2009-07-06

Criatividade, inteligência e ética para o jornalismo, informação, comunicação e conhecimento do futuro: eee5e=enciclopédia ética educativa evolutiva eletrónica

Criatividade, inteligência e ética para o jornalismo, informação, comunicação e conhecimento do futuro: eee5e=enciclopédia ética educativa evolutiva eletrónica

O futuro caracteriza-se pela evolução muito mais rápida e globalização sem fronteiras.

A informação do futuro tem um papel fundamental na evolução da ética, valores, comportamentos e costumes em mudança contínua para melhor adaptação a estas mudanças e às novas necessidades.

Criatividade e inteligência são as faculdades humanas mais importantes para a evolução do jornalismo tradicional às novas formas de informação do futuro.

Ninguém pode conhecer todos as consequências de uma opinião, de uma política, de uma opção. Por isso é cada vez mais necessária a colaboração, dos peritos em diversos ramos do conhecimento, a criatividade colectiva e a inteligência dos melhores para avaliar os prós e contras de cada decisão. A melhor decisão em política nem sempre é a mais popular. Sobretudo quando a informação é mais populista.

As prioridades da informação não são as mesmas da polítca. Se a informação não dá ao consumidor o que ele quer não tem clientes, não tem influência. Mas paralelamenta à informação popular há a informação de especialistas, intelectuais e elites. Em democraia, para votar os políticos, pode ter mais influência a informação popular mas para as decisões políticas pode influenciar mais a informação de elites.

O melhor para uns pode ser o pior para outros. As melhores pessoas eleitas democraticamente podem ser as mais aptas a escolher as decisões que melhor conciliem os diferentes interesses e evitem guerras com mais danos para todos e vitória dos mais fortes.

As novas tecnologias permitem as guerras de opiniões com a vitória dos mais inteligentes, éticos e justos em vez de outras guerras com a vitória dos mais fortes.

O grande limite da comunicação global são as diversas línguas e eu penso que uma das prioridades do futuro será uma única segunda língua global com tendência a tornar-se única língua standard global.   

O melhor de Internet é a facilidade de colaboração colectiva. Uns têm boas ideias misturadas com outras catastróficas, outros têm grande inteligência ou arte de escolher as melhores ideias. Imagino a informação do futuro muito mais colectiva, com a criatividade de artistas, jornalistas, escritores e editores. Uns são mais criativos, outros escrevem melhor e outros têm um tipo de inteligência mais prático que coordenam e orientam o trabalho de equipes. Os artistas lançam ideias loucas ou que parecem loucas e depois se transformam em revoluções culturais. Os jornalistas fazem um serviço de critica das ideias e selecção das que consideram melhores para determinado público. Outros colocam-nas em prática.

A informação profissional distingue-se da outra informação por seleccionar melhor a prioridade de certa informação para determinado publico.

A informação na Internet aumenta cada vez mais. Todos os dias nascem mais de 100 blogs. Ao contrário do jornal que vai para o lixo a informação na Internet pode permanecer para sempre e repetir-se em continuidade de forma quase gratuita. No jornal aparece em primeira página o que interessa mais para a maoiria no momento. Na Internet pode aparecer em primeiro lugar uma informação muito antiga, que era uma mentira muito populista e foi vista por muitas pessoas.

Neste mundo de tanta informação o valor mais precioso passa a ser o tempo para a encontrar entre tanto spam ou informações com diversos conflitos de interesse. Penso que cada vez mais a informação impressa será menor mas melhor, uma selecção do melhor para determinado público.

Nos blogs e na Internet em geral a informação gratuita raramente tem o nível de seriedade e confiança da informação profissional. A melhor informação de Internet está muitas vezes ligada aos grupos da informação tradicional.

Imagino a informação profissional impressa cada vez menos e mais bem paga para quem o tempo é mais precioso.

Eu sou muito criativo, (vários prémios internacionais e invenções comercializadas), mas a criatividade necessita de muita inteligência, do próprio ou de outros, para escolher as melhores ideias para cada momento e os meios para as pôr em prática. Estudei 3 anos de jornalismo mas segui uma carreira profissional artística durante 30 anos. Hoje penso que a criatividade é muito importante e tento aplicá-la a novas formas de jornalismo e informação.

Gostaria de colaborara com jornalistas e escritores profissionais interessados nestes temas para criar uma enciclopédia ao serviço de uma melhor evolução da informação, política, justiça, cultura, ética e valores de convivência global: eee5e. 

 

Fórum de voluntários e ideias para um mundo melhor

TEMPO E ÉTICA GLOBAL

DO "TIME IS MONEY", (TEMPO É DINHEIRO), AO "TIME IS LIFE", (TEMPO É VIDA)

Web-crimes: spam, vírus e vigarices. Estupidez da velha justiça e ideias para a nova justiça do futuro

ONU, Bill Gates, elites de profissionais e voluntários inventores do futuro

Inventores do futuro, precisam-se na política, economia e cultura
PPPP=filosofia do passado presente e futuro, ensaio para uma nova filosofia política neo-maquiavélica
Bill Gates, capitalismo, comunismo, anarquia e luta no-global globalizada 

Bill Gates2008, filantropia, beneficência, mitos, heróis, santos e terroristas

Revolucionários da passado, presente e futuro

ONU, UNESCO, web-serviços, correios, banco global, e invenção do futuro

ONUpol, web-governo mundial, justiça sem fronteiras, liberdade e repressão da criminalidade e terrorismo

Bill Gates2008: só beneficência, educação e instrução
Bill Gates e nova anarquia americana
Paz: dos pacifistas de Che Guevara à Neo-ONU, da luta à colaboração de classes

Bill Gates, Berlusconi, milionários, beneficência, saúde, educação e instrução
G8: dos violentos reaccionários no-global à Neo-ONU
Bill Gates e nova anarquia americana
Bill Gates e capitalismo no seu melhor, anarquismo no seu pior

Paz: dos pacifistas de Che Guevara à Neo-ONU, da luta à colaboração de classes

"Deixem Passar O Homem Invisível", justiça, ilusões e fantasias no segundo livro de Rui Cardoso Martins.
 


Mais em italiano:Cerca in questo blog le parole: eee5e, cic, elp, pppp, elppp
 


Veja só alguns dos novos serviços online no Windows Live Ideas — são tão novos que ainda não foram disponibilizados oficialmente. Experimente!

Sem comentários:

Enviar um comentário