2007-09-02

Internet, abreviaturas, sinais, siglas e símbolos pessoais e universais, (global-standard, pc, pgs win, net, web, ugs, wgs).
Com abreviaturas, sinais e símbolos pessoais usados no próprio pc, (pc=personal computer=computador), pode economizar-se tempo. Mas se alguns passarem a ser utilizados a nível global, com um standard universal, podem salvar vidas e economizar tempo com um valor incalculável. Mais ainda se as novas tecnologias criarem abreviaturas, sinais e símbolos que passem a ser usados por todos em todo o mundo, por todos os motores de busca, por todos os programas, criando uma espécie de protocolo global-standard, (pgs), ou world-global-standard, (wgs), ou standard-international-networks, (sin).
Apresento as minhas ideias sem a pretensão de serem as melhores mas como ponto de partida para outras sugestões para outros voluntários darem os seus contributos. Penso que antes de se estabilizarem normas universais de standard se deve passar por um período de anarquia, (ou Neo-anarquia que ao contrário da velha anarquia admite hierarquias dos melhores), em que se discute e se apresentam sugestões para depois uma comissão de peritos internacionais de uma Neo-ONU estabelecer os melhores sinais, símbolos e abreviaturas para se tornarem standard-global.
Por exemplo os bombeiros e serviços de socorro de acidentes lamentam-se da dificuldade em contactar familiares de pessoas encontradas feridas com telemóvel e sem estarem em condições de falarem. Sugiro o uso de um significado para algumas letras a antecederem nomes separadas por - : a-=prioritário. A repetição pode aumentar a prioridade: aaa-, aa-, a-. Assim as tecnologias dos telemóveis, pc e todas as novas tecnologias podem apresentar automaticamente em primeiro lugar as pessoas a contactar em caso de acidente, facilita encontrar as pessoas mais contactadas, pode economizar tempo e vidas.
Penso que seria oportuno estabelecer uma letra antes de cada termo tradicional para significar a nova versão com Internet e novas tecnologias: e-=electronic: e-mail, e-book, (pe-book=personal-electronic-book=livro personalizado electronico), e-democracia=democracia com votação electrónica, e-bank, ...
Uso o termo “Neo-“ a anteceder muitos conceitos tradicionais ou de personalidades célebres no passado que em minha opinião continuam em parte válidos mas precisam de adaptação aos novos tempos depois da aparição de Internet e desenvolvimento das novas tecnologias. Comecei por usar o pseudónimo, (nome, nikname), de “Neo-Maciavelli” para o meu blog em italiano onde predomina filosofia política vista de Itália onde o mais famoso pensador de filosofia política foi Machiavelli, (Maquiavel em português, mas eu penso que os nomes não se devem traduzir no futuro).
Uso os termos Neo-justiça, Neo-política, Neo-democracia, Neo-ética, Neo-anarquia, Neo-comunismo, Neo-capitalismo, Neo-ONU, para os conceitos tradicionais que em minha opinião têm valores positivos a serem aproveitados para um futuro mais justo dentro de uma ética global e local, com outros negativos que devem ser evitados. Talvez o termo “Neo-“ possa ser substituído por "New" ou “n-“ , (n-justiça=Neo-justiça com ética e eficiência para uma melhor justiça global). Talvez estes termos e estas abreviaturas se tornem global-standard de todos os que concordam com os meus ideais para um futuro melhor. Talvez um dia as minha ideias fiquem ultrapassadas e surgirão novos termos e novas abreviaturas sinais e símbolos para a evolução contínua da civilidade, cultura, etiqueta e ética de bom comportamento global.
Penso que o ideal das abreviaturas é de 3 letras, mas para os conceitos mais gerais e mais usados em determinado contexto pode bastar uma letra. Penso que se devia criar uma abreviatura de 3 letras para Internet e todas as novas tecnologias associadas actuais e futuras. Por exemplo: Win=world international network. Poderia agregar o conteúdo genérico dos termos Internet, net, web. A letra w, (ou www?), pode passar a significar tudo o que usa Internet, web e novas tecnologias. Por exemplo w-economia pode passa a significar a economia dependente ou mais associada a Internet. Wgs=Win-global-standard. (Ou Wis=Win international standard ou pgs=protocolo global-standard ou ugs=universal global-standard, ou sin=standard-international-networks?) Wpc=Win+pc.
Pc=personal computer=computador. Pcw=pc+win.
Com abreviaturas, sinais e símbolos pode economizar-se tempo na procura de informação com uma certa identidade ética e moral orientada para a colaboração dos Web-navegadores no sentido de contribuírem para o bem comum. Sobretudo se passarem a ser usados por standard universal de voluntários para um Web melhor.
Para isso proponho algumas sugestões:
=Igual, segue significado do que se encontra antes. Sugiro o seu uso entre cada abreviatura, palavra nova, internacional e o seu significado sem espaço intermédio. Pex=por exemplo: AVI=Associação de Vítimas de Injustiças.
