2006-01-30

USA na vanguarda do bem e do mal
Os americanos quase sempre estiveram na vanguarda do bem e do mal: foi a primeira grande colónia que superou o colonizador em muitos aspectos, determinou o fim da Segunda Guerra Mundial e liderou o capitalismo contra o comunismo durante o século passado. Naturalmente em política nada se faz sem danos colaterais e não há nenhuma decisão importante que seja considerada útil, ética e justa de todos. Comunistas e de esquerda são quase sempre anti-americanos, contam as vítimas, danos colaterais e aspectos negativos da sua política. Em defesa dos americanos contam-se os milhões de mortos para impor o comunismo na ex-URSS e China com os resultados que conhecemos.
Com a queda do muro de Berlim e do bloco comunista da ex-URSS parecia que o capitalismo tinha vencido o comunismo, até o partido comunista mais importante da Europa Ocidental mudou de nome, de Partido Comunista Italiano a Democracia de Esquerda e o seu líder, Occhetto, apresentou-se a competir com Berlusconi apresentando o modelo americano.
Muitos esperavam na paz americana as condições de uma globalização do capitalismo. Mas o capitalismo não pode satisfazer o constante crescimento do consumo para todos e a riqueza continua mal distribuída. Os falidos dos sistemas capitalistas uniram-se às elites islâmicas do terrorismo contra o sistema capitalista e o seu principal representante: USA.
Sem uma cultura tradicional histórica tornaram-se um atractivo de elites de outras culturas. Recordemos que USA nasceu dos fugidos das guerras europeias e tornou-se uma das nações com mais sincronismo de diferentes culturas e filosofias. Daqui nasceu a filosofia do pragmatismo, do mais útil aqui e agora. Essa filosofia está em contínua evolução e adaptação: apoiaram Saddam e Osama Bin Laden quando serviam contra um mal que consideravam pior: comunismo e integralismo islâmico do Irão e Afeganistão, entregaram Saddam à justiça quando era um perigo pelo apoio ao terrorismo e continuam a liderar o combate ao terrorismo islâmico.
Não acredito na superioridade de raças mas acredito que certas condições económicas, culturais e políticas contribuíram para atrair aos USA intelectuais de todo o mundo, contribuindo para uma nação com um passo à frente de quase todo o mundo em muitos campos. Muitos intelectuais regressaram aos países de origem e contribuíram para o progresso local e as relações com USA.
Toda a inovação cria problemas e não há só vantagens na globalização. Mas penso que muitos no-global vêm só as desvantagens e outros só as vantagens. Por um lado encontramos nos USA os maiores milionários e muita miséria. Mas ao contrário de outros com maior miséria encontramos menos ostentação do luxo e mais beneficência. Os maiores milionários fizeram fortuna com a sua criatividade e inteligência ao serviço de muitos no mundo. Eu beneficio quase todos os dias de Internet, Microsoft e Google. Os maiores milionários de outros sistemas políticos resultam da herança ou conquista de poder político pela força com a morte de adversários como foi o caso de Saddam.
Por um lado muitos dos maiores milionários do sistema capitalista fizeram fortuna produzindo benefícios sociais e são os mais aptos a orientar a economia. Mas por outro lado corre-se o risco de orientar a economia só para os previlegiados e aumentar as desigualdades.
Eu não tenho dúvidas de que da globalização podem resultar mais vantagens do que desvantagens. Mas penso que a uma globalização sempre cada vez maior dos meios de informação, transportes, culturas, etc., deve corresponder uma globalização de políticas internacionais para gerir o que interessa a todo o mundo.
Na prática os USA e a ONU são duas formas principais de intervenção no governo global.

>>>:
>>> UNESCO, Bill Gates, diversidade, línguas e revolução cultural. http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=51331&cidade=1&forcarcomentarios=S#b51331 .
Turismo no espaço, no-global, ricos, pobres, microsoft, copyleft, capitalismo e comunismo http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=40302&cidade=1
Bill Gates, capitalismo, comunismo, anarquia e luta no-global globalizada http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=69902&cidade=1
Anarquismo, Bill Gates e futuro global http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=69962&cidade=1
No-global e Bill Gates http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=51681&cidade=1
Guerra dos prémios Nobel pela paz http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=51543&cidade=1 5 prémios Nobel ... Cada um com sua opinião diferente sobre liberdade, os caminhos para a paz, suas causas, terrorismos privados e de estados ... Tanta diversidade contribuirá para a paz?
Violência dos falidos vista dos vencedores Imagino vencedores, (Bill Gates, Estaline, Napoleão, Presidente do Iraque, Rei Abdula, Bush), a falar da violência actual
ONU do futuro global, burocracias, anarquia, comunismo e capitalismo (Pires+Portugal+ em 2005-11-24 03:30:13) Imagino uma ONU a fazer a maior revolução do futuro com a eficiência de Bill Gates, parte da justiça de Estaline e de uma cigana que morreu milionária fazendo justiça. http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=67596&cidade=1
Bicicletas, China e futuro global melhor (Pires+Portugal+ em 2005-12-25 14:52:19) A China tem poder de fabricar bicicletas para todo o mundo a um preço de fechar quase todas as fábricas. E se amanhã fabricar carros, aviões, helicópteros e foguetões como hoje fabrica bicicletas?
Vírus: intelligênca de Bill Gates e estupidez da justiça (PIRES PORTUGAL em 2004-05-15 02:37:52)
O autor do vírus “Sasser” que tinha arruinado milhões de PCs em todo o mundo e causado danos astronómicos, foi preso e posto em liberdade depois de ter confessado. Recordo que Bill Gates tinha oferto 250.000 US$ a quem oferecesse informações ...
hackmeeting transnacional Falta um apelo à ética global e justiça sem fronteiras: os bens globais devem ser usados para bem de todos e quem os utiliza para prejudicar ou roubar o bem mais precioso devia ser condenado por uma justiça sem fronteiras a indemnizar as vítimas e a sociedade. Só agora, só nos USA, o primeiro spammer foi condenado a 7 anos de prisão e ao pagamento de 16,5 milhões de dólares. Os juizes mais estúpidos do resto do mundo deviam fazer uma actualização para aprender a fazer justiça adaptada aos tempos actuais.
Lei do açúcar no café, web-crimes, justiça e ética global (PIRES PORTUGAL em 2004-06-11 09:19:39) Foi anunciada em Itália uma lei do Parlamento Europeu que obriga o uso de sacos de açúcar para o café. Por outro lado o spam, vírus e web-crimes causam danos astronómicos em todo o mundo, só recentemente ...
68,g8 e pequenos terroristas islâmicos quando crescerem ...
ANARQUISMO E FUTURO GLOBAL http://xoomer.virgilio.it/jiimm/la.htm ).

Sem comentários:

Enviar um comentário