2011-09-27

O grande advogado e impotência da velha justiça ou o grande juiz e a vitória da NJF=Neo-justiça-futura?


(Ideias para argumento do filme da minha vida ou para uma revolução da velha justiça)
Ontem pensei que se eu fosse juiz e conhecesse a verdade dos factos de um grande advogado-ladrão-mafioso e não o pudesse condenar me sentia um fantoche de uma fantochada a que chamam justiça. O que se pensa não se dizer ou escrever. Mas pode escrever-se um livro de fantasia ou fazer-se um filme em que certas personagens dizem o que pensamos. Das duas vezes que recorri à justiça contra ladrões do fruto do meu trabalho tive a impressão de que se andava de um bom mafioso podia obter melhor justiça de uma má justiça. Mas a solução não deve estar em escolher entre um bom mafioso e má justiça. A justiça deve fazer justiça ao menos quando a injustiça é evidente. Só em teatros-circos de tribunais os fatos de um grande advogado-ladrão-mafioso que com vigarices e ameaças mafiosas me levou o que tinha economizado em toda a vida. Só um juiz que não tenha juízo não compreende que isso cause danos morais e psicológicos a qualquer pessoa normal. Em minha opinião nem com 10 milhões de euros me pagava os danos que me causou. A opinião do juiz pode ser diferente. Da sua decisão dependerá a minha opinião sobre a justiça. E provavelmente o prestígio da justiça futura.
Imagino um filme que começa com a famosa fotografia do abutre à espera da morte de uma criança para a comer, o fotografo que se suicida por depressão depois daquela e outras fotos de mortos de fome, um profeta que quer salvar os mortos de fome com a sua teoria da J3M=justiça em 3 minutos e J3L=justiça em 3 lições: programa Forum de Mediaset em Itália, cigana milionária fazendo justiça e melhor da justiça de Estaline. Com uma revolução desta justiça os grande ladrões, vigaristas e criminosos não seriam condenados a fictícias prisões de 9 meses mas a pagar milhões, com ajuda dos cúmplices e beneficiários do fruto da criminalidade, ladroagem e vigarices. Com a velha justiça tradicional o grande advogado-ladrão-mafioso teve cúmplices que beneficiaram do que me roubou e não podem ser condenados. Com uma justiça futura como eu a imagino os cúmplices pagam sempre que tenham conhecimento da proveniência criminal dos benefícios. A quem não colaborasse contra piores crimes mafiosos e tentasse esconder a verdade seriam sequestrados todos os bens para indemnizar as vítimas, a sociedade e os mortos de fome. Com esta justiça portada à ONU e em colaboração com governos, sistema judicial, policial, político e voluntariado de todo o mundo podiam sequestrar-se à criminalidade biliões de euros para salvar mortos de fome. As prisões seriam reduzidas ao mínimo, só mais perigosos e para aqueles que não colaborassem em semi-liberdade para a indemnização às vítimas e á sociedade.

OGD=O grande deficiente: argumento para filme, testamento moral de um artista que não é Van Gogh ou de um missionário que não é Santo António de Lisboa-Novara, ( fff3f, s6m, ggga, vit, njf ).


(1) Encontram-se  vários vídeos online sobre o caso: L'Africamuore di fame, fff, s6m, permalink,  berlusconi bush usa papa africa fame bill gates furbi onesti populisti  potenti 

Sem comentários:

Enviar um comentário