2007-12-04

As cores influenciam a mente e o corpo
Têm influência psicossomática, talvez umas vezes mais por influenciam electromagnética e outras por influência cultural. Segundo alguns as cores influenciam o nosso psiquismo podendo curar doenças, (cromoterapia), ajudar a acalmar e repousar ou estimular a actividade.
Disto resulta a importância das cores para o prazer, eficiência, saúde, arte, moda, economia de tempo, etc.
Se promovermos o significado standard das cores podemos economizar muito tempo e facilitar comunicação global. Falta saber se corremos o risco de empobrecimento artístico e diversidade cultural.
Penso que é muito importante o estudo científico dos efeitos das cores e dos aspectos culturais ou de aprendizagem com os aspectos universais científicos de influência no comportamento.
Se em todo o mundo se promovesse o significado standard das cores para o lixo bastaria a cor para indicar onde deitar o jornal, a garrafa de vidro, de plástico ou a casca da banana. Assim em todos os aeroportos, estações ou centros turísticos de qualquer parte do mundo seria mais fácil a reciclagem do lixo.
As cores podem ser consideradas frias e favoráveis ao repouso como o azul ou quentes e estimulantes como o vermelho e amarelo. O verde é uma cor intermediária ou de transição.
Um lugar fechado pintado de amarelo ou misturado com vermelho pode dar mais ideia de liberdade e amplidão.
Um quarto de crianças com a reprodução de todas as cores da casa dá-lhes a sensação de continuidade. A cor rosa associa-se a ternura, adolescência, bem-estar.
Para as novas ciências sugiro novos termos: "cromambiente" em português, "cromambi" em linguagem internacional, para significar uma futura ciência ou arte das cores no meio ambiente.
TAGS: cores-arte-cromoterapia-cromambiente-cromambi-moda-standard-LINGUAGEM GLOBAL
(Nota: este testo encontrava-se no meu blog: http://jiimm.bravejournal.com/entry/11286 mas foi completamente ofuscado por spam. Imagino uma Neo-ONU à qual pudesse denunciar o facto e aplicasse uma elevada multa a quem coloca spam a disturbar informações que considero de utilidade social. )
Aqui deixo convite a colaborar contra o spam, ladrões do tempo e novos web-crimes.

Sem comentários:

Enviar um comentário