2006-01-10

Web-crimes: spam, vírus e vigarices. Estupidez da velha justiça e ideias para a nova justiça do futuro
Depois dos danos astronómicos do spam, aparece pela primeira vez em 2004 a notícia de que o primeiro spammer foi condenado a 7 anos de prisão e ao pagamento de 16,5 milhões de dólares. Só em 2002 e só nos USA calcula-se que o spam causou 9 biliões de danos só nos USA. Não poderiam ter condenado ao menos alguns a pagar a milésima parte dos danos para servir de exemplo aos outros?
Dois autores de vírus que causaram danos astronómicos foram presos e postos em liberdade no dia seguinte: a velha justiça tradicional não conhecia leis para os novos crimes. Parece que na velha justiça tradicional não existem pessoas com inteligência suficiente para reconhecer em quem causa danos astronómicos com meios injustos comete um crime e deve indemnizar as vítimas e a sociedade.
Para uma nova justiça proponho:
1. Novos juizes com melhor selecção entre os mais inteligência. Mesmo que não estudem sábias leis de 1800 desadaptadas da actualidade devem conhecer o princípio mais elementar de justiça: “QUEM CAUSA DANOS INJUSTOS E INJUSTIFICADOS DEVE INDEMNIZAR AS VÍTIMAS E A SOCIEDADE NO LIMITE DO POSSÍVEL”
2. A inteligência e bom senso para aplicarem este princípio e procurarem os meios de descobrir, condenar e educar os criminosos vale mais do que toda a sabedoria dos velhos códigos judiciais. Mais que advogados precisam-se investigadores peritos em novas tecnologias e a criação de estruturas onde os web-criminosos sejam obrigados a trabalhar para indemnizar as vítimas e a sociedade.
3. Os juizes mais inteligentes, criativos e com melhor bom senso de justiça devem criar novos meios e aprender com os melhores resultados internacionais numa contínua evolução.
Escrevi contra web-crimes, vírus, vigarices e spam:
ATENÇÃO: "Alerta de Vírus" instala vírus
Spam justiça e ética global
Spam anti-spam
CARTA ABERTA AOS HACKERS E A TODOS OS VOLUNTÁRIOS POR UM MUNDO MELHOR
SPAM, ÉTICA GLOBAL, CONSUMISMO...
Tempo, linguagem universal, abreviaturas internacionais e global standard
CARTA ABERTA À ONU
"JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS"
CONTRIBUIA PARA UM MUNDO MELHOR, COLABORE CONTRA O "SPAM" http://xoomer.virgilio.it/jiimm/mission_crime.htm 01 Jul 2004 10:16 79
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/spam_virus_tempo.htm 29 Jun 2004 21:56 19
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/vbwws.htm 29 Jun 2004 21:43 14
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/vbwss.htm 12 May 2003 11:15 6
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/vbws.htm 11 Jun 2003 19:57 12
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/v.htm 21 Jul 2002 21:35 1
http://xoomer.virgilio.it/jiimm/usa_onu_governo_mundial_internet.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário