2009-07-01

Neo=novo, ético, global, electrónico, com a criatividade e inteligência colectiva a colaborar para um futuro melhor, (eee5e, pisi, cic)

Da melhor colaboração, muitas vezes,  recebe mais quem mais dá,  com benefícios individuais e colectivos. Ao colocar ideias num blog passam a ser "nossas" porque cada um pode introduzir as suas ideias e torná-las também suas.

Nos meus blogs encontram-se muitas ideias repetidas mas em circustâncias diferentes e relacionadas com acontecimentos ou emoções do momento. Imagino que isto seja uma espécie de apontamentos de criativiade individual prontos a passar pela inteligência colectiva inspirando obras que se transformarão na cultura e civilização do futuro.

Algumas ideias mais importantes para o futuro passarão a ser melhor escritas por outros transformadas em livros, progrmas de TV ou  e filmes.

Aconteceu-me ver numa conferência a Milão elogiar ideias de psicologia atribuídas a um famoso mago espanhol. Cerca de 20 anos antes esse mago espanhol era em primeira fila e elogiou a minha conferência. Tive a impressão de que as minhas ideias estavam a ser atribuídas a outro. 

Recordo de receber um e-mail com críticas aos pacifistas de Che Guevara idênticas a outras que eu publiquei muito antes. Imagino que é possivel que as minhas melhores ideias sejam aproveitadas por outros e seja difícil saber de quem é a paternidade. Mas mesmo as minhas ideias evoluem com as de outros. A cultura torna-se sempre mais colectiva, com a colaboração de muitos.

Penso que será importante para um futuro melhor a invenção de novas formas de financiamento da actividade criativa e cultural. Os fóruns e blogs são formas de voluntariado das ideias e criatividade. Mas se os melhores pudessem viver da sua actividade criativa talvez resultasse mais benefício social do que de uma actividade só de voluntariado.

Uma actividade que se faz por prazer pessoal directo ou prazer de fazer bem aos outros não tem a mesma responsabilidade e estímulo de uma actividade remunerada. E a criatividade depende muito do estímulo consciente ou inconsciente. Talvez por isso existem os agentes artístico que ganham uma percentagem do que fazem ganhar aos artistas. Contribuem assim para estimular a criatividade com vantagens para eles, para os artistas e mesmo para o público que embora pagando mais recebe melhores criações dos melhores artistas.

Penso que algo se devia fazer a nível da criatividade intelectual de ideias para um mundo melhor. Se os melhores fossem premiados dedicavam mais tempo e o melhor das suas energias a inventar um futuro melhor.

Isto sucede em parte com a publicação de livros, com programas de TV e direitos de autor para filmes. Mas talvez isso premeie só o que é mais popular e nem sempre é o melhor para a maioria.

Os partidos políticos podiam começar com o voluntariado dos aficcionados para passar à actividade profissional com a vitória política. Talvez fosse uma forma de premiar os melhores voluntários e contribuir para melhores políticas.

Cada pessoa que está mal tende a transmitir o seu mal à sociedade e a causar danos sociais. Um indivíduo que num incêndio perdeu tudo tornou-se um criminoso, deitou fogo a 13 carros e queria queimar toda a povoação onde vivia, (Itália, TG, 2008-12-27). Se a gente da sua povoação fosse mais sensível à sua desgraça talvez perdesse menos.

Mais sobre justiça neste blog.

Em italiano, (procurar cic, eee5e, pisi).

Sem comentários:

Enviar um comentário