2011-12-23

Boas Festas com um presente do diabo: Tempo é vida, TIL=TIME IS LIFE?


Tentei colocar no meu primeiro livro digital, (ebook em italiano, com parte do título em inglês:  TIL=TIME IS LIFE), as minhas melhores ideias para aquele momento em Itália. Sei que o que eu considero importante pode não ser importante para todos. Qualquer leitor daquele livro pode encontrar partes positivas com interesse para a sua vida e outras negativas ou perda de tempo. Imagino que a predominância do negativo pode aumentar com o passar dos anos, (distância temporal) e interesse por Itália, (distância local). Mas também pode aumentar o interesse histórico e a curiosidade por uma cultura diferente. Não tenho a mínima dúvida que a principal mensagem do livro é importante para todos: o valor do uso do nosso tempo a condicionar a saúde, felicidade, anos de vida e sua utilidade para nosso bem e da sociedade
Parte do nome em inglês tem uma finalidade: completar ou contrastar o slogan muito conhecido no apogeu da sociedade de consumo: “Time is Money”, tempo é dinheiro. O tempo tem sempre um valor que muitas vezes se pode calcular aproximadamente em euros, dólares ou qualquer moeda mas tem sempre um outro valor incalculável para a vida de cada um, para o futuro do Planeta e de todos os seus habitantes. As minhas ideias sobre o tempo podem ajudar alguns a viver mais e melhor ou ser consideradas por outros como uma perda de tempo. Para maiores benefícios dos que são ajudados com a leitura de um livro e menos danos dos que o possam considerar uma perda de tempo, pensei numa versão colectiva, com colaboradores que ajudam a eliminar o inútil ou prejudicial, dar relevo ao melhor e completar com outras ideias. Comecei por oferecê-lo aos antigos alunos do seminário e alguns companheiros do curso de jornalismo. Hoje ofereço-o como meu presente de Natal a todos os leitores deste blog que o pedirem para o e-mail: piresportugal  @   hotmail.com. Basta colocarem no assunto: TIL  ou TIME IS LIFE ou TEMPO É VIDA.
Para alguns a oferta de um livro em preparação pode ser considerada como um presente do diabo, uma perda de tempo. Muitos preferirão pagar por um livro pronto do que perder tempo a ler um livro em preparação. Outros podem considerar um interessante exercício de criatividade e inteligência participar à evolução de um livro. Se alguém quiser colaborar a uma versão colectiva pode mandar-me a sua proposta.  

2011-12-18

Memória prodigiosa patológica do caso S., Salomon Scherschewsky, Alexander Romanovič Lurija, inteligência e criatividade


Salomon Scherschewsky, (ou Scherschewskij?), era un jornalista com uma memória prodigiosa. Não precisava de apontamentos para reproduzir integralmente entrevistas ou memorizar números, datas e outros dados mesmo depois de 15 anos. Mas a sua memória prodigiosa resultou patológica, tinha dificuldade em entender conceitos abstractos ou linguagem figurada e se não podia visualizar algo ficava perplexo. Ficou conhecido como caso S. Foi estudado do psicólogo russo Alexander R. Lurija.
Desistiu da carreira de jornalismo, tornou-se um profissional de espectáculos de memória. Apesar do sucesso não teve grande satisfação como artista e terminou em anónimo taxista a Moscovo até à morte provável em 1958.
O cérebro humano será como um PC que quando está sobrecarregado pode funcionar mais lentamente, mal ou mesmo perder as capacidades elementares?
O tempo e energias mentais para uma memória prodigiosa podem faltar para a inteligência prática quotidiana, criatividade e resolução dos problemas?

2011-12-17

Wibiya, tempo, ética, publicidade, marketing e Neo-Wibiya


Iniciei o dia com intenção de escrever mais algumas páginas dos inúmeros eBooks que pairam nos meus objectivos. Creio que muitas das minhas ideias mais revolucionárias e mais inteligentes do ponto de vista de ética social estão já em dois ebooks desconhecidos. Creio que se fossem conhecidos e famosos eu não poderia entrar em Itália perseguido de 2 categorias de intocáveis: poucos “pequenos” magistrados e grandes mafiosos. Os mais ”pequenos” magistrados, pequenos em inteligência, ética, deontologia, moral e bom senso de justiça, são os últimos a saber que um inocente é inocente e um “presunto” boss mafioso da pior banda criminal da História italiana é um vero mafioso. Sobre Berlusconi Ruby encontrei com Google 10.000 mais resultados do que da pior vergonha da justiça, política e opinião pública italiana. Nos meus dois ebooks em italiano apresento as minhas razões de psicologia e filosofia do tempo para a vida quotidiana, para a felicidade individual e colectiva. Foram publicados quando Itália era mais conhecida no mundo por Rubygate do que pelo seu pior, (máfia e ineficiência da justiça), ou melhor, (melhor política contra a máfia e criminalidade depois de Mussolini).
As minhas intenções de escrever uma nova versão em português do melhor dos meus eBooks em italiano foram desviadas por uma mensagem que apareceu no meu PC appenas me liguei a Internet: Aumentar visitas, … fornecer aos usuários uma experiência mais interativa do seu site … promover o seu conteúdo…
Se um meu eBook e o meu site em italiano for visitado de “pequenos” magistrados corro o risco de passar o resto da minha vida a defender-me da difamação dos magistrados. Se for visto de mafiosos a minha vida corre perigo em qualquer parte do mundo. Se Wibiya me torna conhecido dos “pequenos” magistrados ou grandes mafioso pode ser um desastre para o meu futuro. Se Wibiya contribui a fazer chegar aos melhores magistrados, políticos, jornalistas, escritores, autores, artistas da melhor cultura, informação e voluntariado as minhas melhores ideias pode ser um contributo para um mundo melhor.
A minha primeira impressão sobre Wibiya foi muito negativa por encontrar na maioria dos patrocinadores piores ladrões do tempo, aqueles que prometem ganhar fortunas sem fazer nada, roubando o tempo dos navegadores e ensinando a roubar para venderem a caro preço o que não vale nada.
Inscrevi-me a Wibiya para experimentar e tentar converter as novas tecnologias para o melhor uso do tempo dos navegadores, contra os ladrões do tempo dos truques publicitários anti-sociais. Espero que o meu tempo e dos leitores deste blog contribua a criar uma ética social online de respeito e atenção ao tempo para um futuro melhor, premiar os melhores e evitar os piores. Procuro colaboração para um novo eBook que poderá chamar-se EPM=Etica-Publicidade-Marketing. Um comentário a este post pode ser o início de futura colaboração para um eBook. 

2011-12-07

Berlusconi, Strauss-Kahn, moral sexual, política, história, justiça, jornalismo e opinião pública

Estava em Itália quando iniciou o escândalo de Strauss-Khan e tive a impressão que a maioria o considerava culpado. Ao contrário da França onde 56% o considerava inocente e vítima de uma emboscada. Creio que o caso foi muito badalado na informação pelas comparações com os escândalos sexuais de Berlusconi. Para Marco Travaglio era evidente que Strauss-Khan era culpado.  Só uma percentual mínima dos resultados online de Google do mais famoso jornalista italiano anti-Berlusconi  Marco Travaglio sonbre Strauss-Kahn não falam também de Berlusconi, (1).  

Em Portugal encontrei opiniões muito divergentes, incluso de quem crê que a empragada do hotel foi paga primeiro para dizer uma coisa e depois para dizer o contrário.

A Berlim senti outra versão...

E se Strauss-Kahn fosse inocente?

Como serão julgados pela história?

Uma banalidade que muda a moralidade,história, política e democracia?  

 (1) Encontrei 118.000 resultados para "Strauss-Kahn Marco Travaglio" e 110.000 resultados para "Strauss-Kahn, Marco Travaglio, Berlusconi". Dos primeiro resultados "Strauss-Kahn, Marco Travaglio, Berlusconi": Strauss-Kahn contagiato da Berlusconi | Marco Travaglio | Il Fatto ... YouTube - Strauss-Kahn contagiato da Berlusconi - Marco TravaglioYouTube - Marco Travaglio 1-4 Passaparola ''Strauss-Kahn ... Questione della decisione: Consigli pratici a Strauss-Kahn ...

Mais:

EPM=ética-publicidade-marketing

TIL=time is life, tempo é vida,

ELP=eletronic-learnig-press, aprender jornalismo electrónico-digital professional do futuro.

2011-11-28

Mário Soares, Humberto Delgado, Craxi, Berlusconi, um grande advogado-ladrão-mafioso, factos, opiniões, crenças, informação, desinformação, política e justiça


Não recordo de sentir falar de Mário Soares antes do 25 de Abril de 1974. Mas recordo a opinião que tinha de Humberto Delgado, exactamente contraria à que Mário Soares exprimiu publicamente. A minha primeira informação política quase se limitava à Emissora Nacional, Rádio Renascença e Rádio Altitude. Recordo a emoção do primeiro rádio, da gente que se reunia em casa do afortunado que se podia permitir um rádio. A electricidade ainda não tinha chegado à minha terra, nem TV nem jornais. Esta informação deu-me a impressão de que Humberto Delgado era para Portugal como Osama Bin Laden para os americanos: um terrorista sem coração.
Depois do 25 de Abril, frequentando universidades, cursos de psicologia, sociologia, biologia, filosofia e jornalismo, tornei-me um fã de Mário Soares como a maioria dos portugueses mais informados politicamente.
A pior desilusão que recordo de Mário Soares, foi quando visitou o seu amigo Craxi no exílio na Tunísia. Tinha vivido em Itália no apogeu e declínio de Craxi, absorvido da informação italiana o seu pior. Para mi Craxi não era como Osama Bin Laden para os americanos ou Humberto Delgado para a maioria dos Portugueses no tempo de Salazar mas pouco faltava.
Hoje penso que Humberto Delgado, Craxi e Berlusconi foram vítimas de muita desinformação que condicionaram crenças, política e justiça. Creio que um dia os processos a Craxi e Berlusconi serão vistos como uma vergonha de certa justiça, política e informação ou desinformação. Imagino que para muitos de hoje as 12 prisões de Mário Soares são consideradas como medalhas de bom comportamento. Imagino que o facto de no quarto governo de Berlusconi existirem 84 parlamentares italianos indagados ou condenados será a vergonha de uma justiça mais interessada a condenar políticos do que piores mafiosos das piores bandas criminais.
Quando li o que Mário Soares escreveu sobre Humberto Delgado pensei no poder da informação ou desinformação daqueles tempos. Imaginei-me com uma túnica em que escrevia “FAÇAM OUTRAS LEIS OU CAGUEM NAS LEIS MAS FAÇAM JUSTIÇA” para protestar contra uma injustiça de que fui vítima de um grande advogado-ladrão-mafioso. Se fosse para a prisão por enfiar essa túnica e me recusasse a tirá-la enquanto não obtivesse justiça seria julgado pela História como um revolucionário contra a estupidez, imoralidade e injustiças da justiça?

 Mário Soares, politica, justiça, informação, opinião ... Berlusconi, Mário Soares, Craxi, informação à portuguesa e justiça àBill Gates, voluntariado, beneficência, pessoa do ano ... IDEIAS PARA UM MUNDO MELHOR ... justiça_ políticos_spam_vírus_ética_inteligência_estupidez... pebook=personalizado e-book: O GRANDE MAFIOSO, GRANDE ... ONU-W-GOV: 2011/03 - 2011/04ONU-W-GOV: Mário Soares, políticos, advogados, justiça ... ONU-W-GOV: 2011/02 - 2011/03CAEPMS.

Mário Soares não se arrepende de nada durante a sua carreira política "Um político assume-se".Soares apela à «mobilização» dos portugueses face à austeridadeMário Soares alerta que a Grécia cair, «a Europa vai ao charco»

2011-11-16

Amor online, tempo, dinheiro, NET+ética=netica, comportamento moral, deontologia e boas maneiras para as novas tecnologias


Tenciono escrever um livro digital, (eBook), orientado para inventar uma nova disciplina a que chamarei netica, (da junção de Net+ética). Partirei das minhas experiências online, dos meus conhecimentos de psicologia, biologia e filosofia do tempo. Tenciono vende-lo online para voluntariado e beneficência. Poderei oferecer antecipações das partes já escritas a quem quiser colaborar mesmo de forma anónima. Poderão manifestar interesse para o e-mail piresportugal@hotmail.com ou deixar desde já comentários e sugestões.
Selecção do melhor que já escrevi:  
Não perca o seu tempo com ódio ao seu ex-marido ou ex-esposa. O ódio é um veneno que se toma esperando que faça mal à pessoa odiada. Mas faz mal a nós próprios.
Quem tem mais amigos no Facebook tem certas partes do cérebro maiores. Alguns concluem que o Facebook desenvolve o cérebro e a inteligência. Mas na verdade outros dados revelam que quem têm mais amigos e passa mais tempo no Facebook tem piores notas. Alguns concluem que o Facebook faz mal aos estudos. Ambas as conclusões podem ser falsas. Ter muitos amigos no Facebook pode ser consequência e não causa de determinado tipo de inteligência. Por outras palavras, pode ter mais amigos por ter um determinado tipo de inteligência emotiva muito popular no momento. Passar mais horas no Facebook do que a estudar pode causar piores notas mas melhor futuro profissional. Com as novas tecnologias é possível colocar em poucos segundos mensagens a invadir milhares de blogs. As tecnologias que podem ter um uso muito positivo podem também causar danos astronómicos pelo tempo que fazem perder ou mensagens erradas que possam transmitir. Seria justo se ganhasse mais quem usa as melhores tecnologias para melhores fins. Mas muitas vezes fazem fortuna os ladrões do tempo, da personalidade e do bom nome de quem usa Internet para fazer um serviço social ou ganhar honestamente o seu dinheiro.

2011-11-02

Carta aberta a quem odeia o ex-marido ou a ex-esposa


Não perca o seu tempo com ódio ao seu ex-marido ou ex-esposa. O ódio é um veneno que se toma esperando que faça mal à pessoa odiada. Mas faz mal a nós próprios. Sei que não se podem esquecer certas coisas e não sei se um esquecimento forçado não provoca um recalcamento no inconsciente com piores danos da expressão dos sentimentos. Mas imagino que faz melhor à saúde mental pensar nas pessoas boas que encontrámos na vida e ajudar outros em piores condições ou que precisam da nossa ajuda. Fazer bem aos outros aumenta a própria auto-estima e é muitas vezes o melhor remédio para certas depressões. 

Facebook, love-on-line, Web-amor, positivo e negativo das relações pessoais, amigáveis ou amorosas com as novas tecnologias


Quem tem mais amigos no Facebook tem certas partes do cérebro maiores. Alguns concluem que o Facebook desenvolve o cérebro e a inteligência. Mas na verdade outros dados revelam que têm mais amigos e passa mais tempo no Facebook tem piores notas. Alguns concluem que o Facebook faz mal aos estudos. Ambas as conclusões podem ser falsas. Parece-me evidente que se passam muito tempo com uma actividade desenvolvem certas aptidões, certas capacidades, e muito provavelmente certas partes do cérebro. Mas parece-me evidente que quanto mais é a intensidade de umas actividades a ocupar a mente, mais outras se atrofiam. Segundo o prémio Nobel Rita Levi Montalcini, temos dois cérebros, um mais emotivo e outro mais racional. Mais amigos no Facebook, pode ser o resultado de uma predominância do cérebro emotivo ou de capacidades mais populares no momento. Pode ser que um superdotado num tipo de inteligência mais racional e impopular tenha menos amigos de um artista do populismo do momento com outro tipo de inteligência. Ter muitos amigos no Facebook pode consequência e não causa de determinado tipo de inteligência. Por outras palavras, pode ter mais amigos por ter um determinado tipo de inteligência emotiva muito popular no momento. Passar mais horas no Facebook do que a estudar pode causar piores notas mas melhor futuro profissional.
Imagino que a eficiência humana depende do equilíbrio entre as diferentes partes do cérebro. Imagino que a eficiência do presidente americano Ronald Reagan se deve em grande à esposa que o acompanhava, o defendia contra tudo e contra todos contribuindo assim ao seu equilíbrio intelectual e emocional.
Escrevi um ebook em italiano onde desenvolvo estas ideias. Estou a escrever uma versão diferente em português com o melhor da Italiana aplicado a outros casos de mais interesse para leitores portugueses. Tenciono escrever um livro colectivo e quem quiser colaborar poderá receber antecipações gratuitas por e-mail pedindo para piresportugal@hotmail.com

2011-10-29

Mago Sales, Don Silvio Mantelli, magia para o voluntariado e beneficência


"MAGO SALES" é o nome artístico do padre salesiano Silvio Mantelli, que à semelhança do fundador da sua congregação, Dom Bosco, se serve dos espectáculos de magia para divertir e  evangelizar.
Com a sua fundação faz e organiza espectáculos recolhendo fundos para ajudar crianças vítimas das guerras e da pobreza. Com a metodologia de Dom Bosco promove a solidariedade com as crianças pobres das missões salesianas no mundo, obras de beneficência e projectos de suporte em mais de 25 países.
A Cherasco em Itália, está a desenvolver um “laboratório do sorriso”, SMILAB, onde tem já a terceira biblioteca de magia do mundo, cursos de animação para crianças, avôs e educadores. Está em fase de construção um museu de magia e um teatro.  
Colaboro com as suas iniciativas a Cherasco em Itátia. Tenciono traduzir para português o melhor da sua obra e colocá-lo online para servir de inspiração a outras iniciativas de espectáculos mágicos, cultura, beneficência, voluntariado e salvar crianças mortas de fome.  Aceito ideias e sugestões do que mais poderá interessar: curso de magia online, ebooks de magia, adopções a distância, etc.
Mais em italiano: Mago Sales, (http://www.sales.it ).

2011-10-04

Filme da minha vida ou revolução da imoralidade, estupidez e injustiças da velha justiça tradicional?


Ontem falei duas vezes com um advogado e passei cerca de uma hora a falar com outros dois. Muitas ideias dessas conversas não se podem escrever hoje. Mas creio que ainda farão parte de muitos livros, eBooks, filmes, talvez do filme mais revolucionário da melhor revolução da Historia da Humanidade que pode começar com a revolução da estupidez, fantochadas, imoralidade e injustiças da velha justiça tradicional.
Diálogo imaginário para o filme da minha da minha vida com parte do que disse e outra parte que pensei mas não se pode dizer ou escrever, a não ser que se diga que é só uma fantasia para um filme:
- Em Itália há duas categorias de intocáveis: mafiosos e magistrados. Os mafiosos matam e os magistrados condenam a pagar €280.000 quem critica a sua estupidez, injustiça e imoralidade ou do seu sistema. Na Itália de hoje é possível que o “presumível” boss da mais perigosa banda criminal dos últimos tempos em Itália, seja preso várias vezes e mandado em liberdade no dia seguinte. Este “presumível” boss pode morrer mais inocente do melhor ministro da justiça contra a máfia, (Roberto Maroni), do melhor politico da melhor política contra a máfia, (Silvio Berlusconi). De toda a gente que escreveu online sobre este “presumível” boss, só encontrei o seu advogado a acreditar na sua inocência. Não sei se o juiz que o mandou em liberdade um dia depois de ser preso pela última vez acredita só no advogado ou não lê o que se escreve online, ou é uma vítima do tradicional sistema judiciário. Um outro boss anterior desta banda disse que a maioria do dinheiro da sua actividade criminal andava para os melhores advogados. Ao juiz que anteriormente se ocupou desta banda mataram o irmão. Não posso perguntar ao juiz que o mandou em liberdade um dia depois da prisão se acredita mais no advogado do “presumível” do que nas centenas de artigos online a chamá-lo boss. Não posso criticar este magistrado para não ser condenado a pagar €280.000, (como dois jornalistas que criticaram o mais famoso erro judiciário da história de Itália, caso Tortora) e porque não sei se o libertou por amor dos irmãos, para que não os matassem como fizeram ao irmão do anterior juiz, porque não sei se a culpa é dos magistrados, advogados ou do sistema. Parece-me lógico que este sistema condiciona a ter muitos grandes advogados, (mais de 250.000 advogados em Itália), e poucos “pequenos” magistrados, (menos de 9.000 em Itália). Nas regiões mais mafiosas, onde mataram 26 magistrados em 23 anos, só heróis e mártires dos mais honestos e inteligentes se tornam magistrados. A maioria dos mais inteligentes prefere ser advogado dos mafiosos e ganhar legalmente grande parte do fruto da criminalidade. A profissão de onde resultam mais políticos em Itália é a dos advogados. Dos 10 mais ricos políticos de Itália, 5 são advogados. Um grande advogado, grande ladrão e grande mafioso que pode destruir a vida das pessoas e permanecer premiado é a vergonha de um sistema judicial e da sua legalidade, direito e bom senso de justiça. Se um grande advogado estudou com dinheiro dos contribuintes para aprender a roubar e ficar premiado à margem da justiça é a vergonha da imoralidade de certa justiça. Se em 30 anos não obtiver justiça enfiarei uma túnica onde escrevo: “FAÇAM OUTRAS LEIS OU CAGUEM NAS LEIS MAS FAÇAM JUSTIÇA”. NÃO TIRAREI ESSA TÚNICA ENQUANTO NÃO OBTIVER JUSTIÇA …
- Assim você vai dar a faca ao criminoso, … Interrompe um advogado…
- Assim você destrói estes 20 anos de luta por justiça … Interrompe outro advogado ….

2011-10-02

Limonada contra cancro, depressão, desordens nervosas, micróbios, fungos e bactérias?


Segundo informações “confidenciais” por e-mail, o sumo natural de limão é 10.000 vezes mais potente da quimioterapia contra o cancro e ajuda a prevenir ou curar a depressão, desordens nervosas, micróbios, fungos e bactérias. Esta informação não seria do conhecimento público porque há organizações interessadas em estudar uma versão sintética que lhes proporcione grandes lucros.
Será verdade não só com o limão como com receitas populares tradicionais? Será possível que nos tempos de Internet ainda haja estes poderes ocultos de corporações e multinacionais?
Um médico italiano disse que quando receitava um remédio económico as companhias farmacêuticas ofereciam-lhe uma esferográfica, se receitava um mais caro ofereciam-lhe um PC e se receitava das mais caras ofereciam-lhe uma viagem a um congresso de medicina.
Certamente isto não se pode generalizar e espero que a maioria dos médicos não se deixe influenciar por chantagens económicas anti-sociais, Mas quanta informação mais útil fica ofuscada por interesses económicos?
Creio que são dois erros muito frequentes:
1.    O que dá lucro tende a ser mais divulgado, mesmo que seja pior de outro mais económico.
2.    Certo populismo criminaliza os lucros das multinacionais e faz os possíveis por destrui-las esquecendo os benefícios.
Creio que seria importante uma recolha das receitas tradicionais naturais, estudos para saber a verdade e divulgação do importante. 

