O e-mail substituiu os correios tradicionais com redução dos custos económicos e ambientais mas com outro custo: rouba tempo a quem não está interessado. Por dia circulam actualmente 61 biliões de e-mails dos quais 90% é de spam. Quer dizer que em média para um e-mail com interesse são 9 da cancelar e muito tempo para separar spam do resto. Quer dizer que se rouba muito tempo ao divertimento individual, aos custos de produção das empresas e sobretudo às empresas públicas. A maior parte destes custos são pagos pelos contribuintes com mais impostos para menos serviços e pelos consumidores com mais custos por menos serviços.
A vej=velha-estúpida-justiça, com leis de 1800 e métodos do a Idade Media, tardou muito tempo a ver o que era evidente: um e-mail mandado em poucos minutos a milhões de pessoas pode causar danos astronómicos. Se contem vírus ou outros web-crimes os danos tornam-se incalculáveis. A vej=velha-estúpida-justiça não tinha leis não puniu os primeiros criminosos: vários daqueles que causaram danos astronómicos foram presos num dia e postos em liberdade no dia seguinte.
Imagino una njf=Neo-Justiça-Futura con uma nova filosofia e psicologia da eficiência creativa: anm=anarquiaNEOmarxista.
A velha anarquia, com ausência de leis e hierarquias, estimulava a criatividade contra as velhas leis mas sem leis nem hierarquias não produzia eficiência porque as energias iam para lutas por outras formas de poder e impor a justiça pessoal. Para aproveitar o melhor da velha anarquia e evitar o pior eu proponho uma Neo-anarquia: valor relativo das leis condicionado por melhores hierarquias.
O melhor do marxismo foi a teoria das infra-estruturas a condicionar as super-estruturas e que eu aproveito para a minha teoria do Neo-marxismo: onde se ganha mais e com mais vantagens económicas, psicológicas ou sociais chegam as pessoas mais inteligentes, criativas e eficientes.
Com o melhor da velha anarquia e do velho marxismo proponho a anarquiaNEOmarxista. Aplicada à velha justiça consistiria em juízes com melhores hierarquias superiores a velhas leis com mais criatividade, inteligência e bom senso de justiça para melhor utilidade social. Por outras palavras os melhores juízes ganhariam muito mais dos melhores advogados e estariam ao serviço de melhor justiça. Na velha justiça à italiana os melhores advogados ao serviço dos piores criminosos podiam ganhar mais de 20 vezes os melhores juízes. Daqui resultou a maior caricatura da velha justiça que conheci: 95% dos processos em prescrição e dos 5% de eficiência muitos a terminar em piores injustiças. Pior funciona a justiça mais ganham os grandes advogados com indiferença dos pequenos juízes. Onde não existe meritocracia e se ganha o mesmo cria-se a mediocracia.
Imagino uma njf=Neo-Justiça-Futura com melhores juízes que ganham na proporção da eficiência, honestidade e bom senso de justiça a fazer pagar os danos sociais a quem os causa. Se os autores dos primeiros novos crimes de Internet estivessem a trabalhar para melhores juízes e danos sociais que causaram todo o mundo beneficiava da njf=Neo-Justiça-Futura.
Imaginemos uma justiça da ONU ou Neo-ONU a aplicar o princípio mais elementar de justiça: QUEM CAUSA UM DANO INJUSTO DEVE INDEMNIZAR AS VÍTIMAS E A SOCIEDADE. Muitas fortunas acumuladas com vigarices seriam sequestradas e muitos estariam a trabalhar para indemnizar as vítimas e a sociedade. Assim se financiava ONU, justiça e beneficência internacional com enormes benefícios para economizar tempo das pessoas mais honestas e produtivas.
Abreviaturas, sinais e símbolos pessoais e universais
língua universal, Tempo, ONU, língua global ...
Spam e Neo-ONU: como a ONU podia ganhar para funcionar melhor, contribuir para um mundo melhor e alimentar os mortos de fome - Thursday, November 2nd 2006 8:44 PMBill Gates, acção social, beneficência, filantropia e solidariedade - Monday, November 12th 2007 9:36 PM
AVIdl=Associação de Vítimas de Injustiças, diário de luta - Thursday, November 29th 2007 10:46 PM
Bill Gates: de milionário a benfeitor - Monday, November 12th 2007 9:19 PM
Bill Gates, o melhor capitalista do melhor capitalismo - Sunday, November 11th 2007 8:19 PM
Spam, publicidade, comércio e nova justiça para novos crimes - Thursday, February 16th 2006 9:35 PM
Spam filantrópico e os crimes das boas intenções - Tuesday, January 10th 2006 11:09 AM
Em italiano:
Tempo, Neo-capital, Neo-marxismo, Neo-cultura, Neo-TV, Neo-politica e Neo-giustizia
Tempo, Neo-psicologia, Neo-filosofia, Neo-capital, Neo-marxismo, Neo-cultura, Neo-ONU, Neo-politica e Neo-giustizia
Tempo e futuro dell'informazione, politica, economia, cultura e giustizia
Virus, spam, social engineering, antivirus, firewall, gsf, Paolo Attivissimo, Bill Gates, ONU o Neo-ONU
Virus: intelligenze di Bill Gates e stupidaggine (o ottusità?) della giustizia
Web marketing, etica, tempo, standard, Web-ONU o Neo-Onu
Fantastico lavoro o truffe? Politica e giustizia della ONU, Neo-ONU, giustizia senza frontiere, gsf, Neo-giustizia e Neo-politica
HACKERS, VIRUS, SPAM, PRIGIONE E GIUSTIZIA O STUPIDITà?
Spam, virus, truffa, crime, etica globale e giustizia o stupidaggine?
Spam, virus, truffe, hackers … stupidaggine della giustizia tradizionale e intelligenza del FBI.
Gratis, truffe, bugie, ladri del tempo e danni on line
Giustizia, virus, spam: spiccioli d´ intelligenza americana, olandese, francese, dopo molta stupidaggine della giustizia tradizionale.
Neo-anarchia o anarchia del futuro: meritocrazia, efficienza, intelligenza, etica e Neo-Giustizia. Anarchia dal passato, (vat=vecchia anarchia tradizionale)