2008-12-28

Editor do futuro: agente artístico, literário e cultural promotor dos autores e consumidores

O futuro caracteriza-se por:
1. O tempo torna-se sempre mais importante sobretudo para as pessoas mais importantes, as que mais precisam de informação especializada e se podem permitir de a pagar.
2. A informação e conhecimentos tornam-se globais, com processos quase gratuitos de divulgação e acesso, aumentando a quantidade e a dificuldade de seleccionar a qualidade.
3. Se os melhores escritores, investigadores e inventores de ideias sofrem a concorrência dos amadores produtores gratuitos de informação, do proselitismo ideológicos e da informação publicitária anti-social mascarada de cultura, correm o risco de vender-se a interesses particulares para sobreviverem em vez de trabalharem para o interesse social.
4. As leis e protecção dos direitos de autor do passado tiveram a sua importância mas tornam-se desactualizados com as novas tecnologias. As leis nacionais devem dar lugar a regulamentação global da ONU ou Neo-ONU com a colaboração de editores tradicionais, elites das novas tecnologias e representantes dos consumidores que em geral podem ser representados pelos melhores políticos ou seus delegados. As novas leis devem dar prioridae à utilidade social, meios de premiar os melhores e multas aos piores, aos ladrões do bem mais precioso: o tempo.
5. O editor do futuro poderá ser uma espécie de agente artístico entre o produtor de ideias, cultura ou informação e o consumidor. Será um intermediário estimulador da produção cultural conciliando os gostos do consumidor com as necessidades sociais do momento e futuro.
6. O editor recebe uma percentagem que será maior na medida em que for um artista de satisfazer consumidores e estimular a melhor produção defendendo os seus direitos dos autores.
7. O consumidor beneficia em economia de tempo pelas propostas seleccionadas, e meios adaptados às suas necessidades.
8. A sociedade beneficia de diversas formas:
A) Os privilegiados, mais importantes e que mais pagam a produção dos autores são também os que beneficiam em tempo e podem ocupar o tempo economizado a produzir outros bens sociais.
B) Os autores são estimulados a remunerados.
C) Parte da produção dos autores torna-se do domínio comum, beneficia a sociedade depois de beneficiar prioritariamente quem a pagou.

Sem comentários:

Enviar um comentário