nova filosofia e psicologia da eficiência creativa: anm=anarquiaNEOmarxista.

 A velha anarquia, com ausência de leis e hierarquias, estimulava a criatividade contra as velhas leis mas  sem leis nem hierarquias não produzia eficiência porque as energias iam para lutas por outras formas de poder e impor a justiça pessoal. Para aproveitar o melhor da velha anarquia e evitar o pior eu proponho uma Neo-anarquia: valor relativo das leis condicionado por melhores hierarquias.

O melhor do marxismo foi a teoria das infra-estruturas a condicionar as super-estruturas e que eu aproveito para a minha teoria do Neo-marxismo: onde se ganha mais e com mais vantagens económicas, psicológicas ou sociais chegam as pessoas mais inteligentes, criativas e eficientes.

Com o melhor da velha anarquia e do velho marxismo proponho a anarquiaNEOmarxista. Aplicada à velha justiça consistiria em juízes com melhores hierarquias superiores a velhas leis com mais criatividade, inteligência e bom senso de justiça para melhor utilidade social. Por outras palavras os melhores juízes ganhariam muito mais dos melhores advogados e estariam ao serviço de melhor justiça. Na velha justiça à italiana os melhores advogados ao serviço dos piores criminosos podiam ganhar mais de 20 vezes os melhores juízes. Daqui resultou a maior caricatura da velha justiça que conheci: 95% dos processos em prescrição e dos 5% de eficiência muitos a terminar em piores injustiças. Pior funciona a justiça mais ganham os grandes advogados com indiferença dos pequenos juízes. Onde não existe meritocracia e se ganha o mesmo cria-se a mediocracia.

Imagino uma njf=Neo-Justiça-Futura com melhores juízes que ganham na proporção da eficiência, honestidade e bom senso de justiça a fazer pagar os danos sociais a quem os causa.  Se os autores dos primeiros novos crimes de Internet estivessem a trabalhar para melhores juízes e danos sociais que causaram todo o mundo beneficiava da njf=Neo-Justiça-Futura.

Imaginemos uma justiça da ONU ou Neo-ONU a aplicar o princípio mais elementar de justiça: QUEM CAUSA UM DANO INJUSTO DEVE INDEMNIZAR AS VÍTIMAS E A SOCIEDADE. Muitas fortunas acumuladas com vigarices seriam sequestradas e muitos estariam a trabalhar para indemnizar as vítimas e a sociedade. Assim se financiava ONU, justiça e beneficência internacional com enormes benefícios para economizar tempo das pessoas mais honestas e produtivas.

Tempo, ONU e Neo-ONU

Abreviaturas, sinais e símbolos pessoais e universais

língua universal, Tempo, ONU, língua global ...

Tempo é vida, sangue, dinheiro, inteligência, criatividade, sexo e neo-capital do futuro global - Saturday, January 6th 2007 8:10 PM

Casta dos pequenos juizes, biologicamente inferiores em inteligência da "REPÚBLICA DAS BANANAS" e actualidade em Itália - Friday, November 10th 2006 2:02 PM

Spam e Neo-ONU: como a ONU podia ganhar para funcionar melhor, contribuir para um mundo melhor e alimentar os mortos de fome - Thursday, November 2nd 2006 8:44 PMBill Gates, acção social, beneficência, filantropia e solidariedade - Monday, November 12th 2007 9:36 PM

A08=prioridades individuais e globais para 2008: ONU, Neo-ONU, tempo, abreviaturas, linguas, globish, spam, Bill Gates - Sunday, December 9th 2007 12:53 PM

AVIdl=Associação de Vítimas de Injustiças, diário de luta - Thursday, November 29th 2007 10:46 PM

Bill Gates: de milionário a benfeitor - Monday, November 12th 2007 9:19 PM

Bill Gates, Indymedia, trabalho, copyright, copyleft e futuro global - Monday, November 12th 2007 8:55 PM

Bill Gates, o melhor capitalista do melhor capitalismo - Sunday, November 11th 2007 8:19 PM

Spam, publicidade, comércio e nova justiça para novos crimes - Thursday, February 16th 2006 9:35 PM

Tempo, linguagem universal, abreviaturas internacionais e standard - Wednesday, January 11th 2006 3:46 PM

Spam filantrópico e os crimes das boas intenções - Tuesday, January 10th 2006 11:09 AM

Tempo é vida, (til=time is life)

Tempo é vida, tempo é dinheiro, tempo é o valor dos valores, condicionante da inteligência, criatividade, afectividade, saúde e todas as capacidades humanas.

