2011-11-28

Mário Soares, Humberto Delgado, Craxi, Berlusconi, um grande advogado-ladrão-mafioso, factos, opiniões, crenças, informação, desinformação, política e justiça


Não recordo de sentir falar de Mário Soares antes do 25 de Abril de 1974. Mas recordo a opinião que tinha de Humberto Delgado, exactamente contraria à que Mário Soares exprimiu publicamente. A minha primeira informação política quase se limitava à Emissora Nacional, Rádio Renascença e Rádio Altitude. Recordo a emoção do primeiro rádio, da gente que se reunia em casa do afortunado que se podia permitir um rádio. A electricidade ainda não tinha chegado à minha terra, nem TV nem jornais. Esta informação deu-me a impressão de que Humberto Delgado era para Portugal como Osama Bin Laden para os americanos: um terrorista sem coração.
Depois do 25 de Abril, frequentando universidades, cursos de psicologia, sociologia, biologia, filosofia e jornalismo, tornei-me um fã de Mário Soares como a maioria dos portugueses mais informados politicamente.
A pior desilusão que recordo de Mário Soares, foi quando visitou o seu amigo Craxi no exílio na Tunísia. Tinha vivido em Itália no apogeu e declínio de Craxi, absorvido da informação italiana o seu pior. Para mi Craxi não era como Osama Bin Laden para os americanos ou Humberto Delgado para a maioria dos Portugueses no tempo de Salazar mas pouco faltava.
Hoje penso que Humberto Delgado, Craxi e Berlusconi foram vítimas de muita desinformação que condicionaram crenças, política e justiça. Creio que um dia os processos a Craxi e Berlusconi serão vistos como uma vergonha de certa justiça, política e informação ou desinformação. Imagino que para muitos de hoje as 12 prisões de Mário Soares são consideradas como medalhas de bom comportamento. Imagino que o facto de no quarto governo de Berlusconi existirem 84 parlamentares italianos indagados ou condenados será a vergonha de uma justiça mais interessada a condenar políticos do que piores mafiosos das piores bandas criminais.
Quando li o que Mário Soares escreveu sobre Humberto Delgado pensei no poder da informação ou desinformação daqueles tempos. Imaginei-me com uma túnica em que escrevia “FAÇAM OUTRAS LEIS OU CAGUEM NAS LEIS MAS FAÇAM JUSTIÇA” para protestar contra uma injustiça de que fui vítima de um grande advogado-ladrão-mafioso. Se fosse para a prisão por enfiar essa túnica e me recusasse a tirá-la enquanto não obtivesse justiça seria julgado pela História como um revolucionário contra a estupidez, imoralidade e injustiças da justiça?

 Mário Soares, politica, justiça, informação, opinião ... Berlusconi, Mário Soares, Craxi, informação à portuguesa e justiça àBill Gates, voluntariado, beneficência, pessoa do ano ... IDEIAS PARA UM MUNDO MELHOR ... justiça_ políticos_spam_vírus_ética_inteligência_estupidez... pebook=personalizado e-book: O GRANDE MAFIOSO, GRANDE ... ONU-W-GOV: 2011/03 - 2011/04ONU-W-GOV: Mário Soares, políticos, advogados, justiça ... ONU-W-GOV: 2011/02 - 2011/03CAEPMS.

Mário Soares não se arrepende de nada durante a sua carreira política "Um político assume-se".Soares apela à «mobilização» dos portugueses face à austeridadeMário Soares alerta que a Grécia cair, «a Europa vai ao charco»

2011-11-16

Amor online, tempo, dinheiro, NET+ética=netica, comportamento moral, deontologia e boas maneiras para as novas tecnologias


Tenciono escrever um livro digital, (eBook), orientado para inventar uma nova disciplina a que chamarei netica, (da junção de Net+ética). Partirei das minhas experiências online, dos meus conhecimentos de psicologia, biologia e filosofia do tempo. Tenciono vende-lo online para voluntariado e beneficência. Poderei oferecer antecipações das partes já escritas a quem quiser colaborar mesmo de forma anónima. Poderão manifestar interesse para o e-mail piresportugal@hotmail.com ou deixar desde já comentários e sugestões.
Selecção do melhor que já escrevi:  
Não perca o seu tempo com ódio ao seu ex-marido ou ex-esposa. O ódio é um veneno que se toma esperando que faça mal à pessoa odiada. Mas faz mal a nós próprios.
Quem tem mais amigos no Facebook tem certas partes do cérebro maiores. Alguns concluem que o Facebook desenvolve o cérebro e a inteligência. Mas na verdade outros dados revelam que quem têm mais amigos e passa mais tempo no Facebook tem piores notas. Alguns concluem que o Facebook faz mal aos estudos. Ambas as conclusões podem ser falsas. Ter muitos amigos no Facebook pode ser consequência e não causa de determinado tipo de inteligência. Por outras palavras, pode ter mais amigos por ter um determinado tipo de inteligência emotiva muito popular no momento. Passar mais horas no Facebook do que a estudar pode causar piores notas mas melhor futuro profissional. Com as novas tecnologias é possível colocar em poucos segundos mensagens a invadir milhares de blogs. As tecnologias que podem ter um uso muito positivo podem também causar danos astronómicos pelo tempo que fazem perder ou mensagens erradas que possam transmitir. Seria justo se ganhasse mais quem usa as melhores tecnologias para melhores fins. Mas muitas vezes fazem fortuna os ladrões do tempo, da personalidade e do bom nome de quem usa Internet para fazer um serviço social ou ganhar honestamente o seu dinheiro.

2011-11-02

Carta aberta a quem odeia o ex-marido ou a ex-esposa


Não perca o seu tempo com ódio ao seu ex-marido ou ex-esposa. O ódio é um veneno que se toma esperando que faça mal à pessoa odiada. Mas faz mal a nós próprios. Sei que não se podem esquecer certas coisas e não sei se um esquecimento forçado não provoca um recalcamento no inconsciente com piores danos da expressão dos sentimentos. Mas imagino que faz melhor à saúde mental pensar nas pessoas boas que encontrámos na vida e ajudar outros em piores condições ou que precisam da nossa ajuda. Fazer bem aos outros aumenta a própria auto-estima e é muitas vezes o melhor remédio para certas depressões. 

Facebook, love-on-line, Web-amor, positivo e negativo das relações pessoais, amigáveis ou amorosas com as novas tecnologias


Quem tem mais amigos no Facebook tem certas partes do cérebro maiores. Alguns concluem que o Facebook desenvolve o cérebro e a inteligência. Mas na verdade outros dados revelam que têm mais amigos e passa mais tempo no Facebook tem piores notas. Alguns concluem que o Facebook faz mal aos estudos. Ambas as conclusões podem ser falsas. Parece-me evidente que se passam muito tempo com uma actividade desenvolvem certas aptidões, certas capacidades, e muito provavelmente certas partes do cérebro. Mas parece-me evidente que quanto mais é a intensidade de umas actividades a ocupar a mente, mais outras se atrofiam. Segundo o prémio Nobel Rita Levi Montalcini, temos dois cérebros, um mais emotivo e outro mais racional. Mais amigos no Facebook, pode ser o resultado de uma predominância do cérebro emotivo ou de capacidades mais populares no momento. Pode ser que um superdotado num tipo de inteligência mais racional e impopular tenha menos amigos de um artista do populismo do momento com outro tipo de inteligência. Ter muitos amigos no Facebook pode consequência e não causa de determinado tipo de inteligência. Por outras palavras, pode ter mais amigos por ter um determinado tipo de inteligência emotiva muito popular no momento. Passar mais horas no Facebook do que a estudar pode causar piores notas mas melhor futuro profissional.
Imagino que a eficiência humana depende do equilíbrio entre as diferentes partes do cérebro. Imagino que a eficiência do presidente americano Ronald Reagan se deve em grande à esposa que o acompanhava, o defendia contra tudo e contra todos contribuindo assim ao seu equilíbrio intelectual e emocional.
Escrevi um ebook em italiano onde desenvolvo estas ideias. Estou a escrever uma versão diferente em português com o melhor da Italiana aplicado a outros casos de mais interesse para leitores portugueses. Tenciono escrever um livro colectivo e quem quiser colaborar poderá receber antecipações gratuitas por e-mail pedindo para piresportugal@hotmail.com