2005-01-18

ONU-USA e governo mundial
O fenómeno político-social mais importante dos últimos tempos e futuros é a globalização. A maior necessidade político-social dos próximos tempos é um governo mundial que coordene e colabore com os governos tradicionais para um melhor governo mundial.
Na prática temos actualmente a ONU como principal organização internacional e os USA como principal poder económico e militar a liderar a prática da globalização.
Contra a globalização e em especial contra USA levantou-se um “profeta” reaccionário de regresso ás origens de 1400 anos atrás: retomando a religião do profeta guerreiro contra os cristãos, na era da globalização globalizou os pobres e falidos de meio mundo numa guerra santa contra os “vencedores” das melhores democracias de cultura laica inspirados no Ocidente e em especial nos USA, das melhores economias, dos melhores respeitadores dos direitos humanos.
A ONU por um lado foi também vítima do terrorismo e por outro acusa os USA de responsável pelos mortos devido ao embargo ao Iraque e de fomentarem o terrorismo com as suas guerras. Os USA respondem que os responsáveis dos mortos no Iraque se devem procurar nos 23 biliões de dólares de corrupção do programa “oil for food” que em vez de ser um programa de petróleo para alimentação se transformou num programa de “petróleo para o terrorismo”.
Para um futuro melhor as guerras e as polémicas do passado devem dar lugar à colaboração. Gostei da atitude dos USA frente à actual catástrofe oriental: apesar de ser a principal doadora de ajudas cedeu a organização à ONU. Na medida em que a ONU se mostrar eficiente nessa organização ganhará prestígio internacional e poder moral ou político no governo mundial.
>>>Mais:
ONU e patrimónios da Humanidade
CARTA ABERTA À ONU: http://xoomer.virgilio.it/jiimm/cos.htm .
ONU, GLOBALIZAÇÃO E SERVIÇOS SOCIAIS (IDEIAS E SUGESTÕES) http://jiimm.bravejournal.com/entry/3522
ONU, torturas, Berlusconi, superioridade da civilização ocidental: hipocrisia ou diplomacia? Inteligência ou estupidez?

Sem comentários:

Enviar um comentário