2013-07-19

Corrupção Suíça e Moralidade Brasileira?


Eu creio que a Suíça seja um dos países com mais elevado nível económico, ético e moral. Foi cofre de lavagem de muito dinheiro sujo de meio mundo, mas isso deve-se precisamente ao elevado nível de confiança internacional, em particular das elites económicas. Certamente tem corrupção mas não se pode comparar com outros países.
“O mundo é dos espertos. Ah, isso eles são. Tanto são que pra eles desvio de verba não é considerado crime...” diz Paul jurgen, July 14, 2009 at 2:15 pm.
Não sei se isto é verdade ou impressão popular no Brasil. Muitas vezes tive a impressão de que onde são piores é mais popular acusar os melhores. A corrupção na Suíça será superior à do Brasil?
De todos os países de 4 continentes onde trabalhei, sempre tive a impressão de que a organização, economia, informação, política e justiça eram em quase tudo superiores. Creio que só no Japão encontrei tanto rigor no pagamento dos impostos como na Suíça. Mas ao mesmo tempo as burocracias eram das mais simples que conheci.
Creio que o nível de vida económico se deva a uma certa moralidade e filosofia da economia que atraíu pessoas inteligentes e efficientes com os respectivos capitais. 
Creio que o facto de o Brasil ser meta preferido de asilo para terroristas e mafiosos condiciona a sua economia.  

Sem comentários:

Enviar um comentário