2015-06-12

NeoSurrealismo, Hitler, nazismo, Memorial do Holocausto, 2tW=2 torres do WTC abatidas pelos terroristas no 11 de Setembro, Hotel Mercure, políticos, magistrados, eleitores, contribuintes, heróis e criminosos



Hitler foi um herói para 93% de eleitores. Depois foi considerado um dos piores criminosos da história. Em memória das suas vítimas foi constrído no centro de Berlim um memorial que alguns chama “arte” e me parece uma monstruosidade a recordar outra pior.
Alguns terroristas destruiram as 2 tores do WTC de New York com a morte de milhares de inocentes que ficará para a história como glória de alguns e pior vergonha dos últimos tempos para certa civilidade mais comum atual. Para a maioria dos islâmicos daquele tempo os terroristas foram considerados heróis. Para outros esses terroristas e quem os considera heróis são a vergonha da civilidade atual.
Alguns políticos querem fazer ao Hotel Mercure o que os terroristas fizeram com as torres de New York: destruir, deitar abaixo, arrasar tudo para ficar um relvado. Eu penso que é um crime contra a humanidade pelos mortos ao frio e fome que se podiam salvar com a utilização desta obra em vez de destrída. Mas milhões de mortos de fome e frio não têm voz que chegue às elites da destruição. Contra esta política de destruição proponho a P3R=Política dos 3Rs ou RRR=Reciclagem-Recuperação-Reutilizo, como diz Bepppe Grillo em Itália e como faz meu irmão em Portugal: restauração e reutilização de casas antigas para uma forma de turismo rural em contato com a natureza e a população local, bem-estar para o povo em harmonia com o ambiente rural, as casas para famílias ou grupos de amigos, onde se vive em um ambiente agrícola, (com jardim, com rebanhos de ovelhas e outros animais), experiências na natureza e integração em costumes locais, experimentar os benefícios de recursos locais, centro gastronômico e turístico cultural no interior de Portugal com a beleza e tradições incomparáveis: "Eira Velha" http://www.naturanfitriao.pt/. A cerca de 12 km de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre, áreas metropolitanas culturais, ricas em história, cultura, arquitetura. Há muitas lojas e instalações recreativas modernas.
Mais informações em Português:  
Mehr in Deutsch, (mais em Alemão):
https://www.facebook.com/pages/Urlaub-in-Portugal-Agrotourismus-L%C3%A4ndlicher-Tourismus/1590528301217211.
Mais em italiano:
Etica, estetica, turismo rurale, vacanza in Portogallo: cultura tradizionale, arte rurale, con la natura e la popolazione locale, agriturismo, attività nel paese ...
http://neo-machiavelli.ilcannocchiale.it/post/2832833.html.  ).

( Ao saber de certos políticos que querem destruir um dos melhores hoteis da ex-DDR, (não diga RDA=República-Democrática-Alemã) o melhor hotel  de Potsdam, hotel Mercure, para uma relva onde as pessoas se possam deitar ao lado do táfego do centro da cidade, parece-me um absurdo, a maior estupidez política da Alemanha dos últimos tempos. Políticos actuais da Alemanha capitalista e comunista unida querem destruir um hotel que em determinado momento foi considerado um orgulho da Alemaha comunista, uma construção moderna como as duas torres de New York, (não diga Nova Iorque), que os terroristas destruíram. Certos actuais políticos querem destruir o melhor hotel com dinheiro dos contribuintes, por razões estéticas ou ideológicas? A “obra de arte” do centro de Berlin, (não diga Berlim) (1), “Memorial do Holocausto”,Memorial aos Judeus mortos da Europa”, memorial para vítimas judias do nazismo”, não tem menos estética do hotel Mercure? Para o meu gosto aquela chamada “obra de arte” não passa de um desperdício de um espaço precioso no centro de Berlin, (não diga Berlim), que poderia alojar um museu, exposições e manifestações culturais muito mais “artísticas” dos cubos de cimento. Em minha opinião esta chamada "obra de arte" de um arquitecto americano parece-me menos artística do hotel Mercure que certos políticos alemães, querem destruir, como fizeram os terroristas com as duas torres de NEW YORK, (não diga Nova Iorque pela razões que explico no meu ebook TIL=TIME IS LIFE). ÀS RAZÕES ESTÉTICAS DESTES POLÍTICOS CONTRAPONHO AS RAZÕES ÉTICAS: MORTOS DE FOME E FRIO QUE SE PODERIAM SALVAR COM OS CUSTOS DA DESTRUIÇÃO DO MELHOR HOTEL DE POTSDAM E UM DOS MELHORES DA EX-DDR. (comentei em https://www.facebook.com/radiobandnewsbh/posts/1084603638234242).
Por razões de estética, legalidade ou interesses económicos foram destruídos muitos hoteis e construções em Itália considerados “monstros” perto do mar. Milhões desses “monstros” ou grandes hotéis de luxo parecidos às construções que em Itália chamaram “monstros” encontram-se em todo o mundo e parecem-me mais éticos, estéticos  e morais da destruição em Itália de hoteis à beira mara para construirem outros a vários kilometros do mar. As pessoas de férias perdem tempo e aumentam a poluição atmosférica ao precisarem do carro para se deslocarem às praias. Com os custos para os contribuintes por ordem política ou judicial foram destruídos edifícios que me parecem um crime contra a humanidade pelos mortos ao frio ou fome que podiam salvar.
Alguns políticos na Alemanha querem destruir o Hotel Mercure, o edifício mais alto e imponente de Potsdam, por razões estéticas. Eu pergunto com razões de ecologia e ética mundial: justa esta política de destruição e reconstrução com custos de energia, água e materiais que poderiam salvar pessoas a morrer ao frio ou com fome?
Parece-me uma política mais ecológica, ética e estética o que se está fazendo para Portugal.


