2011-06-27

Criatividade e inteligência colectiva para inventar o futuro da Guarda, (CIC, IFG, TIL, ELP, PPP)

Desde que nascemos inicia um processo de crescimento das nossas faculdades que condicionarão o nosso futuro e da sociedade. Cada minuto que passa há uma faculdade que pode ser mais desenvolvida e outra atrofiada. O factor mais importante é o tempo que dedicamos a cada actividade, jogo, divertimento, trabalho, obrigações, trabalho e repouso. Mesmo quando dormimos o nosso cérebro continua a trabalhar e a organizar as informações ou emoções do dia. O tempo e como o utilizamos torna-se assim o valor dos valores, condicionante das nossas capacidades para a nossa vida e da sociedade onde vivemos.

A Internet e as novas tecnologias permitem economizar, perder ou ocupar muito tempo de forma diferente condicionando o desenvolvimento diferente das capacidades das gerações do futuro.

Creio que a grande alteração será a prioridade à criatividade e inteligência deixando para segundo plano a memória, ao menos para muitas pessoas e muitas ocupações. As novas tecnologias proporcionam em segundos muitas informações que antes deviam ser memorizadas. Imagino que este facto permite orientar muito do nosso tempo para outras faculdades, nomeadamente a criatividade e inteligência.

As mudanças contínuas de um progresso sempre mais rápido exigem mais criatividade e inteligência para adaptação às novas situações. As novas tecnologias permitem a colaboração colectiva, trabalho de casa, estar perto dos que estão longe e longe dos que estão perto. Com as novas tecnologias tudo é diferente mas dificilmente será possível saber o que é melhor ou pior. 

Proponho uma experiência com um encontro aberto a todos os que queiram participar: Em 15 minutos tentarei apresentar uma selecção das melhores ideias sobre criatividade, inteligência e trabalho em grupos. Diversos grupos de 3 a 9 pessoas formados com diferentes métodos tentarão pôr em prática as técnicas dos mais famosos especialistas da criatividade com a tentativa de inventar outros. Os resultados desta experiência passarão para Internet tornando-se património para a Guarda ou para o futuro. Se esta experiência for filmada e divulgada online poderá ser a primeira de outras que tenciono fazer noutras partes do mundo. Seria interessante se fotografassem ou filmassem certas partes da cidade no melhor e pior para se poder tirar ideias e sugestões ou conclusões dos resultados para o futuro. 

(CONTINUAÇÃO DE:  Criatividade e inteligência colectiva, (CIC), para a política local, cultura, formação, informação, jornalismo e opinião pública )

Mais:

CIC= criatividade e inteligência colectiva,

TIL=time is life, tempo é vida,

ELP=eletronic-learnig-press, aprender jornalismo electrónico-digital do future,

PPP=prioridade-principal-Pires.


Sem comentários:

Enviar um comentário