2011-10-01

Editora, ética, electrónica, eBooks, peBooks, (personalizados e-Books), associações, cooperativas, voluntariado, trabalho e beneficência


Imagino uma EEE=editora-ética-electrónica, talvez  em colaboração com associações e cooperativas de voluntariado, trabalho e beneficência, para publicar eBooks e peBooks,  (personalizados e-Books), com a prioridade à ética local, nacional e global. 
Com a facilidade de editar, cresce a dificuldade de separar o bom do mau. Com a evolução sempre mais rápida certos valores mudam de um dia para o outro. Imagino uma editora com prioridade à ética, deontologia e valores para um futuro melhor que se torne uma forma de economizar tempo para quem procure qualidade seleccionada com a colaboração de elites e principiantes internacionais. Por um lado servir de escola a novos autores e por outro de vitrina e promoção dos melhores. Dessa colaboração entre novos e afirmados autores pode nascer uma evolução do saber actual e invenção de um futuro.
A divulgação da informação e do saber tornou-se fácil mas mais difícil a separação entre verdade e mentira, qualidade, ciência, inteligência e populismo.    
Certas informações falsas mas agradáveis para a maioria podem sobrepor-se à verdade dura da ciência e correr mais veloz nas auto-estradas da informação online.
Imagino uma editora online com colaboração entre elites da cultura e ciência com novos autores, editores e formadores do futuro.
As novas tecnologias facilitam a experimentação e selecção do melhor com a colaboração da criatividade e inteligência colectiva. Se um eBook contêm uma informação falsa ou afirmações que não são científicas deve imediatamente ser corrigido ou excluído desta editora. Assim os clientes desta editora sabem de contar com uma informação seleccionada e com mais garantia de qualidade.
Um livro pode condicionar muito a vida de um leitor, em positivo ou negativo. Uma editora com a colaboração de muitos com a prioridade à ética e futuro melhor terá mais probabilidade de ser mais positiva.
Imagino uma editora ou cooperativa virtual online de autores para aproveitar ao máximo a criatividade e inteligência colectiva para leitores do futuro que preferem pagar alguns euros para economizar tempo.  O tempo é um dos principais valores a ter em conta nas edições do futuro. Uma hora pode valer de €1 a €1.000. Certos milionários pagam muitas vezes mais de €1.000 para economizarem uma hora de tempo. Imagino que uma das profissões do futuro seja escrever peBooks, livros personalizados para VIPs ou grupos de pessoas com idênticas necessidades de informação. Alguns podem pagar grandes somas de dinheiro para uma informação personalizada. Muitos pagam pouco para uma informação seleccionada muitos mas menos personalizada. Em muita informação grátis estão ideais sociais, políticos ou religiosos. Mas noutra só o interesse do lucro, vendendo gato por lebre e causando enormes perdas de tempo com falsidades prejudiciais.
Imagino uma editora que oferece gratuitamente o melhor dos melhores para quase todos a título de promoção e publicidade, mas pode fazer pagar de €1 a €1.000 por informação seleccionada, mais ou menos personalizada.
Imagino a colaboração com outros editores para o máximo de aproveitamento da inteligência e criatividade colectiva do momento para um futuro melhor. 

2011-09-30

Berlusconi, Mário Soares, Craxi, informação à portuguesa e justiça à italiana

Recordo o escândalo causado em Portugal por Mário Soares ter visitado o seu amigo Craxi, quando estava no exílio em Tunísia, onde morreu para evitar a prisão em Itália.

Confesso que também eu participei dessa emoção geral de escandalizados. Tenho a impressão que nessa altura pensei que era o facto mais negativo que conhecia de Mário Soares. Hoje penso totalmente diferente. Procurando Berlusconi com Google encontrei em primeiro lugar um artigo a dizer o pior de Berlusconi e grandes elogios à justiça que condenaria Craxi a 20 anos de prisão. Em Itália é possível que o boss mafioso da pior banda criminal seja preso várias vezes e mandado em liberdade no dia seguinte.  Grande parte dos boss mafiosos passam de 2 a 6 anos de prisão e são julgados pelo mesmo juiz até 4 vezes. Da prisão continuavam a gestão da actividade mafiosa antes de Berlusconi firmar a lei mais eficiente contra a máfia, o 41bis. A Bari, só de uma vez foram postos em liberdade 51 presumíveis boss mafiosos porque uma juiz em promoção não teve tempo de escrever umas 500 paginas que exigia a sentença. Para os boss mafiosos faltam magistrados. Para Berlusconi mais de 1.000 magistrados, segundo algumas fontes, usaram interceptações e melhores tecnologias para familiares e amigos tentando condená-lo. Procurando hoje Berlusconi quase só se encontra o mais negativo da sua vida privada. A notícia menos negativa que vi: Berlusconi consegue ter seis relações sexuais por semana. Imagino que Berlusconi, Craxi e Andreotti foram mais perseguidos pela justiça de 10, 100 ou 1.000 boss mafiosos e na informação faz milhões de vezes mais notícia um escândalo do sexo de Berlusconi que 95% dos processos em prescrição com prioridade para mais perigosos mafiosos. Craxi pode ter feito o colaborado a muita coisa ilegal mas que faziam todos os partidos daquele período. Se Craxi passasse 20 anos de prisão numa Itália com os piores mafiosos a morrerem de “inocentes” seria para mi maior vergonha da justiça do que da política. Imagino que a informação tratou Craxi como trata hoje Berlusconi, com prioridade ou quase exclusividade do negativo. Segundo alguns o negativo dos VIPs faz 7 vezes mais notícia do que o positivo. Tenho a impressão que neste momento na informação internacional o negativo faz 70 vezes mais notícia do positivo.   