(1)  “Não diga” pode ser uma das palavras chaves de um ebook com as minhas ideias para uma LGO=linguagem global online com a prioridade à economia de tempo e compreensão internacional.
PiresPortugal, Neo-Machiavelli, Neoleonardo, NeoItaliano ...
P.S.A fotografia do memorial do holocausto foi reproduzida de http://inesjunqueira.com/tag/europa-verao/page/3/  com gentil autorização de Ines Junqueira http://inesjunqueira.com. A montagem com as duas fotografias pequenas é minha e autorizo a reprodução com a citação da fonte.
Mais em italiano: http://neo-machiavelli.ilcannocchiale.it/member/blog/post/post.aspx?post=2832833. 

2015-06-10

De Mao a Hitler: crimes, heroísmos e relatividade dos números, matemática, lógica, ética, deontologia, moralidade, civilidade, política, justiça, horrores e opinião pública



Hitler aparece como símblo dos horrores e do mal absoluto do passado. Não tenho dúvida dos horrores e dos 6 milhões de judeus mortos. Mas se na Alemanha existiam menos de meio milhão de judeus e muitos fugiram a tempo para USA, Suíça, Inglaterra, Portugal, etc., quer dizer que mais de 5,5 milhões foram executados com a cumplicidade dos amigos ou aliados de Hitler: Mussolini, etc.? Se na Segunda Guerra Mundial morreram cerca de 60 milhões de pessoas todas as culpas devem ser atribuídas a Hitler por ter começado? Ou também à Russia de Stalin com quem firmou um pacto secreto de dividir a Polónia? Ou todos os que entraram em guerra a seu lado? Mas se assim for não será a moral e justiça dos vencedores? Dos melhores? Em geral na História vencem os melhores? Ou considera-lhe melhor a ideologia, moral, razão, crenças e religiões dos vencedores?
Da história que conheço, do Império Romano a hoje, sempre os vencedores determinaram de forma preponderante o que era melhor ou pior. Mas muitas vezes houve uma interação de valores que terminou no que muitos, (a maioria? Ou a maioria das elites?), considerou melhor.     
Dos números de que disponho, os condenados à morte por razões políticas no tempo de Hitler foram cerca de 3.000. Cerca de 2.000 foram condenados à morte por um juiz que queria fazer carreira política e encontrar-se com o Hitler para ser retribuído. Morreu antes de poder mostrar a Hitler a lista dos condenados à morte por serem seus inimigos ou perigosos adversários. 
Se o número de condenados à morte por oposição política fosse determinante para uma lista dos criminosos da História, quantos apareceriam primeiro de Hitler?
Quantos mortos de fome da actualidade se poderiam salvar com outros valores, justiça e política? Se a notícia de 6 milhões de mortos de fome num só ano não é um crime superior ao genocídio dos judeus de Hitler? 
Ontem à noite vi numa TV Alemã um documentário sobre 3 milhões de mortos da Arménia, primeiro os homens e depois mulheres, crianças e idosos. Com atores a interpretar embaixadores, jornalistas e testemunhas daquele tempo, reproduziram documentos desconhecidos da opinião pública, guardados em segredo para não prejudicarem relações políticas com a Turquia. Alemanha, USA, e vários diplomatas internacionais evitaram denunciar os crimes contra a humanidade de que tinham conhecimento para não estragarem as relações comerciais ou políticas. 
Recordo Berlusconi que denunciou os crimes do comunismo na China, uma atitude política moralmente corajosa e de consequências diplomáticas discutíveis. Berlusconi foi muito acusado pelas suas relações de amizade com ditadores como Kadafi mas não tenho conhecimento de atrocidades como as de outros genocídios: os judeus de Hitler, os arménios da Turquia ou uma seita religiosa de Ruanda em 1994,...
Alguns políticos alemães querem destruir, por razões estéticas, o Hotel Mercure, um dos melhores da ex-DDR. Contra estas razões estéticas não deveria levantar-se a opinião pública com razões de ética global?
Os políticos alemães que querem destruir o hotel Mercure de Potsdam por razões estéticas não estão a cometer um crime contra a humanidade tendo em conta os mortos de fome que se poderiam salvar com os custos de energia, dinheiro e atividade humana se fosse para salvar mortos de fome?
(1)                          Tenho a impressão de que na Europa e em 4 continentes onde vivi Hitler foi considerado o pior símbolo da maldade humana.
(2)                          Neste artigo “De Mao Tsé-Tung a Pinochet, os regimes mais ...” Hitler aparece em segundo lugar, entre Mao e Stalin. Mas de Stalin calcula-se que os condenados à morte por razões políticas foram entre 3 e 60 milhões, com grande prbabilidade entre 15 e 20 milhões. Neste artigo não se fala dos responsáveis pelo genocídio da Arménia. Vendo um documentário na TV Alemã senti o comentário: "pior do que Hitler". Na Alemanha não há ruas com o nome de Hitler. Na Turquia há muitas ruas e instituições com os nomes dos autores do genocídio da Arménia.  




