2009-07-20

Justiça de un juiz da TV italiana e de 83% do público

O empregado de um restaurante discute com um prepotente político local que lhe diz se não sabe quem é ... (programa Forum da TV italiana, Canale 5, 2009-07-20, h.12).

Chega o proprietário do restaurante que não quer perder o cliente e diz ao empregado de pedir-lhe desculpa. Este recusa-se. Manda-o a trabalhar para a cozinha mas o empregado vai-se embora. Passados meses quer ser de novo integrado no trabalho com pagamento dos meses retroactivos. A votação do público deu-lhe razão a 83%. O juiz não lhe deu razão: podia recusar a pedir desculpa mas não podia recusar a trabalhar onde o mandou o patrão.

Durante muitos anos considerei a velha justiça tradicional como uma monstruosa fábrica d'injustiças da qual era melhor estar distante. A justiça deste programa parece-me a melhor que conheço. Mas creio que se podia fazer ainda melhor, seja como espectáculo de televizão, seja como revolução da velha justiça tradizional. Gostaria de colaborar com autores e produtores de TV para um programa que em minha opinião pode ser uma revolução da estupidez fantochadas e injustiças da velha justiça tradicional.

Rui Cardoso Martins, no seu segundo romance: "Deixem Passar O Homem Invisível" trata de forma irónica e divertido um problema muito sério da justiça que eu considero prioritário para um futuro melhor.

AVI=Associação de Vítimas de Injustiças e VNJ=Voluntários para uma Neo-Justiça

Carta aberta a um juiz, processo público a um grande advogado ou à velha estúpida injustiça e criatividade colectiva para uma Neo-justiça do futuro

Mais em italiano: Forum, Neo-Machiavelli . 

Sem comentários:

Enviar um comentário