2007-12-10

Globish, língua global de inglês fácil do futuro ou línguas e dialectos da ONU?


Na prática o inglês é a língua mais usada na Internet. Globish é uma língua derivada do inglês mas mais fácil com a pretenção de se tornar a língua global do futuro.
Enquanto não existir uma língua global as minorias linguísticas continuarão a pagar caro pelo isolamento e situação de inferioridade em todos os campos: culturais, económicos, políticos e sociais. As reivindicações das minorias que pretendem igualdade de direitos podem conseguir a esmola da compreensão e da solidariedade com a sua luta, sobretudo dos falidos das sociedades mais evoluídas, (comunistas de Itália, Indymedia e certas esquerdas ocidentais), mas isso só atrasa a evolução para se aproximarem da verdadeira igualdade.
Unificar a terminologia facilita a comunicação global, aumenta a eficácia, rapidez de navegação na web e igualdade de oportunidades de emprego, acesso à cultura mais importante para um futuro global melhor, aculturação ou socialização para uma melhor convivência global. A unificação de uma terminologia standard e um código universal normalizado poderia ser uma das mais importantes missões de organizações internacionais como a ONU, UNESCO, etc.
Nunca discordei tanto dos objectivos da ONU e de Bill Gates como na promoção da defesa de línguas minoritárias e dialectos, (ONU e Bill Gates: línguas e dialectos ou linguagem global? ).
O tempo utilizado a aprender línguas poderia ser utilizado a aprender outras coisas se existisse uma linguagem universal. Penso que na medida que nos orientarmos para uma linguagem universal, ao menos como segunda língua, estamos a oferecer às gerações futuras alguns dos bens mais preciosos: tempo, facilidade de comunicação, acesso a informações, etc. Penso que a desaparição de dialectos e línguas regionais traz mais vantagens do que desvantagens. ... O tempo será cada vez mais um dos valores prioritários: grande parte da nossa vida depende de como utilizamos o nosso tempo desde a nascença, das faculdades que desenvolvemos, da personalidade que criamos, da saúde que mantemos. Tudo o que economize tempo está a criar a possibilidade de o utilizarmos para qualquer coisa que nos proporciona prazer e aumentar a nossa felicidade. Tudo o que pode economizar tempo na Internet multiplica-se por biliões de utilizadores. Tudo o que possa economizar uns segundos equivale a muitos horas se multiplicado pelos biliões de utilizadores ou pelas horas que cada um passa na Internet ao longo da sua vida. Por isso me parece importante a normalização standard da terminologia para facilitar a comunicação global, aumentar a eficácia e rapidez de navegação na web.
>>>Mais:

1 comentário:

  1. A meu ver, acho que actualmente o Esperanto e a lingua que devera ser escolhida para a Organizacao das Nacoes Unidas. O Esperanto ja e estudado e aprendido por milhares de pessoas em mais de 170 paises.

    Minhas saudacoes, FONTES

    ResponderEliminar