Se isto se tornasse uma norma geral, sempre que se usassem abreviaturas pela primeira vez num documento escrevia-se o seu significado mas quando se encontrasse uma abreviatura ou palavra pouco conhecida bastaria andar ao http://www.google.com/ e escrever a abreviatura seguida de = e eventualmente a primeira letra: avi=a .
Para que isto funcionasse todos os motores de busca da Internet se poriam de acordo sobre algumas normas standard. Paralelamente podia ser criada uma enciclopédia ou dicionário standard de abreviaturas, sinais e símbolos.
Quando houvesse dúvidas poderia escolher-se provisoriamente a solução mais usada ou que uma comissão considere melhor deixando para o futuro a possibilidade de se tornar standard de aceitação global.
>>>=Mais na continuidade do assunto que está a ser tratado, link de onde foi extracto o texto anterior no caso de se encontrar entre aspas, ou links relacionados.
?=dúvida. No caso de uma citação o sinal ? depois de ” poderá significar que se tem dúvida da citação anterior. Se usarmos dois ?? pode significar que duvidamos muito, mais a discordar. Mas se usarmos 3 ??? ou mais pode significar total desacordo ou pensamento totalmente contrário.
...= incompleto, supressão do considerado menos importante numa citação. Pode criar uma frase mal feita gramaticalmente quando se suprime uma parte de uma citação mas eu penso que se pode tolerar desde que se compreenda o significado. Por outras palavras, penso que por vezes é melhor economizar tempo suprimindo o que não interessa e colocando ... numa citação.
As abreviaturas de 3 letras parecem das mais convenientes e das mais usadas. Mas talvez seja interessante associar grupos de 3 letras para acontecimentos, conceitos ou grupos de interesses.
As letras podem significar palavras e ordenar-se segundo a prioridade:
Jpo=justiça, política e opinião=prioridade à justiça, (dados, leis, notícias) seguido da política e por último a opinião. Mas se escrevo ojp=opinião em primeiro plano seguido de justiça e política.
Novas palavras:
Tag=(K=Kw=key words,???), palavras principais colocadas pela ordem de importância.
Composição de abreviaturas de palavras:
Zapweb=zaping no web ou Internet, recolha de extractos mais significativos do que consideramos mais interessante para aprofundamento de determinado assunto tratado.
Abreviaturas de datas para novos conceitos ou acontecimentos relevantes:
11/9=terrorismo islâmico contra as torres de New York, USA em 2001-11-09. (=011109, Sugiro que as datas possam ser abreviadas com os dois números do final do ano, seguidos dos dois números do mês e do dia).
Sugiro um significado para algumas letras:
a=prioritário para todo o mundo actual e para o futuro. a-=em estudo
aa=índice de links relacionados com o tema tratado
b=base de dados de frequente consulta, informações de uso frequente.
c=consulta, arquivo de dados de possível consulta
d=diário, informações várias por ordem da data sem distinção de temas ou importância
e=ética para electrónica e novas tecnologias, justiça global, etiqueta, bom comportamento na Internet.
e-=electrónica e novas tecnologias aplicadas a termos tradicionais: e-mail, e-press, e-lang, e-wl, (para world language ou web-language, linguagem universal, e-gov=governo electrónico que depois se subdividirá em "e-vot" para votação electrónica, "e-tax" para pagamento de impostos electrónico, "e-inf" para informação, "e-bank", "e-fin" para finanças, etc. Cada novo termo para novidades tecnológicas sobretudo na Internet deve permanecer igual em todas as línguas talvez de preferência equivalente à raiz da maioria das línguas mais faladas, muitas vezes uma forma simplificada do Inglês, mas não necessariamente.
ee-web ou ee-weblog = ética para Internet, web e blogs.
f=filosofia (algumas letras podem ser repetidas 2 ou mais vezes).
g=global, globalização, glob ... governo mundial da ONU ...
h=humano. Biologia e psicologia do comportamento humano. Ciências humanas.
i=informações, jornalismo,
j=justiça.
K=key words, tags, palavras principais colocadas pela ordem prioritária de importância.
n=novo, new. (Neo-... Antes de nomes tradicionais poderá significar a sua evolução com Internet, novas tecnologias e globalização).
o=ONU e ideias para melhorar a importância da ONU no governo global.
p=politica, (psicologia=biologia?).
p=projectos e ideias em estudo.
q=quê, quando, onde estão as coisas, metodologia para arquivar e encontrar o que se tem.
r=religião, teologia, espiritualidade.
s=saúde
t=tempo
u=universal, global
v=voluntariado,
vas=voluntários de acção social, AVI,
vif=voluntários inventores de futuro
w=web, Internet, on line
x=erótico, sexual, pornográfico
y=indymedia, fórum de orientação anarquista
z=último, de menor importância.