Advogados, o bom, o mau e a estupidez, fantochadas, imoralidade e injustiças da velha justiça


Depois que um grande advogado-ladrão-mafioso me roubou as economias de uma vida com vigarices e ameaças mafiosas à mistura recorri a vários advogados amigos para me aconselharem. Um foi particularmente generoso comigo, ofereceu-me o seu trabalho gratuitamente para me defender.
Durante mais de 20 anos recebeu-me dezenas de vezes, leu as minhas cartas, os meus artigos de revolta contra a velha justiça e ideias para uma nova. Emprestou-me para consultar a pasta do meu processo com 930 gramas de originais e fotocópias, o meu testamento cerrado e 69 páginas do meu livro inédito: “O GRANDE ADVOGADO E A IMPOTÊNCIA DA JUSTIÇA”.
Um dia escrevi: “Se tens um limão faz uma limonada”. Vou transformar a parte mais amarga da minha vida e o acontecimento pior em eBook, livro ou filme para a revolução da velha justiça.   Poderá chamar-se “O GRANDE ADVOGADO-LADRÃO-MAFIOSO E A VITÓRIA DA JUSTIÇA”. Se essa vitória for só na minha fantasia pior para a justiça.    

Neo-ONU, Neo-justiça e menos milhões de mortos de fome


Hoje tive 3 novos comentários ao post AVI=Associação de Vítimas de Injustiças e VNJ=Voluntários para uma Neo-Justiça', ( http://jiimm.bravejournal.com/entry/37027). Dos 23 comentários não sei se alguém leu este ou algum dos meus artigos. Se lessem talvez não pusessem comentários de publicidade em contradição com o espírito deste artigo e de uma das minhas batalhas: Se existisse uma justiça para ladrões do tempo, ladrões do bem mais precioso da maioria dos navegadores online, se fossem condenados a pagar à sociedade pelos danos que causam, a sociedade podia beneficiar de muitos biliões de euros. Uma justiça da ONU que aprendesse com uma cigana milionária a fazer justiça podia arranjar dinheiro para salvar mortos de fome e beneficiar todos mais honestos contribuintes. 

2011-09-29

Diário de luta por justiça e fantasias revolucionárias


Ontem falei com o advogado do apoio judiciário e um advogado amigo que há mais de 20 anos escuta pacientemente a minha revolta contra a justiça, as minhas fantasias de revolucionar a estupidez, imoralidade e injustiças da velha justiça tradicional para me fazer descer à realidade e tentar recomeçar. Tem sido um apoio legal e psicológico importante. Perdeu o seu tempo só por amizade. Estava disposto a assistir-me gratuitamente só por amizade. Mas só as despesas para tornar efectiva uma sentença de Itália custariam €2.000 que eu não tenho. Avisou-me que corria o risco de perder tempo, energias e deitar dinheiro para o lixo porque mesmo que fosse condenado a pagar, se é um grande advogado não pagará nada. Por isso eu escrevi e continuarei a escrever para mudar esta justiça. Se uma grande advogado-ladrão-mafioso é condenado em qualquer parte do mundo deve existir uma justiça que ganhe em fazer-lhe pagar os danos onde for encontrado. Não é a vítima e contribuintes que devem pagar para fantochadas inúteis de um sistema que penaliza as vítimas e lhe chamam justiça. A palavra de uma vítima pode substituir burocracias contra um grande ladrão-mafioso que é importante punir. Se a vítima mentir deve pagar as consequências. Mas se diz a verdade deve ser premiado por lutar por justiça e não punido como me aconteceu até agora sempre que recorri à justiça contra ladrões. Dos 8 ladrões que me roubaram o que economizei em muitos anos nenhum pagou nada. Mas o pior de todos os outros 7, o que alterou mais a minha vida foi um grande advogado-ladrão-mafioso que em minha opinião actual nem com 10 milhões de euros pagava os danos que causou, a mi e à sociedade. Imagino uma justiça em 3 minutos que podia fazer melhor.  Imagino um sistema inteligente de justiça em que um juiz lia, escutava uma gravação, via um vídeo ou pessoalmente escutava as minhas razões de querer 10 milhões de euros pelos danos psicológicos, económicos e morais que me causou. Escutava a defesa e decidia. Se essa decisão não fosse contestada de uma das partes teria valor em qualquer parte do mundo. Se fosse contestada sem razão pagava os custos dos tribunais e transtornos à vítima. Se um comprovado “grande” advogado-ladrão-vigarista fugisse à justiça e não pagasse devia ser um mínimo de orgulho da justiça internacional de colaborar para a sua captura e fazer-lhe pagar. Se tivesse cúmplices, (como acontece quase sempre e no caso do grande advogado não tenho dúvidas embora seja difícil de provar nos tribunais tradicionais), ou colaboravam ou pagavam. Imagino que com a justiça tradicional nunca conseguirei que pague 10 milhões de euros. Mas uma justiça que o condenasse a pagar esta soma e limitasse a sua liberdade, pagasse parte do ordenado ou trabalhasse no voluntariado e acção social  enquanto não pagasse fazia a melhor revolução da história da justiça.
São 4.46. Das 3.38 estou a escrever. Das 3 a pensar. Nos últimos dias passei do psiquiatra, falei com 2 advogados, perdi, (ou ocupei?), grande parte do meu tempo em luta por justiça. De facto penso que perdi mais de 20 anos da minha vida por causa de não obter justiça contra o grande advogado-ladrão-mafioso. Mas essa perda do tempo e energias da minha vida pode servir para uma revolução da velha justiça tradicional e economizar o tempo de milhões de vítimas dos criminosos e injustiças.
Se só eu ficar punido por lutar por justiça e o grande advogado-ladrão-mafioso ficar premiado ficará para a história como exemplo de vergonha de um sistema imoral, injusto, estúpido e fantoche a que chamam justiça.
O psiquiatra disse-me que fazia bem escrever mas que devia ter cuidado em colocar na Internet o que não podia provar para não sofrer algum processo por difamação. O psiquiatra é uma pessoa inteligente e cheia de bom senso. Eu sou um revolucionário à beira da loucura por não obter justiça. Segundo o psiquiatra ainda não sou um doente mental. Tenho só um momento passageiro de crise e tristeza. Creio que tem razão e já passei pelo pior. A partir de agora tentarei converter ódio e raiva contra ladrões e justiça que não faz justiça em fantasias para uma nova justiça futura. Passarei a escrever mais fantasias e argumento para um filme à espera de realizador:
Um ETM=extraterrestre-turista-do-mundo, chega ao país mais mafioso do planeta e quer converter o mundo a começar pelos profissionais da justiça da região mais mafiosa.
No país mais mafioso existiam mais de 250.000 advogados e menos de 9.000 magistrados. A maioria dos advogados eram dos mais inteligentes, eficientes, pragmáticos e criativos. A maioria dos magistrados eram menos inteligentes dos melhores advogados, menos eficientes, menos pragmáticos e menos criativos. Se eram honestos ganhavam muito menos dos melhores advogados. Se eram menos honestos e espertalhões podiam ganhar muito mais, passar férias nos barcos de luxo dos mafiosos, receber benefícios e protecção dos piores mafiosos. No pior dos casos podiam ser condenados a 18 meses com pena suspensa. O nível de vida mudava mas os amigos mafiosos eram mais generosos de muitas instituições de beneficência.
Com o aparecimento de Internet os magistrados mais espertalhões descobriram uma fonte de receita para compensar os magros salários: processos por difamação. Piores eram as suas sentenças, piores eram as críticas online e mais exaltados exageravam apanhando processos. O juiz do pior caso de justiça recebeu €280.000 só de dois jornalistas. Os mais espertalhões magistrados da anti-mafia não se preocupavam tanto com os piores mafiosos mas andavam com uma lupa na Internet à procura de quem os difamasse para fazer-lhes pagar indemnizações astronómicas.
Foi neste clima que o ETM=extraterrestre-turista-do-mundo elaborou as suas teorias mais revolucionárias da J3M=justiça-em-3-minutos e NAF=Neo-anarquia-futura para a RNM=revolução-neo-marxista.  
P.S.  O psiquiatra só me receitou medicamentos para dormir mas ainda não os encontrei. São 6.24 e passei parte da noite a escrever.  Seria melhor se estivesse a dormir? Ou nestas noites de insónia e revolta estou a contribuir para uma revolução desta justiça e contribuir para um futuro melhor para outros?