Tempo, como economizar tempo, metodologia, global - standard, pérolas de sabedoria, perder tempo, onde tenho...?

Em italiano:   

Tempo, Neo-capital, Neo-marxismo, Neo-cultura, Neo-TV, Neo-politica e Neo-giustizia       

Tempo, Neo-psicologia, Neo-filosofia, Neo-capital, Neo-marxismo, Neo-cultura, Neo-ONU, Neo-politica e Neo-giustizia
Tempo e futuro dell'informazione, politica, economia, cultura e giustizia
Virus, spam, social engineering, antivirus, firewall, gsf, Paolo Attivissimo, Bill Gates, ONU o Neo-ONU
Virus: intelligenze di Bill Gates e stupidaggine (o ottusità?) della giustizia
Web marketing, etica, tempo, standard, Web-ONU o Neo-Onu
Fantastico lavoro o truffe? Politica e giustizia della ONU, Neo-ONU, giustizia senza frontiere, gsf, Neo-giustizia e Neo-politica
HACKERS, VIRUS, SPAM, PRIGIONE E GIUSTIZIA O STUPIDITà?
Spam, virus, truffa, crime, etica globale e giustizia o stupidaggine?
Spam, virus, truffe, hackers … stupidaggine della giustizia tradizionale e intelligenza del FBI.
Gratis, truffe, bugie, ladri del tempo e danni on line
Giustizia, virus, spam: spiccioli d´ intelligenza americana, olandese, francese, dopo molta stupidaggine della giustizia tradizionale.
Neo-anarchia o anarchia del futuro: meritocrazia, efficienza, intelligenza, etica e Neo-Giustizia. Anarchia dal passato, (vat=vecchia anarchia tradizionale)

2009-08-04

Tev=Tempo é vida, (til=time is life), abreviaruras dos meus interesses para livro colectivo, ebook, pebook, web-sito, blog, enciclopédia, filme, teatro ou programa de TV

Tempo é vida, valor dos valores. Em cada momento somos o que herdámos dos nossos pais e desenvolvemos ou atrofiámos com o uso do nosso tempo. Mesmo a dormir o cérebro continua a trabalhar, a organizar o que aprendemos durante o tempo anterior e a preparar o uso do tempo futuro. Muitas vezes o tempo a dormir vale mais do que a trabalhar em stress, com grande fatiga, com as capacidades no limite das suas forças. Dormir mais ou menos é certamente diferente para o desenvolvimento das capacidades mas difícil saber qual é a medida melhor. Consta que personagens célebres dormiam pouco mas outras dormiam muito. Certamente as exigências são diferentes e sempre que o nosso tempo é occupado a trabalhar, divertir-se ou repouso há capacidades que se desenvolvem e outras que não podendo ser execitadas da mesma forma tendem a atrofiar-se. Uma crença muito divulgada e atribuída (falsamente?) a Einstein de que só desenvolvemos 10% das nossas potencialidades parece estar errada. O nosso cérebro utiliza todas as suas potencialidades em cada actividade mas pode desenvolver mais uma capacidade ou outra.

Economizar tempo para utilizá-lo melhor a desenvolver as capacidades mais importantes para a vida de cada um torna-se uma forma de melhorar a vida.

As novas tecnologias em contínua evolução necessitam de novas normas de comportamento, nava ética, deontologia, leis e governo global do que é global para melhor utilidade social da maioria. Roubar tempo pode pode causar un dano social pior de muitos crimes. Pode ser por ignorância, malvadez, interesse pessoal con dano social ou mesmo o resultado de boas intenções. A repetição de uma ideia que se considera importante pode ser para uns um meio de a interiorizar e par aoutros uma perda de tempo.

