2008-03-09

Jornalismo, história, informação ou desinformação de Indymedia?

Comentários a “ Estabelecendo os limites do jornalismo de invasão”.
"A cobertura "desinfectada" da guerra do Iraque por organizações como a BBC compara-se à 'nobre causa' dos EUA no Vietnam."
Sem USA, as suas guerras e em especial a do Vietname os italianos não seriam "albaneses"? Ou os portugueses "marroquinos"? A Europa não seria já "Eurábia"?
"Demonstrando como funciona a censura em sociedades livres e o duplo padrão que sustenta a fachada de "objectividade" e "imparcialidade",..."
A "tortura" de uma americana no iraque que não vai além das praxes universitárias faz mais notícia de milhões de torturas até à morte de comunistas e islâmicos. E chamam a isso objectividade?
"Uma ocupação não é uma ocupação se "nós" a executarmos, não importa que os meios para os nossos "fins positivos" exijam as mortes violentas de centenas de milhares de homens, mulheres e crianças, e uma desnecessária tragédia sectárias."
Quem "ocupa" Iraque e faz mais vítimas inocentes: americanos ou terrorismo islâmico?
" "erros" da guerra, mesmo expondo umas poucas das suas atrocidades, eles raramente desafiaram os seus motivos proclamados — precisamente a posição de Hermiston sobre o Iraque."
Até o mais estúpido e ignorante se considera mais inteligente de Bush a decidir de uma guerra. Mas a melhor democracia funciona tão mal que não elege pela segunda vez um dos mais inteligentes?
"nobre causa" da América no Vietnam,..."
Fazem ironia sobre a "nobre causa". A liberdade americana em confronto com as ditaduras comunistas de URSS e China daquele tempo não era uma nobre causa? A "tragédia" do pântano da América não livrou certo "ocidente", (e oriente) das consequências do comunismo chinês e russo?
Os americanos não estavam no Vietname do Sul para impedir a "invasão" do Norte apoiada pela China e Rússia?
"O que é que mudou?"
Quando o principal perigo era a ditadura comunista os americanos até se serviram de Osama e Saddam para os combater. Agora o perigo são as ditaduras teocráticas e terrorismo islâmico globalizado, tolerando o "dano colateral", de alguns inocentes para salvaar muitos mais ou a "tortura" ilegal de alguns terroristas para evitar os danos piores do terrorismo islâmico.
"eufemismo inventado no Vietnam para a matança de civis"
Eu não sei se a matança de civis no Vietname do Sul foi pior dos americanos ou dos invasores do Vietname do Norte depois de os americanos assinarem a paz de Paris e se retirarem. Mas sei que o Vietnam foi uma batalha para que o comunismo soviético não avançasse sem resistência pelo resto do mundo. Não sei quais seriam as consequências se os americanos não opusessem resistência às ditaduras comunistas daquele tempo e ao terrorismo islâmico actual.
"...1999 no Kosovo, promovida por Blair e devidamente repetida como sendo uma "intervenção humanitária", que estabeleceu os limites para o moderno jornalismo de invasão."
Averdade é que uma guerra com 11.000 mortos pôs fim a uma guerra que já tinha feito centenas de milhares de vítimas. Sem essa guerra morriam menos 11.000 ou mais algumas centenas de milhares?
"A aventura do Kosovo foi há muito exposta como uma fraude que ridiculariza advertências de um "novo genocídio como o Holocausto", embora pouco disto tenha sido noticiado."
Procurem neste fórum os nomes de Milosevic e encontrarão mais a defendê-lo do que a acusá-lo de principal responsável de centenas de milhares de mortos como alguns defendem.
Os 11.000 mortos da guerra do Kosovo não fizeram mais notícia de 300.000 anteriores?
"Tal como se o nosso longo rastro de sangue fosse invisível para sempre, intelectualmente e moralmente. Certamente já é tempo de que aqueles que dirigem as faculdades de jornalismo começarem a alertar os futuros profissionais para a sua insidiosa aparência."
E se acusassem os jornalistas de principais responsáveis de quase um milhão de mortos no Ruanda pela não intervenção de Clinton a evitar o pior genocídio do após guerra? E se acusassem os jornalistas de não terem investigado as ajudas humanitárias da Europa que serviram para armas da quele genocídio?
"O mito tornou-se a justificação para a era moderna de jornalistas "virados" e "embebidos" (controlados) pelo governo. Concebida pelo Pentágono, foi entusiasticamente adoptada pelo governo Blair."
Fotos de "torturas" falsas dos ingleses no Iraque fizeram mais notícia de milhões de torturas até à morte de comunistas e islâmicos.

Nixon, Kissinger, Bush, jornalismo e história
Jornalismo e comunicação do futuroProposta de cursos personalizados e investigação colectiva para jornalismo e comunicação do futuro. Psicologia, sociologia, filosofia e ética do web-jornalismo e novas tecnologias.
Papa na boca dos “lobos” da Turquia e diplomacia ou hipocrisia?

Sem comentários:

Enviar um comentário