2009-06-16

"Deixem Passar O Homem Invisível", justiça, ilusões e fantasias no segundo livro de Rui Cardoso Martins

"Deixem Passar o Homem Invisível", segundo livro de Rui Cardoso Martins, será apresentado pelo Prof. João Lobo Antunes no dia 8 de julho às 19 horas em Lisboa no Museu da Água da Epal.
"A cegueira como alegoria está gasta desde que meteram uma venda na Justiça..."
Um dos personagens sonha revolucionar a justiça: " ... onde a corrupção e a violência criminosa alastram há séculos até se transformar no próprio Ser da Nação, o que se passa no fundo — e o mesmo contará para todos os países ocidentais, tão empenhados em garantir o apoio judiciário aos ladrões, assassinos e violadores— o que se passa é que os mais aptos e inteligentes dos estudantes de Direito acabam por ir para advogados dos corruptos e mafiosos, porque aí é que se ganha dinheiro. Enquanto os juízes, assalariados que ganham migalhas, são em regra os menos inteligentes e menos aptos dos seus cursos, multiplicando-se de pais para filhos uma casta de incompetentes sempre vulneráveis aos dinheiros e subornos, em suma, às mãos sujas dos corruptos. Até porque, explicava Serip que aprendia agora a esfarelar pão para os pardais como via António fazer, as leis acabam por ajudar sempre os que têm dinheiro, anulando o trabalho dos poucos juízes honestos que tentam furar este ciclo vicioso, e que ainda por cima têm que lutar, nas suas carreiras, contra a progressão dos colegas incompetentes que são filhos de outros juízes mas que, claro, metem as cunhas para os seus descendentes cábulas serem os escolhidos nos concursos para os melhores lugares de magistrados que há lá entre eles, formando-se assim verdadeiras castas hereditárias de ignaros e desqualificados, geneticamente vulneráveis à corrupção..."
Mais:
Rui Cardoso Martins publica segundo livro: "Deixem Passar O Homem Invisível", o cego a ver arte com os olhos de um "artista" muito particular
"Rui Cardoso Martins", «Deixem Passar o Homem Invisível», justiça, no www.onu-w-gov.blogspot.com.
Editores, autores e livros do futuro no meu imaginário
Editor do futuro: agente artístico, literário e cultural promotor dos autores e consumidores
Mais em italiano:
Italia-Portugal, (Portogallo), Antonio Tabucchi, Fernando Pessoa, Rui Cardoso Martins, libri, film, cultura e arte, (fff4f, g3m)
Altri risultati in neo-machiavelli.ilcannocchiale.it »


Sem comentários:

Enviar um comentário