2008-12-20

A nossa criatividade e intelligência colectiva: blogs, eee5e, livros, TV e cinema

Creio que sou criativo acima da média: 15 prémios internacionais, várias invenções comercializadas, outras em estudo, conferências em diversas partes do mundo.
Mas a criatividade precisa de inteligência para separar o oportuno ou inteligente para cada momento da fantasia prejudicial.
Muitas das melhores invenções foram consideradas inúteis no início. Recordo vagamente apreciações da invenção do cinema come se fosse inútil na opinião dos próprios inventores ...
Ao longo da minha vida tive ideias preciosas e outras que me deram catástrofes... Ganhei muito mais a trabalhar para outros do que quando tive pessoas a trabalhar para mi. Talvez porque sou mais criativo do que inteligente, ou talvez porque me falta inteligência pragmatica.
A criatividade sem inteligência pode ser um desastre... Muitas vezes perdi muito tempo e dinheiro com ideias que me pareciam interessantes. Creio que os estados psicológicos condicionam muitas vezes as escolhas certas ou erradas. Creio que em certos momentos de depressão é melhor não fazer nada de grande responsabilidade.
Com as novas tecnologias a criatividade e inteligência tornam-se mais facilmente colectivas, todos podemos ser construtores de um mundo melhor ou pior. Coloco as minhas ideias que me parecem mais úteis para o futuro na Internet para outros as aproveitarem, criticarem ou desenvolverem. É uma espécie de apontamentos de ideias para estimular a criatividade colectiva.
Coloquei as minhas ideias em diversos blogs. Mas tenho a impressão de que nos meus blogs se encontram ideias importante perdidas no meio de outros que tiveram importância em determinado momento ou surgiram de emoções momentâneas que podem ter só um interesse histórico ou psicológico. Agora tenho vários progectos de criatividade colectiva par o futuro. Quem quiser collaborar pde deixar aqui uma mensagem ou contactar-me, ( piresportugal&&&hotmail.com , &&&=@ para evitar spam automatico). Para economizar tempo, quem quiser colaborare pode escrever apenas uma ou mais letras pela ordem de prioridade. Se por esemplo escrever CA quer dizer que está interessado prioritariamento no assunto che segue à letra C e menos à letra A com exclusão das outras. Sugiro o uso desta metodologia para os comentários ou para os e-mails. Um e-mail o assunto “CA-A nossa criatividade ...” significa para mi como duas frazes.
Progectos actuais para os quais gostyaria de ter colaboração:
A) Blog colectivo, só com o melhor dos meus blogs anteriores e o melhor de outros autores que queiram participar a este progecto. Todos podem continuar con os seus blogs individuais e participar a este só com o seu melhor. Se colocarem num blog colectivo o melhor adquirem prestigio e visibilidade. Um blog com o melhor dos melhores, escolhido ou sugerido colectivamente, melhorado e assinado por outros autores pode trasformar-se num blog de qualidade superior com benefício para os autores, leitores e sociedade.
B) Enciclopédia eee5e=enciclopedia ética, educativa, evolutiva, electronica. Nos blogs predominam as ideias importantes em determinado momento. Mas algumas destas ideias merecem ser desenvolvidas e actualizadas. Esistem já várias enciclopédias geniais. Mas eu proponho uma com uma com prioridae à ética, educativa, evolutiva, electronica, (eee5e=enciclopédia dei 5 eeeee=eee5e).
C) Com o melhor de A e B sonho publicar um livro ou uma coleccão de livros com a diferença da maioria dos livros por serem muitos autores e só o melhor dos melhores.
D) Um dos meus sonhos é criar um programa de TV ou colaborar con outros.
E) Tenho muitas ideias para filmes. Mas não tenho conhecimentos de cinema. Imagino que da colaboração com profissionais do cinema poderia surgir um filme colectivo.

Abreviaturas para economizar tempo:
eee5e=enciclopedia ética, educativa, evolutiva, electronica
l&l=livro&livros
ptv=progectos de programas para TV
f&f=fantasia&filme, cinema

Sem comentários:

Enviar um comentário