2020-05-12

António Guterres, ONU-OMS, coronavírus, criatividade e inteligência coletiva para salvar milhões de vidas humanas


Imagino maior colaboração internacional com António Guterres e elites da ONU com estas 3 objetivos:
1.       Para os problemas sem fronteiras como coronavírus, todos os governos do mundo devem colaborar com a ONU para uma resposta global imediata.
2.       As leis nacionais com evidente violação injusta dos interesses globais poderão sofrer limitações impostas por comissões internacionais “ad hoc” criadas pela ONU.
3.       Criação de uma justiça internacional “ad hoc” da ONU para os principais problemas globais a colaborar com as justiças nacionais para o maior interesse global.
Imagino mais colaboração da criatividade e inteligência coletiva com a ONU-OMS para descobrir remédios e meios de prevenção de coronavírus. Um laboratório fez uma descoberta importante sobre coronavírus e guardou segredo com medo que outros patenteassem a sua invenção. Isto é um crime legal contra a humanidade: evitar de salvar pessoas. Certas leis tradicionais nacionais são autênticos crimes legais: impedem a colaboração da criatividade e inteligência coletiva para inventar um mundo melhor. Se o registo de uma patente custa mais de €100.000 sem oferecer grandes garantias, (1), está a contribuir para que muitas invenções morram com os autores. O inventor do telefone morreu pobre por não poder pagar o registo da sua invenção. Para quem vai o dinheiro do registo de uma patente? Não seria mais justo e socialmente útil se ao divulgar uma invenção, inovação ou ideia socialmente útil ficasse automaticamente registada a paternidade e o direito a um benefício para o autor? Imagino que da colaboração de muitas ideias de pessoas com diferentes conhecimentos podem resultar as invenções e inovações que salvam milhões de pessoas. Tudo o que facilite essa colaboração e garante o justo prémio aos melhores contributos estimula melhores resultados.   
Para estimular essa colaboração online bastaria que a ONU garantisse a paternidade e os méritos de quem tiver invenções, inovações ou ideias originais e as divulgar primeiro por qualquer meio de informação.
Imagino um portal ou fórum da ONU onde as invenções, inovações e ideias criativas colocadas online ficassem automaticamente registadas no nome dos autores. Assim se estimularia a colaboração da criatividade e inteligência global e impediria que muitas invenções morressem com os autores por não terem meios de as registar.     
Imagino uma “J3M=Justiça em 3 Minutos” que resolveria os conflitos e atribuiriam justos prémios aos melhores com as punições aos piores, (2).
Com essa “J3M=Justiça em 3 Minutos” e o melhor do “4GB=quarto Governo de Berlusconi” aplicado por um “TIO=Tribunal Internacional da ONU” podia financiar-se a OMS para ter mais recursos económicos, dar emprego a mais trabalhadores e salvar milhões de vidas humanas.
O quarto governo de Berlusconi sequestrou fortunas à máfia e criminalidade para financiar melhor economia italiana, (3). Uma melhor justiça internacional da ONU que aplicasse multas aos criminosos online como a justiça americana aplicou multas à empresa alemã pelo “EVW=Escândalo-VolksWagen”, (4), teria meios económicos de dar trabalho a milhões de desempregados que vivem da beneficência ou milhões que morrem de fome e doenças curáveis.       
Notas:
(1)    Para registar uma patente internacional custa mais de €100.000 sem oferecer grandes garantias: basta uma pequena modificação ou produzir em certas nações para que a violação dos direitos de autor dificilmente obtenha justiça.
(2)    Imagino uma “J3M=Justiça em 3 Minutos” que resolveria muitos conflitos melhor de certas justiças tradicionais em 30 anos. Imagino esta justiça da ONU a colaborar com as melhores justiças nacionais contra evidentes criminosos com evidentes danos injustos e imorais a nível global.  
(3)    O quarto governo de Berlusconi sequestrou fortunas à máfia e criminalidade. Uma melhor justiça internacional da ONU que aplicasse multas aos criminosos online e off-line como a justiça americana aplicou multas à empresa alemã pelo “EVW=Escândalo-VolksWagen”, teria meios económicos de dar trabalho a milhões de desempregados que vivem da beneficência ou milhões que morrem de fome e doenças curáveis.
(4)    A justiça americana aplicou a maior multa de meu conhecimento à empresa alemã VolksWagen por uma mentira. Circulam online muitas mentiras e crimes com piores danos globais da VW sem darem escândalo nem punições.
T&L=TAGs e Links:  António Guterres, ONU, OMS, coronavírus, criatividade e inteligência coletiva, salvar milhões de vidas humanas, J3M, TIO, OOO, EVW, S20M, J3M=Justiça em 3 Minutos, B4G=Berlusconi e seu quarto governo, 4GB=quarto Governo de Berlusconi, TIO=Tribunal Internacional ONU, OOO=Observatório-ONU-Online, NéO-Justiça-ONU, OMS, “EVW=Escândalo-VolksWagen”.

1 comentário:

  1. Mais em: Dialetos, línguas, globish, língua global, abreviaturas e tempo é vida, (https://pebook-piresportugal.blogspot.com/2020/08/blog-post.html).
    Os dialetos e muitas línguas roubam as duas preciosidades mais importantes de um melhor futuro global: tempo e facilidade de comunicação para melhor convivência global.
    O tempo é vida e tudo o que rouba o valor dos valores deve tender a ser modificado: uma única língua global online, não traduzir em diferentes línguas os nomes de pessoas cidades as novas palavras ou abreviaturas das novas tecnologias, criar abreviaturas universais para os argumentos mais importantes...

    ResponderEliminar