As novas tecnologias facilitam a criatividade e inteligência colectiva fundamentais para a evolução das formas de linguagem. Proponho abreviaturas para os meus temas preferidos em estudo ou para os quais gostaria de colaborção ou trabalho em grupo mesmo à distância para os desenvolver:

Tempo é vida, (til=time is life)

Tempo é vida, tempo é dinheiro, tempo é o valor dos valores, condicionante da inteligência, criatividade, afectividade, saúde e todas as capacidades humanas.

Tempo, como economizar tempo, metodologia, global - standard, pérolas de sabedoria, perder tempo, onde tenho...?

Eee5e=enciclopédia ética educativa evolutiva electrónica

AVI=Associação de vítimas de injustiças

Abreviaturas, sinais e símbolos pessoais e universais

língua universal, Tempo, ONU, língua global ...

Tempo, ONU e Neo-ONU

PPPP, FILOSOFIA, METODOLOGIA, STANDARD, ARTE, CRIATIVIDADE E NEO-ANARQUIA

Do dialecto galego à língua global, dos guetos à cultura global ou integração no meio
Língua e cultura global ou local?  
UNESCO, Bill Gates, diversidade, línguas e revolução cultural
Abreviaturas, sinais e símbolos pessoais e universais  

PPPP, FILOSOFIA, METODOLOGIA, STANDARD, ARTE, CRIATIVIDADE E NEO-ANARQUIA

Do dialecto galego à língua global, dos guetos à cultura global ou integração no meio
Língua e cultura global ou local?  
UNESCO, Bill Gates, diversidade, línguas e revolução cultural
Abreviaturas, sinais e símbolos pessoais e universais
Em italiano:         

Tempo, Neo-psicologia, Neo-filosofia, Neo-capital, Neo-marxismo, Neo-cultura, Neo-ONU, Neo-politica e Neo-giustizia
Tempo e futuro dell'informazione, politica, economia, cultura e giustizia
Virus, spam, social engineering, antivirus, firewall, gsf, Paolo Attivissimo, Bill Gates, ONU o Neo-ONU
Virus: intelligenze di Bill Gates e stupidaggine (o ottusità?) della giustizia
Web marketing, etica, tempo, standard, Web-ONU o Neo-Onu
Fantastico lavoro o truffe? Politica e giustizia della ONU, Neo-ONU, giustizia senza frontiere, gsf, Neo-giustizia e Neo-politica
HACKERS, VIRUS, SPAM, PRIGIONE E GIUSTIZIA O STUPIDITà?
Spam, virus, truffa, crime, etica globale e giustizia o stupidaggine?
Spam, virus, truffe, hackers … stupidaggine della giustizia tradizionale e intelligenza del FBI.
Gratis, truffe, bugie, ladri del tempo e danni on line
Giustizia, virus, spam: spiccioli d´ intelligenza americana, olandese, francese, dopo molta stupidaggine della giustizia tradizionale.
Neo-anarchia o anarchia del futuro: meritocrazia, efficienza, intelligenza, etica e Neo-Giustizia. Anarchia dal passato, (vat=vecchia anarchia tradizionale)

Eee5e=enciclopedia dei 5 eeeee per enciclopedia etica educativa evolutiva elettronica  
Tempo, Neo-capital, Neo-marxismo, Neo-cultura, Neo-TV, Neo-politica e Neo-giustizia

2009-08-03

TERRORISMO, JUSTIÇA, JORNALISMO, POLÍTICA E CULTURA ITALIANA

As comemorações do terrorismo de Bolonha, (80 mortos e mais de 200 feridos),  foram cheias de polémicas. Muitas vezes os terroristas da direita ou esquerda foram considerados heróis de uma parte e criminosos de outra.

