2013-05-28

Janelas no PC de publicidade: utilidade social ou crime-legal por perda de tempo e dinheiro?

Um programa tem uma publicidade tão bem feita que me levou a instalá-lo sem dar-me conta. Antes do download de um programa gratuito útil para o meu PC aparecia a mensagem: “Antes de fazer o download … é conveniente...” Bastou um cklik para aparecer sempre no meu PC uma grande janela com a promessa de economia tempo e otimização … Depois de fazer-me perder algum tempo com a abertura de uma janela sempre que ligava o PC, resolvi verificar: anunciou-me dezenas de erros e a promessa de reparação pagando um certo dinheiro. Se fosse verdade o que prometia podia ser um pequeno investimento para economizar tempo num valor muito superior. Mas ao contrário do que dizia a publicidade e muitos testemunhos online, (talvez pagos pela companhia), o meu PC passou a ser mais lento na abertura e apareceram novas janelas a pedir para pagar mais por outro programa para resolver outros erros. Pedi o dinheiro de volta, desinstalei o programa e o meu PC voltou a funcionar mais rápido, quase como antes da instalação e desinstalação. Cada processo de instalação e desinstalação de programas deixa sempre resíduos que retardam o bom funcionamento. Se isto que se passou comigo se passar com milhares ou milhões de utilizadores não é um crime-legal com enormes danos para a sociedade pelo tempo que faz perder a milhares, milhões ou biliões de utilizadores de Internet? Não pode causar danos astronômicos superiores a muitos crimes que são condenados com a prisão? Suponhamos que faz perder mais tempo e dinheiro com mais efeitos negativos do que positivos. Quantos danos astronômicos para a sociedade? Suponhamos que um péssimo programa que investiu mais em publicidade do que em qualidade faz concorrência a um bom programa que investiu mais em qualidade do que em publicidade. Suponhamos que online aparece primeiro o péssimo e só depois de dezenas ou milhares de resultados dos motores de busca aparece o melhor. Quantos danos económicos para a sociedade atual e futura?
Online todos podem dizer as mentiras que querem, raramente são punidos, muitas vezes são premiados os que mais investem dinheiro e tempo em publicidade a enganar o consumidor convencendo-o a gastar o seu tempo e dinheiro com o pior.
Não recordo o que fiz há muito tempo com um outro programa que continua a abrir janelas sempre que navego online. Já perdi muito tempo e fiz perder a amigos para me ajudarem mas não consigo eliminar a aparição destas janelas. Se o meu tempo e de meus amigos para eliminar este disturbo fosse pago ao preço de mercado custaria centenas de euros. Um técnico de PC com menos formação do que eu pode ganhar €50 por hora a Berlim. O meu tempo pode equivaler a dezenas de horas para fechar estas janelas sempre que se abrem. São legais? Se são legais não será um crime-legal pelo tempo que rouba e danos sociais?
Um governo global para as novas tecnologias da ONU ou NEO-ONU a punir a mentira online com multas ou descrédito podia receber dinheiro para salvar milhões de crianças de morrerem de fome e contribuir para economizar tempo e dinheiro da sociedade atual e futura.
O tempo é o valor mais precioso e menos tido em conta pelas velhas legislações tradicionais, velhas políticas, velha informação e sobretudo pela publicidade tradicional. Imagino que o tempo e o seu melhor uso pode ser o argumento do século. Um ebook com o melhor de muitos dos melhores autores sobre o tempo pode tornar-se uma revolução das novas tecnologias e da sua utilidade social.

Sem comentários:

Enviar um comentário