2011-06-29

ETT=extraterrestre turista na Terra, fantasias, auto-sátira, criatividade, … (VIAS, CIC, IFG, PAD, P49)

ETT=extraterrestre turista na Terra é uma personagem de fantasia a parodiar projectos e ideias do momento. Gonçalo M. Tavares disse no "Café Desconcerto" que alguns dias escrevia a grande velocidade até 25 páginas que depois de alguns anos podiam ser reduzidas a uma só frase de um livro. Curioso que quando escreve as melhores ideias a grande velocidade dá muitos erros de ortografia que depois corrige. Penso que a criatividade é uma faculdade que pode absorver energias mentais que faltam para outras actividades como memória, ortografia, racionalidade prática. Dizem os teóricos da criatividade que não se deve ter medo de pensar loucuras ou ideias que vão contra o bom senso geral. ETT é uma personagem deste blog para escrever sem censura, com outras personagens de fantasia a fazer sátira sobre os meus projectos ou ideias.

O ETT deu uma volta à terra e viu o que muitos terrestres não viam. Disfarçou-se de ser humano e tomou o combóio como qualquer mortal. Passeou num lindo jardim cheio de flores e recordou os 6 milhões de mortos de fome que acabara de ver lá do alto. Malditas flores – pensou para consigo. Quantos mortos de fome se salvavam se cultivassem batatas, cereais ou frutas em vez de flores? Abriu a posta electrónica e encontrou o email de um desconhecido a acusá-lo de ser um monstro que não se lembrava de mandar flores a sua mulher no dia do seu … Era verdade, tinha esquecido. Era demasiado ocupado com salvar os 6 milhões de mortos de fome para se lembrar … Estava demasiado ocupado em criar um cartão de visita electrónico que servisse de apresentação para as suas "comeetcic" uma espécie de mini-conferência, uma espécie de meeting, encontros de criatividade e inteligência colectiva.

Telefonou ao PAD e enquanto escutava a resposta ao seu pojecto pensou a Berlusconi. Uma longa história que dará certamente um e-book, talvez um livro, um blog, um filme ou uma revolução moral da política, justiça, jornalismo, cultura e opinião pública: GIB=grande inteligência de Berlusconi.

P49 revelou-lhe a última descoberta da medicina: "A vida é uma doença grave, incurável, sexualmente transmissível e termina irremediavelmente na morte". Ambos riram mas o tom mudou quando lhe perguntouhe o que faria hoje. Respondeu-lhe que preparava um CMC, abreviatura de um "comeetcic" uma espécie de mini-conferência, uma espécie de meeting, encontros de criatividade e inteligência colectiva... Ainda ele estava a explicar o que queria fazer e já ela tinha mudado o tom da voz de suave para agressiva: "Não te metas… Tu vives kilómetros acima das nuvesns…" 

Ele recordou o romance "Três Passos Sobre o Céu" que na primeira edição só vendeu 600 exemplares e 14 anos depois 3 milhões. Certas obras de arte têm o seu tempo, alguns artistas foram profetas pobres falidos no seu tempo e fizeram fortuna dos herdeiros.

(Nota: algumas ideias são a continuidade de VIAS=voluntariado internacional de acção social (PROJECTO EM ESTUDO), CIC= criatividade e inteligência colectiva, IFG=inventar futura da Guarda …)

Sem comentários: