2011-12-23

Boas Festas com um presente do diabo: Tempo é vida, TIL=TIME IS LIFE?


Tentei colocar no meu primeiro livro digital, (ebook em italiano, com parte do título em inglês:  TIL=TIME IS LIFE), as minhas melhores ideias para aquele momento em Itália. Sei que o que eu considero importante pode não ser importante para todos. Qualquer leitor daquele livro pode encontrar partes positivas com interesse para a sua vida e outras negativas ou perda de tempo. Imagino que a predominância do negativo pode aumentar com o passar dos anos, (distância temporal) e interesse por Itália, (distância local). Mas também pode aumentar o interesse histórico e a curiosidade por uma cultura diferente. Não tenho a mínima dúvida que a principal mensagem do livro é importante para todos: o valor do uso do nosso tempo a condicionar a saúde, felicidade, anos de vida e sua utilidade para nosso bem e da sociedade
Parte do nome em inglês tem uma finalidade: completar ou contrastar o slogan muito conhecido no apogeu da sociedade de consumo: “Time is Money”, tempo é dinheiro. O tempo tem sempre um valor que muitas vezes se pode calcular aproximadamente em euros, dólares ou qualquer moeda mas tem sempre um outro valor incalculável para a vida de cada um, para o futuro do Planeta e de todos os seus habitantes. As minhas ideias sobre o tempo podem ajudar alguns a viver mais e melhor ou ser consideradas por outros como uma perda de tempo. Para maiores benefícios dos que são ajudados com a leitura de um livro e menos danos dos que o possam considerar uma perda de tempo, pensei numa versão colectiva, com colaboradores que ajudam a eliminar o inútil ou prejudicial, dar relevo ao melhor e completar com outras ideias. Comecei por oferecê-lo aos antigos alunos do seminário e alguns companheiros do curso de jornalismo. Hoje ofereço-o como meu presente de Natal a todos os leitores deste blog que o pedirem para o e-mail: piresportugal  @   hotmail.com. Basta colocarem no assunto: TIL  ou TIME IS LIFE ou TEMPO É VIDA.
Para alguns a oferta de um livro em preparação pode ser considerada como um presente do diabo, uma perda de tempo. Muitos preferirão pagar por um livro pronto do que perder tempo a ler um livro em preparação. Outros podem considerar um interessante exercício de criatividade e inteligência participar à evolução de um livro. Se alguém quiser colaborar a uma versão colectiva pode mandar-me a sua proposta.  

2011-12-18

Memória prodigiosa patológica do caso S., Salomon Scherschewsky, Alexander Romanovič Lurija, inteligência e criatividade


Salomon Scherschewsky, (ou Scherschewskij?), era un jornalista com uma memória prodigiosa. Não precisava de apontamentos para reproduzir integralmente entrevistas ou memorizar números, datas e outros dados mesmo depois de 15 anos. Mas a sua memória prodigiosa resultou patológica, tinha dificuldade em entender conceitos abstractos ou linguagem figurada e se não podia visualizar algo ficava perplexo. Ficou conhecido como caso S. Foi estudado do psicólogo russo Alexander R. Lurija.
Desistiu da carreira de jornalismo, tornou-se um profissional de espectáculos de memória. Apesar do sucesso não teve grande satisfação como artista e terminou em anónimo taxista a Moscovo até à morte provável em 1958.
O cérebro humano será como um PC que quando está sobrecarregado pode funcionar mais lentamente, mal ou mesmo perder as capacidades elementares?
O tempo e energias mentais para uma memória prodigiosa podem faltar para a inteligência prática quotidiana, criatividade e resolução dos problemas?

