2009-06-17

Guantánamo, terroristas, justiça, ética, civilização ocidental, comunista à italiana, (Diliberto), comunista de Estaline, maquiavélica e Neo-maquiavélica, (de Neo-Machiavelli)

Itália esteve em primeira linha contra as prisões de Guantánamo e agora está em primeira linha da Europa a aceitar terroristas.

Tenho a impressão de que muito recentemente em Itália existia o mais estúpido e injusto antiamericanismo. Pode ser que em outros povos existisse mais antiamericanismo. Mas não tão estúpido e injusto: os italianos devem aos americanos de não serem semelhantes aos mais pobres do ex-comunismo: albaneses. Se Itália não fosse libertada do fascismo, nazismo e comunismo com sacrifício dos americanos era muito possivelmente mais semelhante à ex-Jugoslávia, e em particolar à Albânia com a qual esteve antes unida.

A melhor expressão do antiamericanismo em Itália é a popularidade de tudo o que seja antiamericano. Em particular Ernesto Che Guevara. Poucos anos atrás encontrei na livraria do centro comercial Bennet de Parona 12 livros em primeiro plano sobre Che Guevara. Agora não vi nenhum.

O encontro Berlusconi-Obama é um símbolo da mudança. De certa informação em Itália parece que aceitar 3 terroristas da parte de Berlusconi foi a melhor diplomacia. Para outros a pior. Sem dúvida que na maioria da informação italiana interessou mais a "tortura" de 3 casos de presuntos terroristas da parte de americanos, sem sangue ou ossos partidos, (mais medo e tortura psicológica do que física), do que torturas até à morte de milhões de inocentes das mafias em Itália, dos comunistas e terroristas islâmicos.

Um ex-ministro da justiça italiana ficou famoso como "ministro da terrorista" porque a sua prioridade foi importar uma terrorista antiamericana. Com custos que podiam salvar milhões de inocentes a famosa terrorista Silvia Baraldini passou de uma prisão dos USA para uma prisão italiana. Passados uns meses disse que estava melhor na prisão americana e quiseram dar-lhe um posto in política para livrá-la da prisão.

Diliberto justificou o seu impenho a importar a terrorista por razões umanitárias. Disse que a civilidade de um povo se mede no tratamento dos presos.       

Quanto custa cada terrorista com justiça e civilização de Diliberto? Quanto custam aos contribuintes os terroristas de Guantánamo? Aqueles que receberá Itália custam mais ou menos de Baraldini? Justiça? Civilização?

Em minha opinião certo comunismo e certa justiça de Estaline era mais justo do comunismo à italiana de Diliberto: prisão com trabalho socialmente útil.

A civilização e justiça do comunismo à italiana faz trabalhar os justos pelos pecadores.
Consta que dois dois dos terroristas que saíram de Guantánamo são terroristas chefes. Terrorismo islâmico é global. Mesmo os mais honesto muçulmanos são vítimas das consequências do terrorismo. Os mais honestos e civis de todo o mundo devem unir-se para educar os terroristas. Mas não em prisões sem fazerem nada com custos astronómicos dos mais honestos.

Para Maquiavel era mais importante o bem do principado, incluindo com danos aos vizinhos. Com a globalização o bem global torna-se importante, mesmo com algum sacrifício local.
Mas a prisão tradicional serviu para a formação da pior banda de terroristas da Alemanha. Penso que é importante criar novas formas de prisão onde trabalham pelo menos para os custos de educação.

Mais em italiano Guantanamo, terroristi, giustizia, civiltà di Diliberto e Stalin, etica di Machiavelli e Neo-Machiavelli

Sem comentários:

Enviar um comentário