2009-06-19

Referendum, democracia, elites e opinião popular

Banho de sol e cultura, referendum, democracia, elites e grande público ... artista ou intelectual? 

Neste momento decorre un referendum em Italia. Del diario de 2005: Depois de uma semana em isolamento informativo num centro turístico sem jornais, radio ou TV resolvi sair, passar por  um bar que vende jornais e comprar para ler na praia a tomar sol pela segunda vez.

Entretanto perguntei a vários "colegas" animadores da aldeia turística onde trabalhava se sabiam alguma coisa do resultado do referendum do passado fim de semana. Nenhum sabia nada. Eu sabia mal pelo telefone que tinha sido de 22% onde resido e numa aldeia vizinha se gastaram alguns milhares de euros para 5 votantes. A média nacional foi de 25.9% com grande desilusão para a esquerda que esperava ao menos 40% e regozijo da direita que se considerou em maioria.  Dos que votaram 85% era pelo sim e em geral a direita apoiou o não e a ausência ao voto.

Durante dois meses os políticos e meios de informação ocuparam-se e procuraram ocupar a opinião pública por uma coisa de elites do governo e ciência que passou à margem da maioria. Uma estupidez como eu previ com dois meses de antecedência. A política deve ser democrática quando se trata de eleger políticos e representantes do povo nos postos de decisão. Mas resulta uma catástrofe quando se tomam decisões sobre o nuclear ou embriões com votações do público...

A minha pequena intervenção no espectáculo de apresentação resultou muito bem. Utilizei uma técnica inspirada no recente curso de teatro aplicado ao cómico.

Passados 30 anos continua a perguntar-me se a minha vocação é de artista ou intelectual. 

Mais em italianoreferendum

Sem comentários:

Enviar um comentário