2011-12-17

Wibiya, tempo, ética, publicidade, marketing e Neo-Wibiya


Iniciei o dia com intenção de escrever mais algumas páginas dos inúmeros eBooks que pairam nos meus objectivos. Creio que muitas das minhas ideias mais revolucionárias e mais inteligentes do ponto de vista de ética social estão já em dois ebooks desconhecidos. Creio que se fossem conhecidos e famosos eu não poderia entrar em Itália perseguido de 2 categorias de intocáveis: poucos “pequenos” magistrados e grandes mafiosos. Os mais ”pequenos” magistrados, pequenos em inteligência, ética, deontologia, moral e bom senso de justiça, são os últimos a saber que um inocente é inocente e um “presunto” boss mafioso da pior banda criminal da História italiana é um vero mafioso. Sobre Berlusconi Ruby encontrei com Google 10.000 mais resultados do que da pior vergonha da justiça, política e opinião pública italiana. Nos meus dois ebooks em italiano apresento as minhas razões de psicologia e filosofia do tempo para a vida quotidiana, para a felicidade individual e colectiva. Foram publicados quando Itália era mais conhecida no mundo por Rubygate do que pelo seu pior, (máfia e ineficiência da justiça), ou melhor, (melhor política contra a máfia e criminalidade depois de Mussolini).
As minhas intenções de escrever uma nova versão em português do melhor dos meus eBooks em italiano foram desviadas por uma mensagem que apareceu no meu PC appenas me liguei a Internet: Aumentar visitas, … fornecer aos usuários uma experiência mais interativa do seu site … promover o seu conteúdo…
Se um meu eBook e o meu site em italiano for visitado de “pequenos” magistrados corro o risco de passar o resto da minha vida a defender-me da difamação dos magistrados. Se for visto de mafiosos a minha vida corre perigo em qualquer parte do mundo. Se Wibiya me torna conhecido dos “pequenos” magistrados ou grandes mafioso pode ser um desastre para o meu futuro. Se Wibiya contribui a fazer chegar aos melhores magistrados, políticos, jornalistas, escritores, autores, artistas da melhor cultura, informação e voluntariado as minhas melhores ideias pode ser um contributo para um mundo melhor.
A minha primeira impressão sobre Wibiya foi muito negativa por encontrar na maioria dos patrocinadores piores ladrões do tempo, aqueles que prometem ganhar fortunas sem fazer nada, roubando o tempo dos navegadores e ensinando a roubar para venderem a caro preço o que não vale nada.
Inscrevi-me a Wibiya para experimentar e tentar converter as novas tecnologias para o melhor uso do tempo dos navegadores, contra os ladrões do tempo dos truques publicitários anti-sociais. Espero que o meu tempo e dos leitores deste blog contribua a criar uma ética social online de respeito e atenção ao tempo para um futuro melhor, premiar os melhores e evitar os piores. Procuro colaboração para um novo eBook que poderá chamar-se EPM=Etica-Publicidade-Marketing. Um comentário a este post pode ser o início de futura colaboração para um eBook. 

2011-12-07

Berlusconi, Strauss-Kahn, moral sexual, política, história, justiça, jornalismo e opinião pública

Estava em Itália quando iniciou o escândalo de Strauss-Khan e tive a impressão que a maioria o considerava culpado. Ao contrário da França onde 56% o considerava inocente e vítima de uma emboscada. Creio que o caso foi muito badalado na informação pelas comparações com os escândalos sexuais de Berlusconi. Para Marco Travaglio era evidente que Strauss-Khan era culpado.  Só uma percentual mínima dos resultados online de Google do mais famoso jornalista italiano anti-Berlusconi  Marco Travaglio sonbre Strauss-Kahn não falam também de Berlusconi, (1).  

Em Portugal encontrei opiniões muito divergentes, incluso de quem crê que a empragada do hotel foi paga primeiro para dizer uma coisa e depois para dizer o contrário.

A Berlim senti outra versão...

E se Strauss-Kahn fosse inocente?

Como serão julgados pela história?

Uma banalidade que muda a moralidade,história, política e democracia?  

 (1) Encontrei 118.000 resultados para "Strauss-Kahn Marco Travaglio" e 110.000 resultados para "Strauss-Kahn, Marco Travaglio, Berlusconi". Dos primeiro resultados "Strauss-Kahn, Marco Travaglio, Berlusconi": Strauss-Kahn contagiato da Berlusconi | Marco Travaglio | Il Fatto ... YouTube - Strauss-Kahn contagiato da Berlusconi - Marco TravaglioYouTube - Marco Travaglio 1-4 Passaparola ''Strauss-Kahn ... Questione della decisione: Consigli pratici a Strauss-Kahn ...

Mais:

EPM=ética-publicidade-marketing

TIL=time is life, tempo é vida,

ELP=eletronic-learnig-press, aprender jornalismo electrónico-digital professional do futuro.