Processo público à justiça da RBA=República das Bananas e Advogados (argumento para filme)


Em Itália é possível que o “presumível” boss da pior banda criminal dos últimos tempos seja preso diversas vezes e posto em liberdade o dia depois. Antes de Berlusconi entrar em política foram assassinados 26 magistrados em 23 anos. Depois de Berlusconi entrar em política só foi assassinado o irmão de um juiz. Pelo mundo inteiro correu a mensagem de que Berlusconi era mafioso e não de que o seu governo foi o melhor contra a máfia depois de Mussolini. O boss da pior banda criminal da História d’Itália pode ser preso várias vezes e morrer com cédula penal mais limpa de um ministro de Berlusconi condenado por opor-se com o próprio corpo a uma entrada da polícia numa cede do seu partido que certos magistrados consideraram ilegal. Pelo mundo correu a ideia de que a política tem 10% de condenados, mais do que o pior bairro criminoso. Só foi notícia no meu blog em italiano que um ministro de Berlusconi, o melhor ministro da história de Itália contra a máfia e criminalidade segundo Roberto Saviano, foi mais condenado do presumível boss da pior banda criminal da História de Itália. Para “Berlusconi Ruby” encontrei com Google 10.000 vezes mais resultados do que para o boss da pior banda criminal da História de Itália que foi posto em liberdade o dia depois de ser preso. Existem dois tipos de intocáveis: “Quem fala morre” – Roberto Saviano; ou é condenado a pagar €280.000 por criticar a pior vergonha da História da justiça italiana.
Creio que tenho um blog em italiano com as melhores ideias contra a máfia. Mas parece que certos magistrados em vez de lerem as ideias importantes e inteligentes contra a máfia andam com uma lupa à procura de difamações para fazerem processos e serem premiados com €280.000 por fazerem as piores injustiças.
Um psiquiatra disse-me que me fazia bem escrever mas guardar como diário pessoal e ter muito cuidado a divulgar para não ser condenado por difamação. Mas eu penso que muitas das minha ideias são importantes e necessárias para revolucionar as injustiças, imoralidade, estupidez e fantochadas da velha justiça tradicional e inventar uma NJF=Neo-justiça-futura.
Por isso escrevo em forma de fantasia e argumento para um filme:
Era uma vez um ETT=extraterrestre-turista-na-Terra que aterrou no pais mais mafioso e não compreendia porque existiam 250.000 grandes advogados e menos de 9.000 juízes que ocupavam o tempo com 95% de processos em prescrição para piores mafiosos e grande eficiência para os melhores políticos…
Era uma vez um J0O=juiz-0-olhos, um juiz cego como o personagem principal do livro de Rui Cardoso Martins “Deixem Passar o Homem Invisível”, com um consulente G3O=génio-dos-olhos que inventaram a J3M=justiça-em-3-minutos para fazer melhor em 3 minutos da velha justiça em 30 anos. 