Se estas abreviaturas, (ou outras), se tornarem universais economizarão muito tempo ás gerações futuras, facilitarão a comunicação, diálogo, compreensão e convivência entre os povos. Convido a comentarem, acrescentarem e divulgarem se estão de acordo.

>>>Mais:
Tempo, linguagem universal, abreviaturas internacionais e standard
Tempo, linguagem universal, abreviaturas internacionais e global standard
Língua global (ou linguagem universal )
Spam missionário: nova evangelização ou crime?
Kw-wl-global-language-standard, standard
USA (no-não-EUA)
Spam justiça e ética global
Justiça tradicional: velha, estúpida, impotente... Ideias para uma revolução judicial
TEMPO E ÉTICA GLOBAL
ONU, GLOBALIZAÇÃO E SERVIÇOS SOCIAIS (IDEIAS E SUGESTÕES)
PPPP: PRINCÍPIO DE PIRES OU DAS PRIORIDADES EM PIRÂMIDE
Bill Gates fan club: voluntários de acção social, beneficência, filantropia e solidariedade
Web-ética: educação, civilidade e justiça
Spam, publicidade, comércio e nova justiça para novos crimes
Spam missionário: nova evangelização ou crime?
Em italiano: http://neo-machiavelli.ilcannocchiale.it/, http://berlusconi-prodi.ilcannocchiale.it/
P.S.
Abreviaturas pessoais para livros em preparação ou grandes temas de especial interesse em estudo:
AVI=Associação de Vítimas de Injustiças, (em preparação)
Dl=diário de luta por justiça, (dl070928= 2007-09-28)
f-=ficção, fantasia , filmes, futuro e filosofia; (algumas letras podem ser repetidas 2 ou mais vezes). Ffff=filosofia de um falido no fórum dos falidos, livro em preparação.
la=livro sobre anarquia; lacc=livro sobre anarquia, comunismo e capitalismo; lpcca=livro sobre psicologia do capitalismo comunismo e anarquia;
lga=livro sobre o “grande advogado” e a estupidez, fantochadas e injustiças da velha justiça tradicional.
Lj=lga=livro sobre justiça com diferentes aspectos prioritários: ljrf=revolução da justiça do futuro
ljptv=livro sobre a justiça e programa para TV. Se estas abreviaturas, (ou outras), se tornarem universais economizarão muito tempo às gerações futuras, facilitarão a comunicação, diálogo, compreensão e convivência entre os povos. Convido a comentarem, acrescentarem e divulgarem se estão de acordo. para uma web-global-standard-linguagem


Sem comentários:

Enviar um comentário