Num jornal, (La Stampa, 02.09.2000), vinha a foto do ex- ministro da Justiça de Itália, Deliberto, (também chamado "ministro da terrorista" pelo seu empenho na transferência da terrorista Silvia Baraldini de uma prisão americana para uma italiana), com a sua resposta à pergunta de um jornalista sobre as qualidades do novo candidato a Presidente: "o novo candidato deve ter as qualidades para derrotar Berlusconi". Parece que a política se transformou numa guerra de poderes e os mais aguerridos são mais importantes do que os mais competentes. Parece que os políticos se interessam mais por derrotar os adversários do que pelo bem do país. Numa Itália de cultura muito mafiosa e criminal, um ministro de Justiça que pareceu mais preocupado com a transferência de uma terrorista de uma prisão americana para uma italiana do que com a luta ao terrorismo, continua a ser tomado em grande consideração e a ter fotos nos jornais por dizer banalidades deste género. Baraldini, a terrorista transformada em heroína anti-americana, anti-capitalismo, pró-comunista, quis ser utilizada como meio de dar votos à esquerda. Mas Berlusconi mostrou que tem muito mais bom senso de eficiência do que certos políticos. A "santa terrorista", (Baraldini), que devia ser uma vitória da esquerda acabou por ser em parte o seu caixão: muita gente está farta destes políticos que em vez de combaterem a criminalidade, mafia e terrorismo gastam o seu tempo e fortunas dos contribuintes com estas fantochadas enquanto milhões de queixas são arquivadas e grandes criminosos saem das prisões sem julgamento.

No dia 02-09-2000 os telejornais italianos começaram a bombardear: "faltam 12 dias para o italo-americano condenado à morte nos USA … declara-se inocente e vítima de um complot … desapareceu dos arquivos do tribunal o material que poderia provar a sua inocência  … as provas foram encontradas mas …" Os meios de informação italianos fazem crer que muito provavelmente está inocente. Um condenado à morte nos USA que eventualmente será executado dentro de 12 dias ocupa muito mais os órgãos de informação do que os que morrem todos os dias em Itália: mais um ourives foi encontrado morto vítima de ladrões mas quase não dá notícia porque é mais um de tantos que são vítimas da grande e pequena criminalidade.

No dia 5 continuaram a aparecer em vários telejornais as imagens do italo-americano condenado à morte nos USA com acusa de ter matado a namorada e que segundo os meios de informação em Itália parece estar inocente. O "sindaco", (Presidente da Câmara) de Palermo Leoluca Orlando ofereceu-lhe a honra de cidadão honorário da cidade. Não seria melhor ocupar-se de salvar a vida das inocentes vítimas da mafia? Mas numa cultura mafiosa lutar contra a mafia è perigoso, tira votos e popularidade ao passo que levantar a bandeira contra a pena de morte é popular e dá direito a entrevistas na televisão, nome nos jornais e a bênção do poder do crime.

Alguém ofereceu 50.000 dólares a quem encontrasse provas da sua inocência. Porque será que ninguém se lembra de oferecer essa soma a quem contribuir para meter na prisão os responsáveis por dezenas ou centenas de mortes de inocentes? Imaginemos que as leis de expropriação dos bens dos grandes criminosos se cumpriam realmente. Imaginemos que se davam ao menos dez por cento aos colaboradores com a Justiça que ajudassem a prender os grandes criminosos. Imaginemos que aos grandes criminosos se dizia logo no momento da prisão: "Podes jurar dizer a verdade. Se o fizeres e disseres só a verdade não poderás ser condenado à prisão perpétua. Se não jurares dizer a verdade, se não colaborares, se disseres mentiras serás condenado à pior das prisões para toda a vida e poderás mesmo ser condenado à morte". Quantas dezenas, centenas ou milhares de inocentes se salvariam com a morte de uns poucos criminosos inconvertíveis?  

 

O "Corriere Della Sera", ( 2000-09-05), publicou num título que faltam 9 dias para a execução do famoso italo-americano Rocco. Mais referências às provas perdidas e encontradas e aos que não interrompem as férias para fazerem análises que o possam salvar. Não encontrei a notícia do ourives encontrado morto num banho de sangue ou do assassino condenado à prisão perpétua que nas saídas prémio depois de 23 anos de prisão matava prostitutas. Não salvarão mais vidas de inocentes os americanos com a sua pena de morte do que os italianos com o seu paraíso para os criminosos?