2011-09-28

Diário de um doente muito imaginário, Neo-Dom Quixote, Neo-Machiavelli, Neo-Sant’António, … ( GGGA, FFF, NDQ, APL)


Depois de dois dias muito deprimido, alguém que para mi vale mais de todo o dinheiro do mundo, marcou-me uma consulta com o melhor psicoterapeuta da cidade. Depois de uma noite passada metade a dormir e metade a ler e escrever, um telefonema avisou-me da possibilidade de uma consulta imediata. Parti sem tempo de fazer um café. Alguém que se interessa por ti é o melhor remédio para a depressão. Eu já me sentia meio curado a caminho do psicoterapeuta.
Escrevo parte do que me disse porque me parecem pérolas de sabedoria para tristes, infelizes deprimidos, doentes mentais imaginários e casos sérios:
“O melhor psiquiatra de Portugal, Coimbra de Matos, disse que se fosse curado de certos jovens psiquiatras seria considerado doente bipolar. Há psiquiatras que receitam medicamentos para um momento de tristeza em consequência de uma má notícia. Se as pessoas não se sentissem tristes pelos acontecimentos negativos e contente pelos positivos seriam casos de preocupação. A depressão passageira aos acontecimentos negativos que não dura mais de 2 ou 3 dias é normal. Se dura mais de 2 semanas um estado muito depressivo ou eufórico sem grande motivo pode ser digno de medicamentação. Mas eu não gosto de abusar de medicamentos que quase sempre têm contra-indicações”.
Recordei-lhe novamente o caso do grande advogado-ladrão-mafioso e a minha teoria do esquecimento com base na teoria freudiana do recalcamento que passando ao inconsciente continua a ter mais efeito do que continuando a lutar. Por outras palavras, disse-lhe que se tentasse esquecer como queria o psiquiatra que me tratou no Hospital de Santa Maria, eu interiorizaria uma imagem cobarde de mi próprio, de um falido que é roubado do que economizou numa vida e não luta por justiça. Lutar por mudar esta justiça aumenta a minha auto-estima. Sinto-me menos falido. Se eu faço o que posso e não obtenho justiça será o falimento da justiça. Se a minha luta por mudar esta justiça não resulta será o falimento da sociedade, da politica e dos responsáveis ou irresponsáveis pelas fantochadas, injustiças, imoralidade e estupidez do sistema. Disse-me que só me faltava um burro e Sancho Pansa para ser um Dom Quixote, que as leis têm mais buracos do que o queijo suíço, que fazia bem em escrever como um diário mas devia ter cuidado para não ser condenado por difamação se não tiver provas do que digo ou escrevo, …  
Escreverei mais em forma de fantasia esperando que algum realizador de cinema faça o filme da minha vida.  Imagino uma personalidade de fantasia com parte de SERIPires, Chaplin, Machiavelli, Dali, Gogh, Dom Bosco, Dom Quixote, Santo Antonio, …   

2011-09-27

O grande advogado e impotência da velha justiça ou o grande juiz e a vitória da NJF=Neo-justiça-futura?


(Ideias para argumento do filme da minha vida ou para uma revolução da velha justiça)
Ontem pensei que se eu fosse juiz e conhecesse a verdade dos factos de um grande advogado-ladrão-mafioso e não o pudesse condenar me sentia um fantoche de uma fantochada a que chamam justiça. O que se pensa não se dizer ou escrever. Mas pode escrever-se um livro de fantasia ou fazer-se um filme em que certas personagens dizem o que pensamos. Das duas vezes que recorri à justiça contra ladrões do fruto do meu trabalho tive a impressão de que se andava de um bom mafioso podia obter melhor justiça de uma má justiça. Mas a solução não deve estar em escolher entre um bom mafioso e má justiça. A justiça deve fazer justiça ao menos quando a injustiça é evidente. Só em teatros-circos de tribunais os fatos de um grande advogado-ladrão-mafioso que com vigarices e ameaças mafiosas me levou o que tinha economizado em toda a vida. Só um juiz que não tenha juízo não compreende que isso cause danos morais e psicológicos a qualquer pessoa normal. Em minha opinião nem com 10 milhões de euros me pagava os danos que me causou. A opinião do juiz pode ser diferente. Da sua decisão dependerá a minha opinião sobre a justiça. E provavelmente o prestígio da justiça futura.
Imagino um filme que começa com a famosa fotografia do abutre à espera da morte de uma criança para a comer, o fotografo que se suicida por depressão depois daquela e outras fotos de mortos de fome, um profeta que quer salvar os mortos de fome com a sua teoria da J3M=justiça em 3 minutos e J3L=justiça em 3 lições: programa Forum de Mediaset em Itália, cigana milionária fazendo justiça e melhor da justiça de Estaline. Com uma revolução desta justiça os grande ladrões, vigaristas e criminosos não seriam condenados a fictícias prisões de 9 meses mas a pagar milhões, com ajuda dos cúmplices e beneficiários do fruto da criminalidade, ladroagem e vigarices. Com a velha justiça tradicional o grande advogado-ladrão-mafioso teve cúmplices que beneficiaram do que me roubou e não podem ser condenados. Com uma justiça futura como eu a imagino os cúmplices pagam sempre que tenham conhecimento da proveniência criminal dos benefícios. A quem não colaborasse contra piores crimes mafiosos e tentasse esconder a verdade seriam sequestrados todos os bens para indemnizar as vítimas, a sociedade e os mortos de fome. Com esta justiça portada à ONU e em colaboração com governos, sistema judicial, policial, político e voluntariado de todo o mundo podiam sequestrar-se à criminalidade biliões de euros para salvar mortos de fome. As prisões seriam reduzidas ao mínimo, só mais perigosos e para aqueles que não colaborassem em semi-liberdade para a indemnização às vítimas e á sociedade.

OGD=O grande deficiente: argumento para filme, testamento moral de um artista que não é Van Gogh ou de um missionário que não é Santo António de Lisboa-Novara, ( fff3f, s6m, ggga, vit, njf ).


(1) Encontram-se  vários vídeos online sobre o caso: L'Africamuore di fame, fff, s6m, permalink,  berlusconi bush usa papa africa fame bill gates furbi onesti populisti  potenti