2012-07-02

Arte, surrealismo, neosurrealismo, neo-surrealismo e NEO-surrealismo

Para mi o surrealismo é a arte do inconsciente, da fantasia, dos sonhos de Salvador Dali. Neosurrealismo ou neo-surrealismo engloba vários autores de retorno e renovação das origens. NEO-surrealismo é o meu surrealismo e de de todos os que aderirem a estes princípios:
A - A arte deve impor-se por si própria para quem gosta pelas emoções, sentimentos, imagens e mensagens. Os críticos de arte têm um valor relativo determinado pela crítica de cada obra de arte ao serviço do consumidor, de valores ou mensagens para um mundo melhor. O saber sobre a arte pode ter um valor relativo, positivo ou negativo: um estudioso de arte pode ser um sugestionado do que é arte que tenta convencer os outros do que é arte. Daqui nasce certa arte de certos museus e exposições para críticos de arte e sugestionados dos críticos de arte onde muitas pessoas menos sugestionadas e de pensamento mais independente pensam que o seu filho faz melhor arte.

B – A arte deve tender a ser ética ao menos nas intenções e objetivos finais. Por ética entende-se contribuir para uma melhor convivência e utilidade social global.

C – A arte será a primeira a usar todas as novas tecnologias presentes e futuras, com espírito crítico, prevendo as consequências positivas para serem estimuladas e as negativas para serem evitadas.

D – A arte é, ou deve ser, uma das formas de estimular a criatividade e inteligência coletiva para um mundo melhor, podendo ter uma estreita colaboração com a política, justiça, ensino, informação, cultura, todas as artes e voluntariado.

E – NEO=novo-ético-online=em continua evolução para uma melhor convivência glocal=global+local usando de forma lógica e eficiente a Internet e novas tecnologias.

Estou a pensar numa MNS=marcha-NEO-surrealista ou VNS=viagem-NEO-surrealista ou NST=NEO-surrealism-tour que poderá consistir numa “tournée” pela Europa começando em Berlim e terminando em Lisboa. Parte da viagem, de Milão a Lisboa, poderá ser com uma carrinha transformada em obra de arte e exposição ambulante com obras de arte, mensagens, exposições locais, instalações, provocações e espetáculos. Poderá originar um filme, programas de TV ou simplesmente notícias e informações online. Tudo dependerá da aderência e colaboração de artistas, profissionais da informação, cultura e política. Quem quer colaborar a este projeto? Pode começar por deixar um comentário ou contactar-me para piresportugalhotmail.com (=@) .

Mais:



Sem comentários:

Enviar um comentário