2010-05-04

Tempo, mio padre, socialismo utópico, Saint Simon, Fourier, Proudhon, biologia, psiclogia e filosofia da vida, (tim-til, pib-fib-fig)

Quando era criança senti muitas vezes meu pai dizer: "Se te mandasse fazer ... não o fazias". Recordo o prazer de fazer certos trabalhos, o desgosto de não poder fazer outros reservados aos mais velhos. Recordo que fazer certos trabalhos dava mais prazer de certos jogos.
Muitas vezes pensei que seria uma maravilha se pudesse transformar o trabalho e estudo em prazer como o jogo e divertimento.
Mais tarde estudei as teorias do chamado "socialismo utópico" de Saint Simon, Fourier e Proudhon pensei que se aproximava daquilo que tanto aspirava: sentir prazer a fazer o que é mais útil para mi e para a sociedade.
Certamente nem sempre é possível mas talvez seja possível muitas vezes. Para isso deve contribuir a biologia, psicologia e filosofia da vida. A biologia com estudos das possibilidades de estimular os centros de prazer com a forma de ocupar o tempo. A psicologia com interacção da biologia e filosofia da vida. Passar do tim=time is money, (ted=tempo é dinheiro) ao til=tmia is life, (tev=tempo é vida). Passar da gestão do tempo em função do dinheiro, (pil=produto interno bruto), para uma função de mais prazer e melhor vida com menos dinheiro, (fil=felicidade interna bruta ou fig=felicidade internacional global).

Sem comentários:

Enviar um comentário