2012-07-26

NEO-surrealismo, Freud, inconsciente, rituais, tradições, crenças, arte e cultura


As ideias de Freud sobre o inconsciente na arte e cultura estiveram na origem do surrealismo. Com as minha ideias para um NEO-surrealismo pretendo estimular a criatividade individual e a inteligência coletiva para a colaboração para um mundo melhor. A ocupação dos tempos livres e dos divertimentos podem ser acompanhados de mensagens para a própria vida e para um mundo melhor. 
Muitos artistas têm uma melhor perceção do inconsciente coletivo do momento. A opinião pública forma-se com a colaboração de artistas, profissionais da informação, mensagens políticas, colaboração individual online, etc.
Imagino uma viagem em que aproveitaria arte e mensagens de cada local em contínua interação global através de Internet e novas tecnologias. Arte e culturas locais passariam pela minha fantasia e de aderentes a este movimento para globalizar o melhor. 
Otto Thomas foi o primeiro artista ao qual expus pessoalmente o meu projeto de uma viagem NEO-surrealista de Berlim a Lisboa. Algumas das suas obras e de outros artistas que aderissem viajariam pela Europa com várias paragens, exposições, conferências, workshops, espetáculos, divertimento, imagens, colagens e mensagens. 
Servirá para algum programa de TV, filme, estimular a criatividade de alguns leitores, ou para uma revolução cultural da arte ao serviço de mensagens para uma melhor convivência global?
Otto Thomas recicla metal para criar obras práticas e decorativas para jardins. As plantas servem-se das suas obras de arte para crescerem e darem os seus frutos.
Imagino um movimento de artistas a transformar lixo em arte beneficiando econommia de bens esgotáveis e evitando poluição.
Otto Thomas foi pela segunda vez ao México participar num encontro internacional de cultura e rituais antigos tradicionais que me parecem formas de estimular o inconsciente coletivo. Dr. Omar Miranda-Novales divulga ritos e ideias de tradições do México em várias línguas evitando o espanhol porque muitos da tradição Maya não querem a divulgação. Do seu site resumo algumas ideias: 
Arte ritual explora os processos criativos, funciona com a fonte de nossa criatividade, desenvolvimento espiritual e inspiração para a vida diária, cria uma arte dinâmica e flexível, integra várias formas de arte: artes cênicas, artes visuais, música, literatura, etc. A terra, a sua natureza e seus habitantes (animais, plantas e seres humanos) formam um único ser vivo, …
Para levar uma vida feliz, criativa e gratificante é importante encontrar um equilíbrio entre alimentação saudável e integrar diferentes aspetos individuais com o mundo, culturas e sociedades,... Rituais eram uma parte importante de qualquer sociedade, eles deram às pessoas meios práticos e concretos para expandir sua consciência e lidar melhor com sua vida quotidiana. Tais práticas eram em si uma arte que tem alimentado a criatividade das pessoas. Além disso, eles eram uma parte importante da consciência coletiva do povo. Nesse sentido evoluiu em cada mulher e cada homem uma dimensão ritual da psique...Ao longo da história, esses rituais de "loucura" tiveram profundos efeitos sobre a psique das pessoas... voltamos à nossa própria intuição e nossa própria criatividade...”

Sem comentários:

Enviar um comentário