2006-01-10

TEMPO E ÉTICA GLOBAL
DO “TIME IS MONEY”, (TEMPO É DINHEIRO), AO “TIME IS LIFE”, (TEMPO É VIDA)
O "consumismo" criou o slogan “time is money”. Mas a filosofia do "consumismo" exagerado contribuiu muitas vezes para a infelicidade, para a injustiça social, poluição, esgotamento de recursos naturais, destruição selvagem do meio ambiente, etc.
Apareceram movimentos de contestação como os “no-global” com nobres ideais mas métodos que por vezes afastaram dos objectivos mais importantes: A globalização proporciona imensas oportunidades e o tempo é um bem precioso que pode ser considerado mais importante do que o dinheiro. Por outras palavras, em vez de trabalhar muito para comprar coisas inúteis ou prejudiciais, pode conduzir-se uma vida mais pobre de bens de consumo mas com mais prazer no uso do tempo. Pode “navegar-se” de casa com Internet e obter mais conhecimentos, informações e divertimentos do que viajando, poluindo, suportando bichas, ... etc.
Cada um deve escolher o melhor para o seu caso concreto sem se deixar alienar pelos exageros do consumismo ou dos que o contestam.
Com a valorização do tempo e as possibilidades de seu uso deve surgir uma educação e ética para o seu melhor aproveitamento. Podemos enviar uma mensagem para milhões de pessoas em poucos minutos que tanto pode proporcionar enormes benefícios como enormes danos. Em poucos minutos podemos colocar na Internet uma informação ou mensagem que estará à disposição de biliões de pessoas e pode ser útil ou prejudicial para muitos milhões.
Devemos ter consciência disso e sentir responsabilidade. Enviei e-mails esperando oferecer um serviço ou proporcionar prazer e recebi respostas de desagrado. Coloquei ideias em fóruns e recebi ofensas. Aprendemos com a experiência e com as informações que recebemos. Confesso que não tinha consciência do dano que poderia proporcionar mesmo quando agi com intenção de fazer bem. Embora seja difícil satisfazer a todos e por vezes não sabemos se fazemos mais bem ou mal, devemos criar uma consciência de moral social para fazermos o máximo de bem para nós e para outros com o mínimo dano possível.
Para uma melhor utilização da Internet com menos perda de tempo sugiro a criação e difusão de um código de ética global e un "standard", (“estandardização”), de normas, símbolos e linguagem, dentro do possível, sobretudo quando é mais importante a "usabilidade", o uso prático, do que a arte. A arte, criatividade e originalidade podem ter importância num sito de divertimento e ser prejudiciais num sito profissional onde fazem perder tempo e podem ser incompreeníveis para a maioria.
Penso que a longo prazo seria conveniente caminharmos para uma única linguagem universal, ou ao menos uma predominante e como segundo língua das nacionais. Ao menos as novas palavras de computadores, Internet , novas tecnologias e invenções poderiam evitar de ser traduzidas em várias línguas para facilitar explicações e traduções internacionais. Penso que assim como para a dança certos nomes franceses se tornaram internacionais, para a Internet deviam permanecer em Inglês os termos que já existem e adoptar os novos termos na linguagem do criador se for um termo fácil, ou em inglês por ser a mais usada, ou na linguagem que for mais fácil e mais semelhante à maioria. Sobretudo evitar de traduzir os novos termos nas diversas línguas, os nomes próprios, os nomes de cidades nações, regiões, etc.

Escrevi contra web-crimes, vírus, vigarices e spam:
Web-ética: educação, civilidade e justiça
Tempo, linguagem universal, abreviaturas internacionais e global standard
ATENÇÃO: "Alerta de Vírus" instala vírus
Spam justiça e ética global
Spam anti-spam
CARTA ABERTA AOS HACKERS E A TODOS OS VOLUNTÁRIOS POR UM MUNDO MELHOR
SPAM, ÉTICA GLOBAL, CONSUMISMO...
CARTA ABERTA À ONU
"JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS"
CONTRIBUIA PARA UM MUNDO MELHOR, COLABORE CONTRA O "SPAM" http://xoomer.virgilio.it/jiimm/mission_crime.htm 01 Jul 2004 10:16 79
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/spam_virus_tempo.htm 29 Jun 2004 21:56 19
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/vbwws.htm 29 Jun 2004 21:43 14
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/vbwss.htm 12 May 2003 11:15 6
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/vbws.htm 11 Jun 2003 19:57 12
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/v.htm 21 Jul 2002 21:35 1
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/usa_onu_governo_mundial_internet.htm

1 comentário:

  1. Tenho a impressão de que os dois comentários anteriores são publicidade enganosa que devia ser proibida. Imagino um tribunal internacional da ONU que financiava o desenvoilvimento dos pobres aplicando multas aos que cometem novos crimes, roubam tempo. Se fosse uma informação mesmo comercial no contesto do assunto tratado e que pudesse ser útil a quem lê o artigo poderia ser tolerada. Mas roubar tempo com um assunto despropositado devia ser condenado quando não é um posto apropriado para publicidade e com pagamento de impostos para os danos sociais que causa com o roubo de tempo.

    ResponderEliminar