Parecem-me duas loucuras: a americana que condena à morte um indivíduo acusado de um crime que parece não ter cometido sem investigar realmente todas as possibilidades de descobrir a verdade: a europeia que se empenha mais  em salvar alguns poucos condenados à morte nos USA do que a salvar milhares de vítimas inocentes da criminalidade. Os meios de informação e os políticos parecem-me cair no ridículo:  A morte de um condenado nos USA faz mais notícia de que milhares de vítimas das máfia que talvez se evitassem com a condenação à morte de alguns poucos criminosos; os políticos, não sei se por princípios morais ou por caça ao voto, parecem mais empenhados com a salvação de um condenado do que com a salvação de milhares de inocentes e a transformação da actividade criminal e anti-social em actividade produtiva e ao serviço do bem estar geral. O Presidente Italiano Amato encontra-se nos USA e dos meios de informação parece que o seu principal objectivo é salvar Rocco da pena de morte. Vários deputados da esquerda e direita deslocaram-se aos USA  para salvarem Rocco. À custa de quem? Os familiares das vítimas da criminalidade ficarão contentes de pagarem impostos para os seus políticos irem à América salvar condenados?

Processo público a um grande advogado ou à estupidez ...

AVI=Associação de vítimas de injustiças

Carta aberta a um juiz, processo público a um grande advogado, ou à velha estúpida injustiça e criatividade colectiva para uma Neo-justiça do futuro

(Encontram-se na Internet 21.500 páginas em Italiano para giustizia, "Neo-machiavelli", ("Neo-Machiavelli" é o meu pseudónimo ou nickname mais utilizato em italiano).  Alguns  links de http://xoomer.alice.it/jiimm/  só funcionam substituindo http://members.xoom.it/jiimm/ por http://xoomer.alice.it/jiimm/  

PENA DE MORTE, JUSTIÇA, POLÍTICA, CULTURA OU ESTUPIDEZ A ALTO NÍVEL? (s6m, eee5e, pdm)

Seguindo de Itália o monumental interesse na opinião pública e nos políticos no ano 2.000 por um italo-americamo condenado à morte nos USA acusado de ter assassinado a namorada penso que ou há muita desinformação ou estupidez a alto nível tanto nos USA como na Europa por diferentes razões:

1-    Segundo a imprensa italiana a Justiça americana condena à morte muitos inocentes que não têm meios para bons advogados que os defendam. Rocco diz-se inocente, diz que pode apresentar provas, mas a Justiça americana parece que tentou fazer desaparecer provas e recusa-se a analisar outras provas da sua inocência e a investigar outras pistas.

2-    Alguns políticos Europeus parecem mais empenhados em salvar um condenado à morte nos USA do que muitos inocentes que morrem todos os dias na Europa vítimas das mafias e da criminalidade. Não tenho a mínima dúvida que a má Justiça da Europa è responsável por muito mais vítimas inocentes da criminalidade do que a pena de morte nos USA. Os políticos que tanto se empenham contra a pena de morte talvez salvassem mais vidas inocentes se fizessem contra a criminalidade o que fazem para salvar assassinos. Será porque a criminalidade dá rios de dinheiro para comprar "cultura", corromper meios de informação, manobrar opinião pública, influenciar políticos a empenharem-se mais com um condenado longínquo do que com muitos dentro das suas fronteiras?

3- Segundo certos dados divulgados on line e publicados em muitos órgãos de informação, com o que se faz para manter em segurança um único perigoso  assassino podiam salvar-se mais de 1.000 inocentes, crianças a morrer de fome que podiam ser salvas com menos de um euro por dia ou ser adoptadas. Como se explica este fascínio e esta prioridade italiana por salvar assassinos? Cultura, civilidade ou civilidade mafiosa?