O bilionário de software Hasso Plattner queria comprar o Mercure em 2012, demolir e construir uma galeria de arte. Pensei mandar-lhe uma carta aberta a pedir de sponsorizar NEOsurrealismo e salvar mortos de fome, em vez da sua galeria de arte... “A parte superior da cidade estava emocionada”? Elites dos negócios com o dinheiro do povo? “Críticos como o chefe do Partido de Esquerda Hans-Jürgen Scharfenberg ... Zukunft vom Hotel Mercure in Potsdam: Ein Ergebnis wie ...  Traduzir esta página

·  Zukunft von Lustgarten und Hotel Mercure: Mehr Spaß ...

www.pnn.de/potsdam/973470/
há 6 dias - Beide sehen langfristig das Verschwinden des Hotels Mercure vor. ... Potsdam - Absage an den barocken Garten: Eine Wiese anstelle des ...

·  Stadtentwicklung - Potsdamer Neueste Nachrichten

www.pnn.de/stadtentwicklung/
Beide sehen langfristig das Verschwinden des Hotels Mercure vor. ... Auf einer Fläche von zwei Fußballfeldern wird am Brauhausberg in Potsdam das neue Sport- und Freizeitbad errichtet - für ... Wie soll der Lustgarten in Zukunft aussehen?

·  Werkstattverfahren für Lustgarten in Potsdam: Am Ende ...

www.pnn.de/potsdam/973058/
03/06/2015 - Wie soll der Lustgarten in Zukunft aussehen? In der dritten ... ihre Entwürfe. In einer Sache sind sich die Architekten einig: Das Hotel "Mercure" soll weg. ... Beide sehen langfristig das Verschwinden des Hotels Mercure vor.

·  Aktuelles - Werkstatt

www.werkstatt-lustgarten.de/werkstatt/aktuelles/
ZUKUNFT VOM HOTEL MERCURE IN POTSDAM - Im Werkstattverfahren zum ... Hotelhochhaus Mercure soll zukünftig aus Potsdams "Skyline" verschwinden.

·  Wie das Mercure verschwinden kann - Neueste Nachrichten ...

pnn.urban-media.com/potsdam/696423/
07/11/2012 - Innenstadt - Was sie tun müssten, um das Hotel Mercure aus der ... 1999 die Vorstellung, das ehemalige Interhotel könnte in näherer Zukunft fallen, ... noch der Sanierungsträger Potsdam oder ein kommunales Unternehmen.

·  Mercure Potsdam – Wikipedia

de.wikipedia.org/wiki/Mercure_Potsdam
Ir para Perspektive: Zukunft weiter ungewiss - [Bearbeiten]. Ansicht des Hotels vom Südostufer der Havelbucht, rechte Seite zeigt die Spitze der ...

·  Lustgarten: Architekten planen ohne Mercure / Potsdam ...

www.maz-online.de › Lokales › Potsdam
18/11/2014 - Potsdam will einen seiner zentralen Plätze umgestalten: den Lustgarten ... Das umstrittene Hotel Mercure sucht man in jedem der Pläne vergebens. .... ob das Mercure Hotel im neu gestalteten Lustgarten verschwinden sollte: .... gut - Das Bonusmagazin der Märkischen Allgemeinen; Die Zukunft sind wir!

·  Potsdams Mercure könnte bleiben, aber... / Potsdam ...

www.maz-online.de › Lokales › Potsdam
22/02/2014 - Potsdam streitet seit Jahren um das Hotel Mercure, ein Hochhaus aus den 60er Jahren. Nach Meinung der Abriss-Befürworter verschandelt ...
Visitou esta página em 10-06-2015.

·  Mercure Hotel: Potsdams Oberbürgermeister will DDR-Hotel ... Traduzir esta página13/07/2010 - Das Mercure Hotel in Potsdam soll fallen. Potsdams ... Jann Jakobs (SPD) geht, soll der Plattenbau-Koloss aber möglichst bald verschwinden.