2008-06-05

Neo-anarquia e Neo-justiça para um futuro glocal: Criatividade e inteligência colectiva para melhor uso possível do melhor global e melhor local.

Cada dia tenho novas ideias para a ONU e novo governo do mundo, (Neo-ONU), para uma melhor política europeia, para uma melhor política Italiana e para uma melhor política local, para uma melhor justiça.
Na justiça tradicional reina a estupidez e falta de criatividade e inteligência ao mais alto nível: velhos em idade de reforma atingem as hierarquias da velha justiça quando as suas capacidades começam a decrescer. Imagino que muitas vezes é pior do princípio de Peter ou da subida na hierarquia até ao posto da incompetência. Velhos de pouca criatividade e relativa inteligência chegam às hierarquias da justiça no limite das suas capacidades, sem atender à meritocracia ou à competência de momento. Há pessoas que continuam competentes a 90 anos e outras que atingem o melhor das suas capacidades aos 30 anos. Imagino que na velha justiça tradicional nem encontramos o velho nem o jovem competente na hierarquia mas muitos da mesma idade que subiram na hierarquia por idade sem grande importância da meritocracia.
Imagino uma Neo-anarquia que tende a formar hierarquias em função dos melhores para a função que exercem, eleitos pelas pessoas mais competentes a julgá-los pelas capacidades mostradas no presente e passado recente. Estes eleitos podem estar acima das leis e cometer ilegalidades desde que estejam ao serviço de melhor justiça e do bem comum. Ao contrario a velha justiça tradicional que considera as leis iguais para todos e o cumprimentos das velhas leis como melhor justiça, os eleitos podem estar acima das velhas leis, respondem só perante os tribunais tradicionais se cometeram ilegalidades em próprio proveito, nunca se cometeram ilegalidades ao serviço do bem comum e de uma melhor justiça.
Imagino que algumas das minhas ideias produziriam mais danos do que benefícios e outras benefícios enormes para o futuro. Eu sou muito criativo mas a criatividade individual necessita da inteligência colectiva para a resolução de problemas colectivos.
Coloco as minhas ideias em diversos blogs procurando assim economizar tempo e orientar as minhas ideias para quem pode estar interessado:
Fórum especialmente dedicado aos antigos alunos do seminário de Gouveia e a todos os que se interessam por ideais sociais, religiosos e justiça global:
http://fas-Deus.spaces.live.com/
IDEIAS PARA UM MUNDO MELHOR
http://jiimm.bravejournal.com/
Pragmatismo e eficiência americana e das melhores democracias para um governo global da ONU:
http://usa-onu.blogspot.com
Em italiano:
Neo-machiavelli:
http://neo-machiavelli.ilcannocchiale.it/

Sem comentários:

Enviar um comentário