2012-08-05

TIL=TIMES IS LIFE, TEV=Tempo É Vida: diário para a história de um ebook ou de uma revolução?


O tempo é um dos bens mais preciosos que condiciona todas as nossas faculdades. As novas tecnologias podem ajudar a utilizar melhor ou pior o nosso tempo. A publicidade e marketing podem condicionar muito uma melhor ou pior utilidade destes meios.
Encontram-se duas versões publicadas em italiano de TIL=TIMES IS LIFE, (TEV=Tempo É Vida). Escolhi uma abreviatura e título em inglese para contrastar ou substituir a frase muito famosa “TIME IS MONEY”, tempo é dinheiro. O tempo é mais do que dinheiro, é vida, criatividade, inteligência, memória, saúde, amor e felicidade. Todas as nossas capacidades dependem de como usamos o nosso tempo desde o nascimento.
Imaginei que o meu ebook se tornava o livro mais importante do século por dar inicio a vários estudos de biologia, psicologia, sociologia e filosofia do mais importante para a maioria das pessoas ou mesmo para todas: o tempo. Várias versões em português foram enviadas para amigos e familiares. A publicação deste ebook em português passou para segundo plano depois de um email que me alertava para a possibilidade de alguém me fazer um processo por lhe roubar tempo com o meu ebook sobre o tempo. Este e-mail fez-me pensar muito e agir pouco. Pensei criar várias versões do mesmo livro ou ebook, uma para pais avós e educadores de crianças, outra para profissionais da justiça, outra para a ONU, outra …
Soube mais tarde que quem me mandou aquele email não leu o ebook que lhe mandei. As pessoas mais inteligentes e eficientes têm muito para ler de escritores consagrados e não perdem tempo a ler um ebook gratuito que lhe chega por email sem terem garantia do autor ou forte motivação por qualquer razão.
As várias versões em português de TIL=TIMES IS LIFE, TEV=Tempo É Vida, aguardam publicação e poderão ser enviadas gratuitamente a quem tiver interesse.
Na continuação dos dois ebooks em italiano publiquei um terceiro: TEP=Tempo, Etica e Pubblicità-Marketing e criei um site em português: http://piresportugal.wix.com/ganharonlineeticasocial .
Imaginei uma viagem “NEO-surrealista” de Berlim a Lisboa com espetáculos e conferências a promover publicidade ética, útil e social, mensagens de deontologia, moralidade e comportamentos para uma melhor convivência global.
Imaginei que a fábrica de sabões da Guarda ou outra mais ecológica, uma fábrica de bicicletas, outra de carros, outras de reciclagem de lixo colaboravam a uma revolução moral, ética, global, online.
O melhor contributo para o futuro de Internet, para a comunicação global e melhor convivência global seria a criação uma única segunda língua global online na qual seriam traduzidos todos os documentos importantes de todas as línguas. Suponhamos que "globish" passava a ser a segunda língua global dos próximos anos com tendência a tornar-se primeira língua futura de todo o mundo. O tempo perdido a aprender outras línguas e com traduções poderia servir para educar criminosos, terroristas ou marginais, facilitar melhor convivência global, evitar guerras e resolver os problemas de alimentação dos mortos de fome.
A União Europeia publicou leis que me parecem autênticos crimes contra a Humanidade: Tomates, frutas, tangerinas com um mínimo de medidas para serem comercializadas. Quase um bilião de pessoas tem fome e certos políticos ditam as medidas dos alimentos que devem ir para o lixo em vez de salvar mortos de fome.
Muitas vezes penso que se certos políticos lessem o que eu escrevi poderiam fazer a melhor revolução do futuro. Mas a maioria dos políticos está mais interessada no voto da maioria para o presente do que no futuro. E os votos da maioria dependem muitas vezes mais de promessas imediatas mesmo que comprometam o futuro. O populçismo do momento conts muitas vezes mais da inteligência para o futuro. 
As melhores tangerinas que encontrei no mundo foram as pequenas do Algarve, sem medidas para serem comercializadas segundo elites da Europa. 
Imagino que certas elites da política são mais condicionadas pelo populismo da maioria do presente do que da inteligência de certas elites com visão global do futuro.   

Sem comentários:

Enviar um comentário