2009-07-02

Paz, pacifismos, pacifistas, pacifintas, Blowin in the Wind -BOB DYLAN - SE O MUNDO PENSASSE SERIA DIFERENTE? (fff4f, ptv)

Vi uma emocionante sequência de imagens con a musica "Blowin in the Wind" de BOB DYLAN, com a mensagem de que " SE O MUNDO PENSASSE SERIA DIFERENTE", não esistiria a guerra no Vietnam...

Também eu pensava que a guerra do Vietnam era um dos piores simbolos das guerras estúpidas e injustas, a pior dos americanos, segundo a crença mais generalizada que eu senti. Depois un dia vi uma versão diferente: os americanos não perderam a guerra, retiraram-se por pressão dos pacifistas, as atrocidades e mortes dos comunistas foram piores das dos americanos mas não se souberam nem fizeram notícia. Uma reportagem dos horrores da guerra dos americanos correu o mundo e influenciou o retiro dos americanos.  

Vi un documentário sobre o falimento da missão de paz, (ou de guerra segundo outros), na Somália. As imagens da cabeça de um soldado americano como troféu correu o mundo e influenciou Clinton a retirar-se e não intervenir no genocídio de Ruanda com quase um milhão de mortos. Vitória da informação ou vergonha das imagens de un morto contribuirem a quase um milhão de mortos?

Li um artigo, (L'espresso), que defendia a teoria de que as imagens das torturas de Abu Graib fizeram uma revolução. Uma única "tortura" de um iraqueno sem sangue ou ossos partidos, uma posição incómoda por 3 dias com medo de fintos fios eléctricos, causou mais informação e escândalo em Italia de milhões de torturados até à morte de Saddam, terroristas islâmicos, comunistas e mafias italianas. Porque razão a "tortura" americana faz mais notícia?

Immagino um teatro ou programa da TV a documentar contrastes das informações e crenças populares ou populistas, (fff4f, ptv).

Em
italiano, (procurar fff4f, ptv).

Sem comentários:

Enviar um comentário