2009-07-20

CasaPia-Cruz-Cristo-J3M-VJT-NJF-PTV, justiça à portuguesa e à italiana

O processo da Casa Pia e Carlos Cruz faze-me recordar os que queriam apedrejar uma prostituta e perguntaram a Cristo se era justo.  Cristo disse que quem era inocente lançasse a primeira pedra. Foram-se embora a começar pelos mais velhos. "Vai e não tornes a pecar" - disse-lhe Cristo.

Não sou pela impunidade. Uma das melhores recordações de meu pai foi punir-me com 4 km a pé para colocar na estrada onde tinha "roubado" uma cana de um foguete. Mas muito menos sou pela destruição das pessoas ao primeiro pecado.

Uso abreviaturas para temas de particular interesse para livros, filmes ou programas de TV:

J3M-justiça em 3 minutos, com juizes mais inteligentes, num sistema mais inteligente de justiça, onde sem advogados podem fazer melhor justiça de 30 anos com grandes advogados e pequenos juízes.

VJT-velha justiça tradicional no seu pior, com metodos de 1700, leis de 1800, pequenos juízes, pequesos em inteligência, criatividade e bom senso de justiça, condicionados dos grandes advogados, com grande inteligência, criatividade, eficiência, motivação e meritocracia. Sobre o assunto divulguei milhares de páginas no meu blog em italiano e não sei se a justiça em Portugal será muito diferente da italiana.

NJF-Neo-Justiça do futuro, que deve iniciar com uma tentativa entre as duas partes, seguida de um processo em 3 minutos ou pouco mais e processos infinitos pagos por quem tem mais culpa de não se ter resolvido o caso na conciliação ou nos 3 minutos do primeiro processo.

PTV-projecto de programa para a TV onde mostrar como com j3m se pode fazer melhor, muitas vezes, da vjt em 30 anos. Parece-me evidente para muitos casos que conheci da velha justiça à italiana. Não sei se a justiça à portuguesa é melhor.

Imagino um juiz muito inteligente num sistema mais inteligente de justiça que em poucos minutos fazia um interrogatório deste género: "Se me diz a verdade não o condeno à prisão. À primeira mentira pode ir para uma prisão por muitos anos até se saber a verdade".  

Para a maioria dos casos existem milhões de punições mais justas, educativas, éticas e socialmente úteis da prisão tradicional. O pagamento de multas proporcional à riqueza para as vítimas e para a sociedade é a primeira forma de punição melhor da prisão em todos os sentidos: mais justa para com os contribuintes, mais educativa, mais ética e socialmente mais útil. A segunda forma de punição a completar esta para casos mais graves pode ser o trabalho socialmente útil em semi-liberdade.

Suponhamos que o caso não se tornava público mas em vez da prisão todos os bens eram sequestrados ou ipotecados, podia continuar a trabalhar como se nada tivesse acontecido mas a maior parte do dinheiro andava para as vítimas, para voluntários em apoio a vítimas, para uma melhor justiça, políca, economia e cultura.

Suponhamos que o caso se tornava público e era condenado a trabalhar em semi-liberdade para transmitir a mensagem de arrependimento, trabalhar ou pagar para associações de voluntariado com mensagens de bom comportamento social.

Se não tornasse a pecar, (como Cristo recomendou à prostituta), se trabalhasse para bem da sociedade durante algum tempo, poderia incluso converter-se como S. Paulo de perseguidor dos cristãos em seu grande apóstolo.

AVI=Associação de Vítimas de Injustiças e VNJ=Voluntários para uma Neo-Justiça

Carta aberta a um juiz, processo público a um grande advogado ou à velha estúpida injustiça e criatividade colectiva para uma Neo-justiça do futuro

 "Deixem Passar O Homem Invisível"

Mais em italiano: Forum, Neo-Machiavelli . 

Sem comentários:

Enviar um comentário