2012-08-31

Ética para futuros génios, mestres e gurus da publicidade e marketing: Profetas de um mundo melhor para converter milionários ladrões do tempo

A salvação da publicidade e marketing do futuro passará pela conversão dos génios, mestres e gurus da persuasão e vendas a usarem as suas habilidades e talentos para converterem os consumos do mundo de forma a uma convivência global com mais utilidade para todos e menos milionários com o custo de mortos de fome. Os talentos devem orientar as suas capacidades e o seu tempo para um mundo melhor para todos e não ladrões milionários tempo com danos sociais astronómicos. As pessoas com mais talento devem ganhar mais ao colocar as suas capacidades ao serviço da inovação, criatividade e ideias para um mundo melhor.
Imagino que muitos dos chamados génios, mestres ou gurus da publicidade e marketing do passado e presente colaboraram ao pior crime legal online: roubar o bem mais precioso, o tempo, para vender o pior ao mais caro preço. Muitos contribuíram consciente ou inconscientemente a aumentar o numero de mortos de fome, ao excesso de consumos inúteis e/ou prejudiciais para alguns e à falta do essencial para outros.
Precisam-se génios, mestres e gurus da publicidade e marketing do futuro com ética e utilidade social ao primeiro posto.
Precisam-se génios, mestres e gurus da publicidade e marketing do futuro que não estudam psicologia, hipnotismo ou artes da persuasão para vender o pior ao mais caro preço mas para educar a consciência cívica dos consumidores.
Precisam-se génios, mestres e gurus da publicidade e marketing do futuro para premiar os melhores em utilidade social e punir os piores ladrões do tempo para vender o pior ao mais caro preço.
Precisam-se génios, mestres e gurus a colaborar para uma justiça internacional da ONU ou NEO-ONU que não precisa de grandes advogados dos piores criminosos para punir em 3 minutos os piores ladrões do tempo com mentiras, vigarices, spam, vírus e novas formas de usar as novas tecnologias para causar danos sociais enormes.
Dos “7 Níveis de Marketing na Internet”, por Valério Conti, “mais um pesquisador do web, que um verdadeiro comerciante”, (1), selecionei as melhores ideias para as comentar à minha maneira, com a prioridade à ética e utilidade social para o futuro:
Os génios gurus e mestres de talento raro, superiores às pessoas comuns, às massas são bilionários com vendas online e offline. Cercam-se de equipes de especialistas talentosos cada um especializado em diferentes áreas, que muitas vezes são também os melhores de um mercado específico ... o principal objetivo é vender e desencadear os processos de piloto automático, para que possam desfrutar de suas vidas ao máximo”.
Mas quantos perdem milhares ou milhões de horas para poucos se tornarem milionários em pouco tempo?
Não concordo que os “Bilionários de sucesso são os mestres da venda … Cercam-se de uma talentosa equipe de peritos especializados em diferentes setores, onde são muitas vezes os melhores ao serviço dos objetivos de vender e desencadear os processos de piloto automático,...”
Creio que os melhores milionários e que ficarão para a história serão os que inventaram formas de utilidade social a nível global, ferramentas em grande parte gratuitas que usamos todos os dias: Google, Facebook, Twitter, Microsoft, Paypal, Yahoo, Ebay, Apple, IBM, Intel, Nvidia, …
Imagino que as melhores criações podiam passar a fazer parte de um património da Humanidade com a colaboração dos melhores génios do momento e elites democráticas de uma ONU ou NEO-ONU para uma contínua evolução ao serviço de um mundo melhor e não dos criminosos online. 
(1) Tradução livre do italiano: www.valerioconti.com. 
 

Sem comentários: