2011-11-28

Mário Soares, Humberto Delgado, Craxi, Berlusconi, um grande advogado-ladrão-mafioso, factos, opiniões, crenças, informação, desinformação, política e justiça


Não recordo de sentir falar de Mário Soares antes do 25 de Abril de 1974. Mas recordo a opinião que tinha de Humberto Delgado, exactamente contraria à que Mário Soares exprimiu publicamente. A minha primeira informação política quase se limitava à Emissora Nacional, Rádio Renascença e Rádio Altitude. Recordo a emoção do primeiro rádio, da gente que se reunia em casa do afortunado que se podia permitir um rádio. A electricidade ainda não tinha chegado à minha terra, nem TV nem jornais. Esta informação deu-me a impressão de que Humberto Delgado era para Portugal como Osama Bin Laden para os americanos: um terrorista sem coração.
Depois do 25 de Abril, frequentando universidades, cursos de psicologia, sociologia, biologia, filosofia e jornalismo, tornei-me um fã de Mário Soares como a maioria dos portugueses mais informados politicamente.
A pior desilusão que recordo de Mário Soares, foi quando visitou o seu amigo Craxi no exílio na Tunísia. Tinha vivido em Itália no apogeu e declínio de Craxi, absorvido da informação italiana o seu pior. Para mi Craxi não era como Osama Bin Laden para os americanos ou Humberto Delgado para a maioria dos Portugueses no tempo de Salazar mas pouco faltava.
Hoje penso que Humberto Delgado, Craxi e Berlusconi foram vítimas de muita desinformação que condicionaram crenças, política e justiça. Creio que um dia os processos a Craxi e Berlusconi serão vistos como uma vergonha de certa justiça, política e informação ou desinformação. Imagino que para muitos de hoje as 12 prisões de Mário Soares são consideradas como medalhas de bom comportamento. Imagino que o facto de no quarto governo de Berlusconi existirem 84 parlamentares italianos indagados ou condenados será a vergonha de uma justiça mais interessada a condenar políticos do que piores mafiosos das piores bandas criminais.
Quando li o que Mário Soares escreveu sobre Humberto Delgado pensei no poder da informação ou desinformação daqueles tempos. Imaginei-me com uma túnica em que escrevia “FAÇAM OUTRAS LEIS OU CAGUEM NAS LEIS MAS FAÇAM JUSTIÇA” para protestar contra uma injustiça de que fui vítima de um grande advogado-ladrão-mafioso. Se fosse para a prisão por enfiar essa túnica e me recusasse a tirá-la enquanto não obtivesse justiça seria julgado pela História como um revolucionário contra a estupidez, imoralidade e injustiças da justiça?

 Mário Soares, politica, justiça, informação, opinião ... Berlusconi, Mário Soares, Craxi, informação à portuguesa e justiça àBill Gates, voluntariado, beneficência, pessoa do ano ... IDEIAS PARA UM MUNDO MELHOR ... justiça_ políticos_spam_vírus_ética_inteligência_estupidez... pebook=personalizado e-book: O GRANDE MAFIOSO, GRANDE ... ONU-W-GOV: 2011/03 - 2011/04ONU-W-GOV: Mário Soares, políticos, advogados, justiça ... ONU-W-GOV: 2011/02 - 2011/03CAEPMS.

Mário Soares não se arrepende de nada durante a sua carreira política "Um político assume-se".Soares apela à «mobilização» dos portugueses face à austeridadeMário Soares alerta que a Grécia cair, «a Europa vai ao charco»

Sem comentários:

Enviar um comentário