2010-05-11

Livro, e-book e pe-book, livro electrónico digital personalizado do futuro

Vi só comentários positivos ao elogio do livro tradicional em papel, (em espanhol). Deixei o primeiro comentário de "advogado do diabo" a contestar.  

Creio que continuará a existir espaço para livros em papel. Mas aparecerão cada vez mais e-book. Imagino uma nova forma de livro electrónico: pe-book=personalizato e-book. Imagino autores do futuro a escrever livros para responder ao pedido de determinados leitores. Por exemplo eu escrevi milhares de páginas sobre justiça. Dessas milhares de páginas podem existir dezenas ou centenas com interesse para um ministro da justiça, para um escritor revolucionário, para um filme, para um professor, para um aluno que quer ser advogado ou outro que quer ser juiz. O meu livro pode ser fornecido gratuitamente a um pobre estudante que me ofereça colaboração para melhorá-lo, passar a e-book ou a livro. Creio que os livros tenderão a ser colectivos com melhor qualidade e só o melhor de anteriores e-book ou pe-book.

O papel pode ser reciclado mas com custos de energia que podem ser superiores ao e-book. Se toda a informação actual digitalizada passasse ao papel desapareceriam todas as florestas em pouco tempo e os terrenos com árvores para novas florestas faltariam para produzir alimentos e aumentariam os mortos de fome. Se um livro for lido por várias pessoas pode economizar tempo de leitura, energia e ambiente. Mas se é lido por uma só pessoa?  E se por um livro lido vão vários para o lixo por não serem vendidos?

Fao, fome, ONU, Neo-ONU e justiça sem fronteiras (JSF) para salvar 6 milhões de crianças, (s6m)

Sem comentários:

Enviar um comentário