2006-01-30

PORQUE SIMPATIZO COM MICROSOFT E ODEIO CERTAS “ALTERNATIVAS”
Quando comecei usar o primeiro PC era tudo tão complicado que era necessário um curso para se aprender a utilizá-lo. Existiam muitos programas incompatíveis uns com os outros, escrevendo um texto num não servia no outro, ... Uma complicação típica dos sistemas comunistas e das burocracias da função pública do passado.
Perdi muitas horas para corrigir textos de uns programas para outros, aprender qual o mais universal e conveniente. “Em poucos anos, a Microsoft destronou programas que antes eram líderes de mercado e instituiu os seus produtos como normas.” Por outras palavras, a Microsoft acabou com o meu primeiro incubo da utilização de computadores. Deixou de ser necessário ser super-inteligente ou frequentar um curso de informática para poder utilizar um PC. Hoje parece normal e simples comprar um PC com programas já instalados, quase todos compatíveis e a funcionar de forma intuitiva mais ou menos standard. Poucos conhecem as dificuldades anteriores para quem não tinha estudado informática.
“Mas este domínio da Microsoft tem vantagens e desvantagens. Por um lado, torna-se cómodo para o utilizador, porque usufruem de aplicações normalizadas, compatíveis entre si e com outros sistemas; mas, por outro, esta quase ausência de concorrência significa um preço alto para usufruir de toda uma panóplia de funcionalidades e ferramentas - que possivelmente nunca se chegará a usar na totalidade. Por isso, algumas empresas têm desenvolvido ferramentas alternativas às do Microsoft Office, que tentam oferecer as mesmas funções e o mesmo nível de compatibilidade por um preço inferior.”
Admito algumas desvantagens mas parecem-me uma gota de água num mar de inconveniências das “alternativas”: fazem perder enorme tempo para se conhecerem, escolherem e aprender a utilizar essas alternativas. Quantas horas perde um normal utilizador de PC para conhecer as alternativas e escolher a que mais lhe convém? Quantas horas se perdem pela incompatibilidade entre os diversos programas? Multipliquem essas horas pelos biliões de utilizadores de PCs e calculem se as vantagens compensam a milésima parte das inconveniências.
Uma perita em informática, sindicalista e naturalmente anti-americana, aconselhou-me a instalar no meu PC uma dessas “alternativas”, segundo ela só com vantagens e sem desvantagens. O PC passou a funcionar lentamente, a dar erros que ela não conseguia resolver, tive que recorrer a um técnico, enormes despesas e perdas de tempo com a formatação do PC e sobretudo a perda de dados. O técnico garantiu-me que me salva todos os dados mas acabou por perder dados de meses de trabalho. Se um profissional pode cometer estes erros mito mais um que não é especialista.
Por isso não só odeio mas detesto certas alternativas. Prefiro dar alguns Euros a Bill Gates e à sua equipa de investigadores que perder o meu tempo, para não falar dos casos em que se perde muito mais dinheiro como foi o meu caso.
Espero que este meu testemunho sirva aos apologistas de “alternativas” a não serem detestados com passei a detestar as opiniões da perita de informática que me fez perder mais dinheiro com produtos gratuitos e sobretudo muito tempo.
Penso que muitas “alternativas” e suas apologias são fruto de anti-americanismo, anti-capitalismo, anti-direitos de autor. Penso que isso causa mais danos gerais do que benefícios.
>>>:
Bill Gates, bem vindo a Portugal
http://www.pt.indymedia.org/ler.php?numero=70029&cidade=1&forcarcomentarios=S#70120
Não concordei quando a Génova Bill Gates se uniu à UNESCO para defender as minorias linguísticas. Penso que a campanha pela defesa de minorias linguísticas, dialectos regionais e nacionalismos culturais é o presente mais envenenado para filhos e netos...
Bill Gates, capitalismo, comunismo, anarquia e luta no-global globalizada http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=69902&cidade=1
Se Portugal è o ultimo da Europa em competitividade e Bill Gates o melhor do mundo a favorecer a competitividade não seria mais inteligente escutá-lo do que combate-lo?
http://www.pt.indymedia.org/ler.php?numero=69780&cidade=1&forcarcomentarios=S#69919
Na prática Bill Gates criou uma comunidade económica orientada para o lucro que depende da utilidade social. No capitalismo ideal quem produz mais benefícios sociais com menos meios e menos danos colaterais teria mais poder de orientar a economia. No capitalismo ideal as hierarquias dependem da utilidade social. Nas caricaturas do capitalismo quem mais rouba e mais danos causa aos outros em benefício próprio mais adquire poder político, económico e social. O melhor exemplo encontra-se nas regiões do Sul de Itália com a economia controlada ao 90% das mafias e a política local a ser condicionada pelos influentes locais.
Anarquismo, Bill Gates e futuro global http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=69962&cidade=1
No-global e Bill Gates http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=51681&cidade=1
Direitos de autor, anarquismo, elites criativas, artísticas e intelectuais http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=36479&cidade=1
MICROSOFT realiza em LIsboa, no princípio de 2006,conferência anual europeia A conferência anual europeia da Microsoft, reúne os líderes dos governos europeus e representantes das empresas ...
ONU do futuro global, burocracias, anarquia, comunismo e capitalismo (Pires+Portugal+ em 2005-11-24 03:30:13) Imagino uma ONU a fazer a maior revolução do futuro com a eficiência de Bill Gates, parte da justiça de Estaline e de uma cigana que morreu milionária fazendo justiça. http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=67596&cidade=1
Bicicletas, China e futuro global melhor (Pires+Portugal+ em 2005-12-25 14:52:19) A China tem poder de fabricar bicicletas para todo o mundo a um preço de fechar quase todas as fábricas. E se amanhã fabricar carros, aviões, helicópteros e foguetões como hoje fabrica bicicletas?
Bill Gates dará «aula» a ministros e autarcas em Lisboa O patrão da Microsoft, Bill Gates, vai dar no final do mês, em Lisboa, uma «aula» a ministros, autarcas e dirigentes da administração pública sobre novas tecnologias e a modernização administrativa.
Vírus: intelligênca de Bill Gates e estupidez da justiça (PIRES PORTUGAL em 2004-05-15 02:37:52)
O autor do vírus “Sasser” que tinha arruinado milhões de PCs em todo o mundo e causado danos astronómicos, foi preso e posto em liberdade depois de ter confessado. Recordo que Bill Gates tinha oferto 250.000 US$ a quem oferecesse informações ...
hackmeeting transnacional Falta um apelo à ética global e justiça sem fronteiras: os bens globais devem ser usados para bem de todos e quem os utiliza para prejudicar ou roubar o bem mais precioso devia ser condenado por uma justiça sem fronteiras a indemnizar as vítimas e a sociedade. Só agora, só nos USA, o primeiro spammer foi condenado a 7 anos de prisão e ao pagamento de 16,5 milhões de dólares. Os juizes mais estúpidos do resto do mundo deviam fazer uma actualização para aprender a fazer justiça adaptada aos tempos actuais.
Lei do açúcar no café, web-crimes, justiça e ética global (PIRES PORTUGAL em 2004-06-11 09:19:39) Foi anunciada em Itália uma lei do Parlamento Europeu que obriga o uso de sacos de açúcar para o café. Por outro lado o spam, vírus e web-crimes causam danos astronómicos em todo o mundo, só recentemente ...

Sem comentários:

Enviar um comentário